Você está aqui: Página Inicial / Notícias / De olho em vagas olímpicas, seleções de ginástica embarcam para treinos no exterior

Ginastica artística

08/10/2015 15h25

Rio 2016

De olho em vagas olímpicas, seleções de ginástica embarcam para treinos no exterior

Equipes masculina e feminina do Brasil farão aclimatação na Europa antes de disputar o Campeonato Mundial na Escócia, no fim de outubro

A seleção brasileira de ginástica artística masculina inicia a corrida pela vaga olímpica em 23 de outubro, no Campeonato Mundial de Glasgow, na Escócia. A competição, que irá até 1º de novembro, classificará as oito melhores equipes para os Jogos Rio 2016. Antes disso, porém, os brasileiros viajam na noite desta quinta-feira (08.10) para Anadia, em Portugal, para realizar a fase final de preparação.

O grupo de ginastas experientes, todos com participações em Mundiais, conta com Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva. O técnico Renato Araújo aponta Alemanha, França, Suíça e Ucrânia como concorrentes diretos do Brasil pela vaga.

"Os ginastas têm dado o máximo e estamos confiantes que conquistaremos boas notas. Nós sabemos o quanto podemos somar. Os meninos estão mais participativos e isso está fazendo a diferença. Eles sabem que temos que ter esse espírito. Nesse Mundial, as provas por equipe serão as mais importantes para nós. Estamos focados na classificação de todo o time. O que vier depois é lucro", planejou.

A equipe fará aclimatação, com sequência nos treinamentos e nas avaliações, durante oito dias. Logo depois, no dia 17, os atletas seguem para a Escócia e fazem os treinos de pódio nos dias 21 e 22. As provas por equipes serão em 25 e 26 e as finais em 28, 30, 31 de outubro e em 1º de novembro.

Meninos do Brasil vão buscar a classificação olímpica nas provas por equipe. Foto: CBG

Equipe Feminina

A seleção brasileira de ginástica artística feminina encerrou as atividades no Brasil na última terça-feira (06.10), antes de viajar para o Campeonato Mundial Pré-Olímpico. O objetivo é ficar entre as oito melhores equipes e carimbar o passaporte direto para os Jogos Olímpicos do Rio. Se ficar entre a nona e a 16ª colocação, a segunda chance de classificação será no evento-teste, de 16 a 24 de abril.

Na reta final de preparação, a seleção feminina pôde contar com a presença ilustre de Nellie Kim, presidente do Comitê Técnico de Ginástica Artística Feminina da Federação Internacional de Ginástica (FIG). A soviética acompanhou os treinos, arbitrou e fez considerações importantes. A participação da convidada deixou Georgette Vidor, coordenadora da seleção de ginástica artística feminina da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), satisfeita.

"A Nellie conversou com as meninas e as elogiou bastante. Disse que estão com uma ginástica bonita, preparadas, com condições de irem bem na competição, mas que ainda podemos limpar mais as séries até lá e corrigir algumas pequenas falhas. Se melhorarmos 0,10 pontos de cada, podemos fazer a diferença. Foi um controle muito bem feito", elogiou Georgette, comentando que Nellie volta ao CT em janeiro.

Em busca da classificação estão Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorenna Rocha, Lorrane Oliveira e Thauany Araújo. As ginastas embarcaram para Dessau, na Alemanha, para um meeting com a equipe da casa e a Suíça. No dia 11, elas seguem para Arques, na França, para as atividades finais até o dia 17. Os treinos de pódio do feminino no Mundial da Escócia serão nos dias 19 e 20, as provas por equipe em 23 e 24 e as finais em 27, 29, 31 de outubro e em 1° de novembro.

Objetivo da seleção feminina é ficar entre as oito melhores equipes no Mundial. Foto: CBG

Fonte: Confederação Brasileira de Ginástica