Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com recorde de alunos e tradição de revelar atletas olímpicos, Jogos Escolares têm início em Curitiba

Atletismo

12/09/2017 16h59

Esporte educacional

Com recorde de alunos e tradição de revelar atletas olímpicos, Jogos Escolares têm início em Curitiba

Evento para a faixa etária entre 12 e 14 anos conta com 28 delegações e representantes de 1.401 escolas. Nos Jogos Rio 2016, 52 dos 465 atletas do Time Brasil tinham passagem pela competição

Importante fonte de revelação de atletas para o país, os Jogos Escolares da Juventude têm início nesta terça-feira, em Curitiba, na etapa para alunos entre 12 e 14 anos. Com recorde de delegações, o evento reúne mais de 4 mil adolescentes para disputar a principal competição escolar do país em 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, xadrez e futsal.

Emanuel, Fabiana Murer, Etiene e Tiago Camilo: ídolos olímpicos como embaixadores e referências para a nova geração. Foto: Gaspar Nobrega/Exemplus/COB

Desde a edição de 2005, quando os Jogos passaram a ser promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento de Curitiba é o maior já realizado. A competição vai ser disputada por 28 delegações, que representam os 26 Estados mais o Distrito Federal e a delegação da cidade-sede. As instituições públicas respondem por grande parte das 1.401 escolas, com representantes de 475 cidades. São 501 instituições estaduais, 14 federais, 334 municipais e 552 particulares.

"É o maior evento já realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil. Credenciamos quase 5.700 pessoas"
Edgar Hubner, gerente geral de juventude do Comitê Olímpico do Brasil

"É o maior evento já realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil. Credenciamos quase 5.700 pessoas. Nós temos uma responsabilidade em relação aos jovens. Temos o apoio do Exército, junto com os governos, os patrocinadores e as confederações brasileiras que fazem com que consigamos ter esse sucesso", disse o diretor geral dos Jogos Escolares e gerente geral de juventude do COB, Edgar Hubner.

Referências

A edição na capital paranaense tem um forte time com a missão de serem embaixadores dos valores olímpicos. A equipe é formada por Fabiana Murer (atletismo), Emanuel Rego (vôlei de praia), Etiene Medeiros (natação) e o judoca Tiago Camilo.

Emanuel Rego, maior campeão da história do vôlei de praia e medalhista de ouro em Atenas-2004 e bronze Pequim-2008, espera transmitir os valores que o levaram para o alto do pódio nas principais competições do mundo. "Todos esses números que me deixam impressionado porque fui de uma geração em que o modelo dos Jogos Escolares era diferente. É um prazer ser embaixador, pois estamos aqui para celebrar e transmitir detalhes dos valores humanos, como autoestima, ética e igualdade. Eu quero como embaixador passar os exemplos para que esses pequenos atletas sejam vitoriosos, seja na carreira esportiva ou na vida", revelou.

12092017_etiene.jpg
'Eu competi dos 13 aos 17 anos. Foi importante na minha carreira e terei a oportunidade de vivenciar no outro lado, como inspiração'. Etiene Medeiros é campeã mundial dos 50m costas. Foto: Gaspar Nobrega/Exemplus/COB

As primeiras medalhas serão distribuídas nesta quarta-feira (13.08). Os alunos vão disputar nove modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, judô, ginástica rítmica, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez. As modalidades coletivas serão disputadas a partir de domingo (17), com basquete, futsal, handebol e vôlei.

Primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha da natação em mundiais e recordista mundial nos 50m costas em piscina curta, Etiene Medeiros lembrou do tempo em que encarava as provas nos Jogos Escolares. "Eu competi dos 13 aos 17 anos. Neste ano fiz questão de estar aqui como embaixadora. Sei o quanto é importante para os jovens. Competi nos últimos Jogos da Juventude em 2004 e tenho certeza de que vai ser uma semana prazerosa. O evento foi importante na minha carreira e terei a oportunidade de vivenciar no outro lado, como inspiração", disse a campeã mundial.

Da delegação brasileira de 465 atletas que disputou os Jogos Olímpicos do Rio 2016, 52 deles participaram dos Jogos Escolares da Juventude. Medalhistas olímpicos como Sarah Menezes e Mayra Aguiar, o mesatenista Hugo Calderano e as velocistas do atletismo Ana Cláudia Lemos e Rosângela Santos defenderam suas escolas na competição.

Para o medalhista olímpico Tiago Camilo, prata em Sydney e bronze em Pequim, as provas escolares foram primordiais na sua carreira. "Participei dos antigos Jogos da Juventude em 1998. Foi lá que garanti a vaga para os Jogos Mundiais da Juventude que foram realizados na Rússia e conquistei o meu primeiro título mundial. Foi ali que toda a minha carreira começou no esporte. Fico feliz em participar de eventos como este, porque sei o quanto foi importante para mim o papel dos ídolos na escolha da minha vida esportiva. Sempre acreditei que o esporte deve estar unido ao estudo e educação para garantir mais oportunidades na vida", aconselhou.

"Fico feliz em participar de eventos como este, porque sei o quanto foi importante para mim o papel dos ídolos na escolha da minha vida esportiva"
Tiago Camilo, medalhista olímpico no judô em Sydney e em Pequim

A campeã mundial de salto com vara Fabiana Murer considera que o evento tem o papel de integrar e inspirar os jovens a continuarem no esporte. "É um prazer participar mais uma vez dos Jogos Escolares. No ano passado, participei da edição de 15 a 17 anos e neste ano eu quis participar dos Jogos dos estudantes mais novos. Acho importante estar presente para incentivar os jovens que estão começando. Vejo as carinhas motivadas deles e ansiosos para competir. É um prazer estar aqui para passar a minha experiência para esses jovens que um dia serão os campeões do nosso país", disse.

Os Jogos Escolares da Juventude são uma versão dos Jogos Estudantis Brasileiros (Jebs), realizados desde 1969. O evento conta com as etapas municipais e estaduais – que neste ano reuniram cerca de 40 mil alunos. O evento é organizado com recursos da Lei Agnelo/Piva - repassados pelo Ministério do Esporte. Do montante repassado, 10% é destinado ao esporte escolar, R$ 22 milhões, e 5% para o universitário.

Delegação do Acre, a primeira a chegar ao Centro de Convivência. Foto: Wander Roberto/Exemplus/COB

Sonho com alto rendimento

A jovem cearense Mariana Marizeiro de Alencar, 12 anos, é destaque da delegação do Ceará. A estudante vem ganhando evidência na natação no Nordeste nas provas de 50m e 100m borboleta e 100m livre. Será a primeira vez que a atleta vai encarar as provas na piscina da etapa final dos Jogos Escolares. “Quando fui competir pela primeira vez no Norte-Nordeste, não sabia nada de técnica, foi na raça. Na segunda competição regional consegui ganhar três medalhas de bronze. No ano passado, ganhei a primeira de ouro no Norte-Nordeste e neste ano consegui me classificar para os Jogos Escolares”, contou.

A nadadora começou no esporte por incentivo da mãe, admiradora da natação. O desejo de Mariana Marizeiro é um dia chegar ao esporte profissional. “Pelo que já vi aqui em Curitiba, a estrutura é muito melhor do que qualquer outra competição que disputei na vida. Nunca fui em um evento com locais de provas grandes e com essa estrutura que estou vendo aqui. Fiquei impressionada também com a quantidade de competidores, porque no Ceará não tem muita gente competindo natação”, disse.

Mariana revela que o seu objetivo de vida é disputar os Jogos Olímpicos. “A natação representa minha vida. Pretendo nadar profissionalmente. Para isso, quero morar em São Paulo ou ir para os Estados Unidos para realizar o sonho de me tornar atleta de ponta, que disputa Jogos Olímpicos e Mundiais. Para conseguir meus objetivos, os estudos irão me ajudar muito na natação, pois ajudam a compreensão da física da água e a aperfeiçoar a técnica”, completou.

Pela segunda vez nos Jogos Escolares, a também cearense Lizandra Pires de Paula, 13 anos, conta que treina todos os dias 50m livre, 50m e 100m costas. “Comecei a competir com 10 anos. A primeira vez que disputei os Jogos foi na edição de João Pessoa, ano passado. Eu realmente quero representar o Brasil nos Jogos Olímpicos. Estou treinando para isso. Quando vejo as meninas no Sul do país, o nível técnico delas, o desejo de continuar no esporte só aumenta. Quero chegar neste nível um dia”, revelou.

Lizandra destaca que o apoio da família é primordial para seguir praticando o esporte. “Os meus pais são as pessoas que mais me apoiam. Mesmo eu sendo muito nova, a rotina de treino é desgastante. Sem o apoio dos meu pais acredito que não conseguira treinar e estudar”, disse.

Apresentação artística durante a abertura dos Jogos. Foto: Gaspar Nóbrega/Exemplus/COB

Impacto na cidade

Edgar Hubner ressaltou também os impactos na economia local a cada realização dos Jogos Escolares. "Estamos utilizando 28 hotéis em Curitiba, com o cálculo de 29 mil diárias de hotéis. Para se ter uma ideia, além dos atletas, temos aqui 523 técnicos, 166 dirigentes, 412 árbitros, os comitês organizadores com cerca de 100 pessoas, além de 250 voluntários e 150 pessoas de apoio. Estamos ampliando cada vez mais os Jogos Escolares. Em novembro teremos a etapa de 15 a 17 anos em Brasília, no Distrito Federal, também com as mesmas características.", explicou.

A coletiva de imprensa desta terça contou ainda com a presença do secretário de esportes do município, Marcello Richa, e do secretário de Esporte do Estado, Douglas Fabrício. O secretário estadual ressaltou os benefícios de receber o evento na cidade paranaense. "Estes Jogos para o estado representam muito pelo envolvimento de todos os municípios. A competição começa dentro da escola durante a primeira seletiva até chegar aqui. Temos a delegação do Paraná que no ano passado conquistou o título geral nesta faixa etária. Ao mesmo tempo que recebemos todos aqui no Paraná na fase final, os números da organização não deixam dúvidas, ajuda a desenvolver o estado no setor do turismo", completou Douglas Fabrício.

Abertura

A Cerimônia de Abertura, na noite desta terça-feira (12.09), no ginásio do Círculo Militar da capital paranaense, foi uma festa cheia de cores e que expressou a cultura nacional. O evento contou com as presenças do secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992 no judô, Rogério Sampaio. Ele representou o ministro do Esporte, Leonardo Picciani. O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, o secretário de Esporte de Curitiba, Marcello Richa, a secretária da Família e Desenvolvimento Social de Curitiba, Fernanda Richa, e a secretária de Educação de Curitiba, Maria da Silva Bacila, também prestigiaram o evento.

Rogério Sampaio, aniversariante do dia, emocionou as delegações com o discurso de abertura. “Esse evento demonstra de maneira clara a união do esporte com a educação. Uma mensagem para vocês atletas: dediquem-se ao máximo nos treinamentos. O esporte tem a capacidade de mudar o destino das pessoas e essa é uma dentre tantas oportunidades que vocês terão. Em 1984, em Brasília, eu disputei a minha primeira competição estudantil e oito anos depois tive a honra de ser campeão olímpico”, afirmou. Os estudantes aplaudiram de pé e cantaram parabéns ao secretário, que comemorou os 50 anos.

A estudante Heloí Carvalho, 12 anos, da delegação de Sergipe, não escondeu a felicidade de participar de um evento que reúne estudantes dos 26 estados e do Distrito Federal. “É a primeira vez que viajo na minha vida. Estou feliz em participar dessa festa. Vou competir nas provas de atletismo e não vejo a hora de começar. Nem começou, mas já estou gostando de tudo”, disse.

O companheiro de delegação de Heloí, o estudante/judoca sergipano Igor da Silva não deseja só participar, mas subir ao pódio. “Estou emocionado em voltar a competir nos Jogos Escolares. Agora, espero voltar para casa com uma medalha na bagagem, para mostrar para todos os amigos da escola”, revelou.

Emanuel, multimedalhista do vôlei de praia, acende a pira que simboliza a abertura dos Jogos. Foto: Gaspar Nóbrega/Exemplus/COB

Apresentação Cultural

A companhia de ginástica rítmica circo e dança Get Flex iniciou a cerimônia com uma apresentação da expressão da arte por meio do esporte. A apresentação denominada ‘Mude sua mente’ contou com a participação de ginastas de 7 a 25 anos e arrancou aplausos do público que lotou o ginásio do Círculo Militar. As ginastas contam com grande experiência, ao participar de eventos nacionais e internacionais. Em 2015, representaram o país durante o XV Mundial Gym na Estrada, em Helsinque, na Finlândia.

Após a apresentação, a cerimônia de abertura contou com o desfile das delegações e com a participação do grupo de escoteiros Marechal Rondon. Os jovens escoteiros conduziram as bandeiras das delegações e alunos da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, participantes da guarda mirim, levaram as bandeiras oficias ao som da banda Lyra Curitibana.

A atleta de ginástica rítmica da delegação de Curitiba Mariana Vitória Gonçalves Pinto, campeã sul-americana no individual geral em Guaiaquil, no Equador, fez o juramento do atleta. O juramento do árbitro foi realizado por Marcio Bodziak, que atuou como oficial técnico internacional na prova de salto com vara masculino nos Jogos Rio 2016, quando Thiago Braz conquistou a medalha de ouro.

Durante a abertura, o diretor geral dos Jogos Escolares, Edgar Hubner, cumprimentou todos os estudantes presentes. “Em nome do Comitê Olímpico do Brasil (COB), saúdo a todos os presentes, principalmente vocês atletas e agradeço a todos do comitê organizador e aos voluntários. Boa sorte a todos”, disse.

abertura_WR_1209_33.jpg
Secretário Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, o campeão olímpico Rogério Sampaio lembrou que sua caminhada até o ouro em Barcelona passou pelos Jogos Escolares. Foto: Gaspar Nóbrega/Exemplus/COB

Após os juramentos, quem fez a festa da garotada foi a mascote do Time Brasil, Ginga, onça pintada que acompanha os atletas brasileiros em competições no Brasil e no mundo, inspirando atletas e torcedores. O momento mais esperado foi o revezamento da chama olímpica. O medalhista de prata nos Jogos Olímpicos Sydney 2000, bronze em Pequim 2008 e campeão Mundial no Rio de Janeiro, em 2007, Tiago Camilo abriu o revezamento da Tocha dos Jogos Escolares da Juventude.

Em seguida, o judoca entregou a tocha para a lutadora de wrestling Aline Silva – prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, no México, e bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, no Canadá. A ginasta Jéssica Maier, bicampeã dos Jogos Pan-Americanos na ginástica rítmica, foi a terceira a conduzir a chama olímpica.

O ciclista Gideoni Monteiro, bronze nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015; Lígia Silva, prata nas duplas femininas também no Pan de Toronto; Fabiana Murer, campeã mundial no salto com vara; e Etiene Medeiros, primeira nadadora brasileira campeã mundial, também participaram do revezamento.

Etiene então entregou a Tocha para o ex-jogador e multimedalhista de vôlei de praia Emanuel Rego, que teve a honra de acender a Pira dos Jogos Escolares da edição de Curitiba. Assim, a capital paranaense se transformou oficialmente a capital do esporte escolar brasileiro nos próximos nove dias.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o apoio do Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio, da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado do Paraná.

» Leia mais notícias sobre os Jogos Escolares

 

De Curitiba, Breno Barros – Rededoesporte.gov.br