Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Divulgado o calendário de partidas do futebol nos Jogos Olímpicos

Futebol

10/11/2015 15h26
por mateusbaeta — última modificação 10/11/2015 16h05

Rio 2016

Divulgado o calendário de partidas do futebol nos Jogos Olímpicos

Além do Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Salvador e São Paulo serão sede. Modalidade estreia no dia 3 de agosto, com jogo válido pelo torneio feminino no Engenhão

O calendário de jogos dos torneios masculino e feminino de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi divulgado nesta terça-feira (10.11) pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Cinco cidades, além do Rio de Janeiro, foram confirmadas como sede de partidas: Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Salvador e São Paulo.

O Maracanã, no Rio, vai receber as finais de ambos os torneios, nos dias 19 (feminino) e 20 de agosto (masculino). A partida de abertura do futebol feminino, que também marcará a estreia da modalidade nos Jogos Rio 2016 e que está marcada para as 13h do dia 3 de agosto, uma quarta-feira, será disputada no Estádio Olímpico do Rio de Janeiro, o Engenhão. O Estádio Mané Garrincha, em Brasília, vai receber o primeiro jogo do torneio masculino, no dia 4 de agosto, também às 13h.  

Ao todo, sete estádios receberão jogos do futebol durante as Olimpíadas: Engenhão e Maracanã, no Rio; Mané Garrincha, em Brasília; Mineirão, em Belo Horizonte; Arena da Amazônia, em Manaus; Arena Fonte Nova, em Salvador; e Arena Corinthians, em São Paulo.  

Como nos Jogos de Londres 2012, o país anfitrião ocupa a posição A1 no sorteio das chaves do masculino e E1 no sorteio feminino. Com isso, a Seleção Brasileira masculina vai jogar em Brasília e Salvador durante a fase de grupos, enquanto a feminina vai jogar no Rio de Janeiro e em Manaus.

Grupos

O torneio masculino terá 16 países, que serão divididos em quatro grupos: A, B, C e D. O Brasil é o cabeça de chave do Grupo A. A estreia da Seleção Brasileira masculina está prevista para o dia 4 de agosto, às 16h, em Brasília. A equipe nacional volta a campo no dia 7 de agosto, também em Brasília, em jogo marcado para as 22h. A Seleção masculina encerra a fase de grupos em Salvador, no dia 10 de agosto, às 22h.

O torneio feminino contará com 12 equipes em três grupos: E, F e G. A Seleção Brasileira, cabeça de chave do Grupo E, estreia no dia 3 de agosto, no Rio de Janeiro, a partir das 13h. As meninas brasileiras voltam a campo no dia 6 de agosto, também no Rio, às 22h. No dia 9 de agosto, a Seleção Brasileira feminina encerra a participação na fase de grupos com um jogo em Manaus, às 22h.  

Além da partida de abertura do torneio masculino, Brasília também vai receber um jogo válido pelas quartas de final do masculino e outro válido pelas quartas de final do feminino. A capital brasileira será sede de 10 partidas olímpicas.

São Paulo, Belo Horizonte e Salvador também receberão dois jogos de quartas de final: um do masculino e outro do feminino. Cada uma dessas cidades será sede de 10 jogos durante as Olimpíadas. Manaus, que receberá apenas partidas válidas pela fase de grupos, terá seis jogos. O Rio receberá 12 partidas: oito no Engenhão e quatro no Maracanã, que além das finais terá dois jogos válidos pelas semifinais (um do feminino e outro do masculino).

As semifinais masculinas estão marcadas para Rio e São Paulo e as do feminino, para Rio e Belo Horizonte. A capital de Minas Gerais ainda verá a disputa pela medalha de bronze no masculino, enquanto São Paulo receberá a disputa do terceiro lugar no feminino. 

Torneio masculino

Partida de abertura (quinta, 4 de agosto): Brasília
Quartas de final (sábado, 13 de agosto): Brasília, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo
Semifinais (quarta, 17 de agosto): São Paulo, Rio de Janeiro (Maracanã)
Disputa do bronze (sábado, 20 de agosto): Belo Horizonte
Final (sábado, 20 de agosto): Rio de Janeiro (Maracanã)

Torneio feminino

Partida de abertura (quarta, 3 de agosto): Rio de Janeiro (Engenhão)
Quartas de final (sexta, 12 de agosto): Brasília, Salvador, São Paulo, Belo Horizonte
Semifinais (terça, 16 de agosto): Belo Horizonte, Rio de Janeiro (Maracanã)
Disputa do bronze (sexta, 19 de agosto): São Paulo
Final (sexta, 19 de agosto): Rio de Janeiro (Maracanã)

brasil2016.gov.br, com informações da FIFA.com

Conteúdo
Calendário dos jogos de futebol do torneio olímpico