Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio 2020 divulga a programação da competição

Geral

16/04/2019 16h39

Tóquio 2020

Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio 2020 divulga a programação da competição

Calendário mostra a ordem dos eventos de cada sessão esportiva. Edição japonesa dos Jogos Olímpicos de Verão terá um recorde de 33 esportes e 339 eventos

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 serão realizados oficialmente entre 24 de julho e 9 de agosto, mas a ação esportiva começa dois dias antes da cerimônia de abertura, com partidas de futebol feminino e softball. Nesta terça-feira (16.04), o Comitê Organizador divulgou a programação com todas as modalidades, registrando o recorde de 33 esportes e 339 eventos em disputa entre os melhores atletas do mundo.

» Confira aqui a programação completa (página em inglês)

No mesmo dia da cerimônia de abertura, já terão início as provas de remo e tiro com arco, mas ainda sem disputa por medalhas. E, no dia seguinte, os Jogos ficam intensos, com competições de natação, polo aquático, tiro com arco, badminton, softball, basquete 3x3, boxe, ciclismo (estrada), hipismo (adestramento), esgrima, futebol, ginástica artística, handebol, hóquei sobre grama, judô, remo, tiro esportivo, tênis de mesa, taekwondo, tênis, vôlei, vôlei de praia e levantamento de peso.

#PraCegoVer: Fotografia mostra a ginasta americana Simone Biles durante um movimento na prova de trave, durante os Jogos Olímpicos do Rio 2016.
A ginástica artística terá início um dia após a cerimônia de abertura. Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

O tradicional atletismo terá início apenas em 31 de julho, no novo Estádio Olímpico, e segue até 9 de agosto, dia do encerramento das Olimpíadas. A primeira prova em disputa será a marcha atlética de 20km masculina, que terá como ponto final o Palácio Imperial do Japão.

"O cronograma de Tóquio 2020 é substancialmente diferente dos horários olímpicos anteriores, mas oferecerá à grande maioria dos torcedores de atletismo a oportunidade de ver as medalhas olímpicas sendo decididas, com as finais marcadas em 15 das 17 sessões no estádio principal", explicou o diretor de competições da Federação Internacional de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês), Paul Hardy.

"Ter finais pela manhã, conforme solicitado pelo Comitê Olímpico Internacional, aumentará a visibilidade do atletismo em todos os fusos horários. Os eventos de maiores distâncias em estádio permanecem nas sessões noturnas para reduzir o risco de condições muito quentes para os atletas, enquanto os eventos de rua começarão o mais cedo possível", concluiu. Outra grande novidade no atletismo é a disputa do revezamento misto de 4 x 400m.

Já as novas modalidades poderão ser apreciadas, em grande parte, nas arenas de Aomi e Ariake, pontos de encontro para eventos urbanos e que prometem uma atmosfera vibrante. Além do basquete 3x3, ali serão realizadas as provas de BMX freestyle (1 e 2 de agosto), skate park (5 e 6) e escalada (4 a 7).

#PraCegoVer: Fotografia mostra o momento da largada da maratona masculina nos Jogos do Rio 2016.
A tradicional maratona masculina será realizada no dia do encerramento dos Jogos, pela manhã. Foto: COI/Getty Images

O último fim de semana de provas promete ser bastante agitado. No sábado (8 de agosto), serão realizadas as finais de 30 eventos esportivos, o maior número já registrado em um único dia durante os Jogos. As finais incluem ginástica rítmica, golfe feminino, basquete masculino, futebol masculino, beisebol, vôlei masculino e a competição por equipes do nado artístico. Já no dia do encerramento (9), a maratona masculina será realizada pela manhã, e o último evento dos Jogos, antes da cerimônia, será a final do polo aquático masculino.

De acordo com o Comitê Organizador, a elaboração do cronograma levou em conta as regras e os regulamentos das diversas federações internacionais, o equilíbrio entre os gêneros, a popularidade dos esportes no Japão e o bem-estar dos atletas, além da audiência global de televisão.

Rededoesporte.gov.br, com informações do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)