Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Duda e Ana Patrícia levam o ouro no Campeonato Mundial de vôlei de praia

Volei de praia

19/06/2022 21h00

Vôlei de praia

Duda e Ana Patrícia levam o ouro no Campeonato Mundial de vôlei de praia

Brasil também subiu ao pódio em dose dupla no masculino, com a prata de Vítor Felipe e Renato e o bronze de André e George

Um domingo de gala para o vôlei de praia brasileiro. Na arena do Foro Itálico, em Roma, Duda e Ana Patrícia reinaram soberanas e conquistaram o ouro no Campeonato Mundial, torneio mais importante da temporada. O título veio com vitória por 2 sets a 0 (21/17 e 21/19) sobre as canadenses Bukovec e Brandie.

“É um título muito sonhado e conseguir realizar esse objetivo é incrível. Conseguimos colocar o nosso trabalho em prática em todos os jogos. Voltar a jogar com a Pati também é especial, nos divertimos muito juntas", afirmou Duda. “Foi um jogo tenso. Conseguimos colocar um excelente voleibol dentro de quadra. Estou muito feliz pela nossa trajetória e parceria. Esse título é muito especial", completou Ana Patrícia.

As duas são integrantes da categoria Pódio, a principal do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual executado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. A Bolsa Pódio garante um repasse mensal no valor entre R$ 5 mil e R$ 15 mil para atletas que se destacam entre os 20 melhores do ranking mundial de suas modalidades. 

Duda e Ana Patrícia no topo do mundo do vôlei de praia. Foto: FIVB/Divulgação

No masculino, mais duas medalhas. Depois de campanha brilhante, Vítor Felipe e Renato foram superados apenas pelos campeões olímpicos Mol e Sorum, da Noruega, e ficaram com a prata: 15/21 e 16/21 . André e George completaram a festa brasileira: levaram o bronze ao vencer os americanos Schalk e Brunner, de virada, por 2 sets a 1 (15/21, 21/17 e 15/11).

“Não jogamos o nosso melhor na final, mas lutamos em todos os pontos. Estudamos bastante o sistema defensivo deles, mas sentimos um pouco de pressão por ser a nossa primeira final de Mundial", avaliou Vítor Felipe. “Foi um campeonato de superação, com jogos difíceis desde a chave de grupos. Ganhamos de times fortes e foi especial disputar essa final. Agora é treinar ainda mais porque queremos esse ouro”, completou Renato.

O Brasil segue como o maior vencedor do Mundial, com 13 títulos, e o maior medalhista, com 34 pódios, levando em conta os dois naipes. Na disputa masculina, o Brasil ocupou metade das vagas das quartas de final em 2022. Nenhuma dupla foi eliminada na fase de grupos.

Fonte: Confederação Brasileira de Vôlei