Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Diogo Soares conquista mais uma vaga olímpica para a ginástica brasileira

Atletismo

05/06/2021 09h00

Ginástica Artística

Diogo Soares conquista mais uma vaga olímpica para a ginástica brasileira

Jovem atleta foi o terceiro melhor no individual geral e garantiu presença em Tóquio. Caio Souza faturou o ouro

O jovem Diogo Soares conquistou uma das vagas olímpicas individuais para o Brasil ao obter a terceira colocação no individual geral no Pan de Ginástica Artística, disputado no Rio de Janeiro. Diogo somou 82.700 pontos nos seis aparelhos. A primeira colocação também foi obtida pelo Brasil – Caio Souza, que não era elegível a uma das vagas por ter feito parte da equipe que conquistou vaga no Mundial de Stuttgart-2019, somou 84.450. A prata ficou com o norte-americano Paul Wojciech Juda, que obteve 83.000 e conquistou, para os Estados Unidos, uma das duas vagas individuais em disputa.

O bronze no individual geral valeu para Diogo Soares a vaga olímpica para os Jogos de Tóquio. Foto: Danilo Borges/ rededoesporte.gov.br

“Foi literalmente um sonho realizado. Sonhei com esse resultado ontem, estava com dificuldade para dormir por conta da ansiedade. Foi maravilhoso, não tem nem como explicar a felicidade que estou sentindo agora. Fiz exatamente o que precisava. Não vou sair daqui achando que poderia ter feito mais, porque para mim foi um dia perfeito”, disse Diogo, de 19 anos, que já tem no currículo a prata na barra fixa e o bronze no individual geral dos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, em 2018, e a prata nas argolas no Mundial Juvenil de 2019.

Diogo, que estreou como ginasta na categoria adulta nesta competição, obteve 14.400 no salto, 14.300 nas paralelas, 14.100 no solo, 13.800 na barra fixa, 13.300 nas argolas e 12.800 no cavalo com alças. O atleta é integrante da categoria Internacional do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal Brasileira, executado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. 

Outro grande objetivo do Brasil foi alcançado – o título da competição por equipes. A equipe brasileira somou 251.450, contando com Caio, Diogo, Tomás Florêncio, Arthur Nory e Chico Barretto Júnior. Os EUA, que enviaram ao Rio uma equipe formada por cinco ginastas elegíveis para vaga individual, somou 248.600.

Fonte: Confederação Brasileira de Ginástica Artística