Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Conjunto das cinco bolas na ginástica rítmica brasileira conquista o bronze

Ginastica rítmica

04/08/2019 22h19

Lima 2019

Conjunto das cinco bolas na ginástica rítmica brasileira conquista o bronze

Jovem equipe de estreantes no Pan é formada por Beatriz Silva, Camila Rossi, Deborah Medrado, Nicole Pircio e Vitória Guerra

Jogos Pan-Americanos Lima 2019

O Brasil conquistou mais uma medalha de bronze no conjunto da Ginástica Rítmica dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Neste domingo, 4.08, a equipe formada por Beatriz Silva, Camila Rossi, Deborah Medrado, Nicole Pircio e Vitória Guerra chegou ao pódio na prova de cinco bolas, repetindo o bronze alcançado no sábado na disputa geral.

Equipe brasileira no pódio, com bronze na prova das cinco bolas. Foto: Ricardo Bufolin/CBG
"Fizemos uma boa apresentação, mas cometemos uma falha que nos tirou muitos pontos. Quase que Cuba nos ultrapassa, mas graças a Deus conseguimos levar a medalha. Foi suado"

Deborah Medrado, capitã da equipe

A jovem equipe brasileira chegou ao Ginásio Villa Deportiva El Salvador em vantagem por ter se classificado em primeiro lugar na sexta-feira, mas não conseguiu manter o nível de apresentação. Marcou 22,100 pontos. Após protesto, a nota do Brasil subiu para 22,500 pontos, ainda inferior ao México, que conquistou o ouro, e aos Estados Unidos, com a prata.

"Fizemos uma boa apresentação, mas cometemos uma falha que nos tirou muitos pontos. Quase que Cuba nos ultrapassa, mas graças a Deus conseguimos levar a medalha para o Brasil. Foi suado", disse Deborah Medrado, capitã da equipe. "Esse é o primeiro Pan de todas nós. Somos uma equipe jovem, em formação. Então conquistar uma medalha em um campeonato tão importante é um sonho realizado", completou Deborah.

Para a Coordenadora de seleções da Confederação Brasileira de Ginástica e treinadora da seleção de conjunto, Camila Ferezin, a equipe brasileira foi bem superior à de Cuba, quarta colocada.

"O grau de dificuldade da nossa apresentação é muito maior do que o das cubanas. Por isso, mesmo cometendo um erro, conquistamos essa medalha. Nossa coreografia tem movimentos mais difíceis, pegando o aparelho sem as mãos, fora do campo visual. Essa equipe ainda vai dar muito orgulho ao Brasil. São meninas de ouro que estão vivendo uma experiência incrível aqui e amadurecendo para as próximas competições", afirmou a medalhista de ouro nos Jogos Pan-americanos Winnipeg em 99, que estreou como técnica no Pan de Guadalajara, em 2011.

O conjunto brasileiro disputa ainda a final da prova mista (três arcos e dois pares de maças), nesta segunda-feira (05.08). "Amanhã teremos mais uma chance de competir e fazer a nossa série sem erros, como estamos acostumadas a fazer", disse Deborah.

Investimento

A ginástica rítmica é uma das 10 modalidades do Pan de Lima em que 100% das convocadas são contempladas pelo Bolsa Atleta. As sete meninas escolhidas para representar o Brasil fazem parte do universo de bolsistas. O investimento federal anual nas sete é de R$ 103.800. A ginástica rítmica, como um todo, tem atualmente 53 ginastas em todo o páis que fazem parte do Bolsa Atleta. O investimento anual federal na modalidade é em torno de R$ 794 mil.

Trampolim

Além do bronze conquistado neste domingo, Camilla Lopes Gomes e Rayan Victor Dutra asseguraram vaga nas finais individuais da Ginástica de Trampolim, que serão realizadas nesta segunda-feira, no Poliesportivo de Villa El Salvador.

Neste domingo, Camilla Gomes ficou no segundo lugar, marcando 99,375 pontos na soma das séries (obrigatória e livre). "O objetivo era fazer as duas séries completas e conseguir me classificar na melhor posição possível", disse a brasileira.

Já Rayan Dutra somou um total de 103,440 pontos e terminou o qualificatório na quarta colocação. "A série obrigatória foi muito boa. Troquei um elemento no final, mas no geral ocorreu tudo bem. Já minha série livre foi totalmente nova e teve um bom resultado. Estou feliz demais de ter chegado à final do Pan", disse Rayan, de 17 anos, que participa de sua primeira competição entre adultos. A jovem Alice Hellen Gomes cometeu uma falha em sua segunda apresentação e terminou em 11º lugar (53,320).

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil