Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Coronavírus cancela competições de natação e bocha paralímpica, além de adiar o Mundial de tênis de mesa

Geral

26/02/2020 15h33

Saúde

Coronavírus cancela competições de natação e bocha paralímpica, além de adiar o Mundial de tênis de mesa

Torneios seriam na Itália, no Japão e na Coreia do Sul, países em que há incidência da doença

Um evento-teste da bocha no Japão, uma etapa do circuito internacional de natação paralímpica na Itália e o Mundial de Tênis de Mesa por equipes na Coreia do Sul foram cancelados ou adiados nos últimos dias em função da crise de saúde provocada pelo novo Coronovirus.

As decisões tiveram impacto em equipes brasileiras que se preparam para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A seleção nacional de bocha estava reunida no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo até o último sábado. Entre os convocados, oito integrantes da comissão técnica, 12 atletas e seis assistentes esportivos. A previsão inicial era que todos seguissem na segunda-feira (24.02) para Tóquio, para o evento-teste da modalidade.

Maciel Santos e integrantes da seleção brasileira disputariam evento-teste em Tóquio. Foto: Abelardo Mendes Jr./ rededoesporte.gov.br

A crise do Covid-19 (novo coronavírus) mudou tudo. A BISFed (entidade internacional da modalidade) informou que a Federação Japonesa (JPSA - Japan Para Sport Association) decidiu cancelar o evento. "Viemos para cá com tudo pronto para a ida a Tóquio, mas acabou sendo bom. Ninguém sabe a real dimensão que essa epidemia pode atingir. Pelo lado esportivo, a ida a Tóquio seria proveitosa para o preparo da equipe quanto ao fuso horário, tempo de viagem e clima", comentou Bianca Bargas, staff da atleta Natali de Faria (classe BC2).

Wagner Lima, comandante da equipe da classe BC 3 (atletas com paralisia cerebral ou não cerebral, ou de origem degenerativa), reconhece que o cuidado com a saúde dos integrantes das seleções é importante, mas mostra preocupação também com o lado técnico das disputas. "Não vai mudar muito o nosso cronograma, mas seria interessante irmos até lá, principalmente para conhecermos mais o piso. Em São Paulo, treinamos no piso utilizado na "Rio 2016". Tudo indica que o modelo será o mesmo lá em Tóquio. Mas, lá em Lima, nos Jogos Parapan-americanos, o piso foi mais rápido e tivemos dificuldade de adaptação", disse.

Antes dos Jogos Paralímpicos (previstos para o período de 29 de agosto a 5 de setembro), a seleção tem dois eventos que ainda contarão para o ranking internacional e para a definição dos participantes dos Jogos de Tóquio. De 23 a 30 de abril será o BISFed 2020 Laval World Open, no Canadá. Entre 13 e 20 de julho, haverá o BISFed 2020 Póvoa World Open, em Portugal.

Ainda dependendo da confirmação oficial, a chegada da deleção brasileira para a aclimatação na cidade de Hamamatsu (Japão) está prevista para ocorrer entre os dias 4 e 5 de agosto. Até o momento, o Brasil já tem confirmadas nove vagas para os jogos. A classificação é para o país e não nominal. Os atletas que representarão o Brasil em Tóquio ainda serão definidos e convocados.

Daniel Dias e a seleção de natação paralímpica só foram informados do cancelamento de competição quando chegaram à Itália. Foto: André Motta/rededoesporte.gov.br

Natação

"Foi uma pena que descobrirmos o cancelamento só quando chegamos à Itália. Ficamos tristes, pois tivemos todo um preparo para a competição. Agora é seguir com o trabalho técnico, pois em março já temos outra competição, dessa vez em casa"
Daniel Dias

No caso da natação, os atletas brasileiros só conseguiram ser avisados do cancelamento de uma competição no norte da Itália quando chegaram ao país europeu. Seguindo a orientação recebida das autoridades locais, o Comitê Paralímpico local e os organizadores da etapa de Lignano Sabbiadoro do World Para Swim Series (circuito mundial de natação paralímpica) cancelaram o evento que seria entre 27 de fevereiro e 1º de março.

Seriam 900 nadadores de 41 países. Poucas horas depois da chegada na Itália, a delegação brasileira composta de 19 atletas foi informada do cancelamento. O multicampeão Daniel Dias era um dos membros da equipe.

"Foi uma pena que descobrirmos o cancelamento só quando chegamos à Itália. Ficamos tristes, pois tivemos todo um preparo para a competição. Agora é seguir com o trabalho técnico, pois em março já temos outra competição, dessa vez em casa", lamentou o atleta.

O próximo compromisso da equipe será a etapa de São Paulo da Wolrd Series, entre 26 e 28 de março, no CT Paralímpico de São Paulo. Também na capital paulista, será realizada a fase regional do Circuito Loterias Caixa, nos dia 4 e 5 de abril. A primeira fase nacional da competição será nos dias 24 e 25 de abril.

Os nadadores brasileiros têm até o fim de abril para obter os índices mínimos, estabelecidos pelo Departamento Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), para conseguir classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Jean René-Mounie, técnico de Hugo Calderano, reforça que as medidas de proteção à saúde devem sempre ter prioridade. Foto: Abelardo Mendes Jr./ rededoesporte.gov.br

Tênis de Mesa

Na terça-feira, 25.02, a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) emitiu comunicado informando o adiamento do Mundial por equipes de Tênis de Mesa, devido ao medo da contaminação pelo novo coronavírus. O torneio estava previsto para a semana de 22 a 29 de março em Busan, na Coreia do Sul, onde mais de 700 pessoas já foram contaminadas pelo vírus.

A nova data está prevista para entre 21 a 28 de junho, mas a situação será monitorada pelos dirigentes nos próximos meses. "Dada a incerteza e a mudança na situação na Coreia do Sul em meio ao surto do Coronavírus, a decisão foi tomada tendo como prioridade a saúde e a segurança de jogadores, árbitros e torcedores", diz o documento da ITTF.

"A saúde das pessoas é mais importante do que as consequências para o esporte. Espero que as pessoas afetadas pelo vírus consigam se curar, as que estão em quarentena não tenham maiores problemas e a situação se resolva o mais rápido possível"
Jean-René Mounie, técnico

A federação já havia adiado o sorteio dos grupos do Mundial, que aconteceria no último sábado, em Busan. "Acho que a decisão foi correta, já que a Coreia do Sul está entre os países com maior número de infectados, após a China, e o risco é grande, principalmente num evento com jogadores de diversos países", avaliou o presidente da CBTM, Alaor Azevedo, que é médico.

A nova data mexe com o planejamento de jogadores e comissões técnicas para a temporada 2020. Com o novo calendário, o Mundial acontecerá menos de um mês antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Além disso, o Aberto da Coreia do Sul, que aconteceria também em Busan, entre os dias 16 e 21 de junho, e o Aberto Platinum da Austrália, entre 23 e 28 de junho, serão remarcados, mas ainda sem novas datas propostas.

"A saúde das pessoas é mais importante do que as consequências para o esporte. Espero que as pessoas afetadas pelo vírus consigam se curar, as que estão em quarentena não tenham maiores problemas e a situação se resolva o mais rápido possível. Porém, é difícil saber no que essa medida pode impactar. É complicado para nós, neste momento, criarmos uma estratégia clara. Vamos aguardar e avaliar a situação", diz Jean-René Mounié, consultor técnico da CBTM e treinador de Hugo Calderano, mesa-tenista número 7 do mundo.

Tóquio 2020

No Japão, as autoridades reforçaram, nesta quarta-feira (26.02), medidas para conter a propagação do vírus e preservar a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O primeiro-ministro, Abe Shinzo, pediu que todos os eventos esportivos e culturais sejam suspensos ou limitados durante as próximas duas semanas. "O governo considera existir um risco grande de transmissão em eventos esportivos e culturais e grandes aglomerações de pessoas", disse no Parlamento. Mais cedo, a ministra responsável pelos Jogos Olímpicos, Seiko Hashimoto, reforçou que todos os preparativos olímpicos seguem em seu curso programado.

Fonte: Agência Brasil