Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Copa do Mundo de Tiro Esportivo chega ao fim com 16 novos classificados para Tóquio

Atletismo

03/09/2019 16h24

Rio de Janeiro

Copa do Mundo de Tiro Esportivo chega ao fim com 16 novos classificados para Tóquio

Competição disputada em Deodoro não foi produtiva para os brasileiros. Única chance de classificação para os Jogos Olímpicos a partir de agora é via ranking mundial

Depois de oito dias de competições, chegou ao fim nesta segunda-feira (02.09), a Copa do Mundo de Tiro Esportivo do Rio de Janeiro. Realizada no Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE), em Deodoro, na Zona Oeste da cidade, a disputa de carabina e pistola coroou vários atletas, tanto com as medalhas em disputa nas dez provas realizadas ou com as desejadas 16 vagas olímpicas que estavam em jogo no evento.

tiroesportivo1_abelardomendesjr.jpg
Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

A delegação brasileira não teve boa participação e, sem sequer participar de uma final, os brasileiros continuam sem classificação para Tóquio 2020, que agora só pode vir via ranking mundial.

A competição realizada entre os dias 27 de agosto e 2 de setembro reuniu mais de 550 atletas do mundo inteiro e entregou trinta medalhas em dez provas, divididas entre cinco de carabina e cinco de pistola. As disputas incluíram quatro provas masculinas, quatro femininas, duas mistas e foram realizadas nos estandes de 10m (ar comprimido), 25m (pistola) e 50m (carabina) nas fases de eliminação e qualificação. Os melhores classificados na qualificatória disputaram a fase decisiva no estande de finais. As oito provas individuais valiam duas vagas para Tóquio 2020 e o alto nível da competição fez o que muitos atletas carimbassem a vaga mesmo sem ficar com o ouro ou a prata, já que os demais já tinham participação olímpica garantida antes de chegar ao Brasil.

elavenil_india_tiroesportivo_abelardomendesjr.jpg
A indiana Elavenil Valarivan ficou com o ouro na carabina de ar feminino de 10m. Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Destaque indiano

A delegação de maior destaque na Copa do Mundo foi a indiana. Com um investimento forte na formação e treinamentos em seu país, eles voltaram para casa com cinco ouros, duas pratas e um bronze na mala. Outros países com boas participações foram os chineses, alemães, húngaros, turcos, ingleses, coreanos, croatas e sérvios. A delegação brasileira, composta por 31 atletas, não teve bom rendimento e saiu da competição sem nenhuma vaga para Tóquio, o que só pode ocorrer através de um convite pela colocação no ranking mundial. Cada prova tem direito a uma vaga para países que não conseguiram o direito através do calendário de competições.

A primeira medalha da competição saiu logo no segundo dia, na carabina de ar feminino de 10m. O pódio foi composto pela indiana Elavenil Valarivan com o ouro, a britânica Seonaid Mcintosh com a prata e a taiwanesa Ying-Shin Lin com o bronze. As vagas olímpicas ficaram com a medalhista de bronze Lin e a quarta colocada, a iraniana Armina Sadeghian. Já pela delegação brasileira quem teve o melhor resultado foi Geovana Meyer, em 99° lugar. Na prova masculina o ouro ficou com o chinês Haonan Yu, a prata com o croata Petar Gorsa e o bronze com o eslovaco Patrik Jany, que também conquistou a vaga olímpica ao lado do australiano Dane Sampson, quarto colocado. O melhor representante brasileiro foi Cassio Rippel, que ficou na 82° colocação.

tiroesportivo_lochbiler_abelardomendesjr.jpg
Jan Lochbihler (Suíça). Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Ainda na carabina, dessa vez na prova masculina de três posições (atiradores atiram em pé, de joelhos e deitado) um recorde mundial foi batido ainda nas qualificatórias com o suíço Jan Lochbihler, mas ele não repetiu o mesmo resultado nas finais. O ouro ficou com o croata Petar Gorsa, a prata com o indiano Sanjeev Rajput e o bronze com o chinês Changhong Zhang. As vagas para Tóquio foram para Rajput e o norueguês Simon Claussen, quarto colocado. Entre os brasileiros o melhor desempenho foi novamente de Cassio Rippel, que ficou na 72º colocação. Entre as mulheres o ouro ficou com a britânica Seonaid Mcintosh, a prata com a coreana Jehee Kim e o bronze com a chinesa Ruijiao Pen. As duas últimas também conquistaram a vaga para Tóquio nesta edição da Copa do Mundo. Já entre as brasileiras a melhor colocação foi de Roberta Tesch, no 88° lugar.

Na pistola de ar de 10m masculina, prova em que Felipe Wu conquistou a prata na Rio 2016, novamente um desempenho abaixo dos brasileiros. Júlio Almeida, que bateu na trave para conseguir a vaga durante os Jogos Pan-Americanos Lima 2019, foi o melhor brasileiro colocado, mas terminou apenas em 49º. O ouro e bronze ficaram com os indianos Abhishek Verma e Chaudhary Saurabh, respectivamente, enquanto a prata ficou com o turco Ismail Kelles, que também pegou uma das vagas olímpicas ao lado do seu compatriota Yusurf Dikec, que ficou em sexto lugar. Na mesma prova, só que feminina, mais uma vitória indiana. Yashaswini Desval faturou o ouro, enquanto a ucraniana Olena Kostevych e a sérvia Jasmina Milavanovic ficaram com prata e bronze, respectivamente. As cotas olímpicas ficaram com Desval e Milavanovic. Já o melhor desempenho brasileiro foi de Thais Moura, na 78° colocação.

emerson_duarte_copadomundoRJ_abelardomendesjr.jpg
Emerson Duarte. Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Emerson Duarte é o melhor brasileiro

Nas duas provas de maior emoção do tiro esportivo, o tiro rápido de 25m, saiu o melhor desempenho brasileiro na Copa do Mundo. Entre os homens, o paulista Emerson Duarte acabou na 15° colocação, a apenas sete pontos da final, que foi vencida pelo alemão, campeão olímpico em 2016, Christian Reitz, seguido do compatriota Oliver Geis e do chinês Yuehong Li. As vagas foram para o paquistanês Muhammad Akhtar e o coreano Junhong Kim, sexto e sétimo colocados, respectivamente. Entre as mulheres o ouro ficou a húngara Veronika Major, a prata com a chinesa Yaxuan Xiong e o bronze com a taiwanesa Chia Chen Tien. A vice-campeã Xiong garantiu a vaga olímpica ao lado da coreana Jangmi Kim, quinto lugar na prova.

Já as provas que fecharam a Copa do Mundo foram as séries mistas de carabina de ar e pistola de ar, ambas de 10m. Na carabina deu Índia mais uma vez. A dupla Apurvi Chandela e Deepak Kumar levou o ouro na final diante dos chineses Qian Yang e Yu Haonan, que ficaram com a prata. A dupla da Hungria, Eszter Meszaros e Peter Sidi, faturou o bronze. Já os duetos brasileiros, formados por Leo Vagner/Geovana Mayer e Jefferson Lima/Simone Koch, ficaram em 36° e 40°, respectivamente.

Na pistola de ar novamente os indianos reinaram. A dupla Chaudhary Saurabh e Manu Bhaker levou o ouro na final diante dos compatriotas Yashaswini Desval e Abhishek Verma. O bronze ficou com Miklos Tratai e Veronika Major da Hungria. Nessa prova as duplas brasileiras formadas por Philipe Chateubriand/Anna Paula Cotta e Felipe Wu/Thais Lima ficaram em 30° e 31°, respectivamente. As duas provas mistas nessa Copa do Mundo não valiam vaga para Tóquio.

Galeria de fotos (disponíveis para uso editorial gratuito)

Copa do Mundo de Tiro Esportivo - Rio de Janeiro 2019

Fonte: Comitê Organizador da Copa do Mundo de Tiro Esportivo