Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com protocolos, atletismo, natação e tênis de mesa retomam treinos no CT Paralímpico

Atletismo

15/01/2021 11h04

Tóquio 2021

Com protocolos, atletismo, natação e tênis de mesa retomam treinos no CT Paralímpico

Atletas passaram por testes de Covid-19 e seguem rotinas rígidas de treinamento em horários determinados, com grupos separados

Depois de um período de testes de Covid-19 e com a adoção de diversos protocolos sanitários, atletas da natação, do atletismo e do tênis de mesa retomaram as atividades no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Desde julho de 2020 a prefeitura de São Paulo concedeu autorização ao CPB para reabertura do CT para um pequeno grupo de esportistas treinarem no local.

15012021_natacao.jpg
Equipe de natação de olho nos Jogos de Tóquio. Foto: Ale Cabral/CPB
“Vimos que os atletas precisaram, em média, de 12 semanas pós retorno para se condicionarem e começarem a treinar com qualidade. Todos já passaram por esse período e agora temos um grupo homogêneo no condicionamento técnico e físico"
Leonardo Tomasello, técnico chefe da seleção de natação

Na natação, são realizados semanalmente nove treinos na piscina e três na academia e, de acordo com o técnico chefe da Seleção Brasileira de natação, Leonardo Tomasello, os atletas já estão adaptados à rotina e treinarão forte visando aos Jogos Paralímpicos de Tóquio, marcados para agosto deste ano.

“Vimos que os atletas precisaram, em média, de 12 semanas pós retorno para se condicionarem e começarem a treinar com qualidade. Todos já passaram por esse período e agora temos um grupo homogêneo no condicionamento técnico e físico. Os atletas tiveram quatro dias sem treino de piscina apenas neste fim de ano e conseguiremos recuperar rápido para seguir com o programa de treinos”, explicou.

Na temporada 2021, os nadadores Bruno Becker (classe S2), medalhista nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, e Samuel de Oliveira (S5) também estarão entre os atletas que treinarão no CT Paralímpico. “Quero me tornar competitivo e estar bem preparado para os Jogos de Tóquio. Eu tive que parar de treinar algumas vezes ao longo do ano passado, não somente pela pandemia, mas por lesão e pelos estragos no meu clube devido ao ciclone bomba em Santa Catarina. Estou confiante que com a ajuda do treinador conseguirei recuperar o condicionamento físico”, contou o nadador que nasceu com focomelia.

15012021_atletismo.jpg
Atletismo paralímpico retomou atividades no CT de São Paulo. Foto: Ale Cabral/CPB

Atletismo

No atletismo, velocistas, atletas-guias, lançadores e arremessadores compõem o grupo. Os velocistas seguem divididos em três grupos que não se encontram. Todos treinam cinco dias por semana e se alternam entre campo, pista de atletismo e academia.

“Realizamos avaliações periódicas para acompanhar o desenvolvimento dos atletas e eles apresentaram bom desempenho. Este ano, vai ser mais intenso, com mais tempo de treino. Ano passado, trabalhamos na recuperação, pois os atletas ficaram muito tempo parados em função da pandemia. Agora, já podemos visar Tóquio”, explicou Amaury Veríssimo, técnico-chefe de atletismo.

Vice-campeão dos 400m na classe T47 no Mundial de Atletismo em Dubai 2019, Thomaz Ruan, de apenas 19 anos, é um dos atletas que retomou os treinos no CT após a virada de ano. O paulista que nasceu com má-formação no braço direito estava com a família em Jundiaí, no interior de São Paulo.

“Estava ansioso para voltar. Vim logo para fazer o teste e garantir que estivesse tudo certinho. Vai ser um ano diferente. Ano passado foi complicado e estou esperançoso com 2021. Sei que vai ser difícil com mudanças nos treinos, mas o foco é o mesmo: conquistar uma medalha em Tóquio”, apontou Thomaz, que conquistou o índice classificatório dos 400m para os Jogos Paralímpicos em 2019.

“É muito bom voltar ao CT Paralímpico. Ainda mais agora que falta pouco para os Jogos. A meta é continuar firme, dando o meu máximo para atingir meus objetivos”
Jennyfer Parinos, tênis de mesa

Tênis de mesa

Nesta segunda semana útil de janeiro, foi a vez dos atletas de tênis de mesa retomarem os treinos em São Paulo. Ao todo, seis mesatenistas que cumpriram todos os requisitos do protocolo de segurança estabelecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) voltaram às atividades visando a preparação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio em agosto.

“Nossa preocupação em relação ao retorno aos treinos foi com a parte física, pois os atletas tinham ficado muito tempo em casa. Então, focamos na recuperação e, com a evolução deles, no fim do ano, conseguimos fazer correções técnicas pontuais que não conseguiríamos sem o tempo que ganhamos com o adiamento dos Jogos. Faltou participar de eventos, mas levando em conta a situação mundial e as correções que fizemos, o saldo no fim do semestre passado foi muito bom”, destacou o técnico da Seleção de tênis de mesa, Paulo Molitor.

“Agora, nós vamos dar muita ênfase na parte física dos atletas. Na parte técnica, vamos começar com foco na base e, gradativamente, de acordo com a evolução física deles, passaremos a trabalhar a movimentação de pernas”, projetou Molitor.

Bruna Alexandre, Danielle Rauen, Israel Stroh, Jennyfer Parinos, Joyce Oliveira e Marliane Santos já estão em treinamento. A partir de fevereiro, Paulo Salmin se juntará ao grupo. A primeira fase de treinos contempla cinco dias por semana em apenas um período. Posteriormente, serão dois períodos em, pelo menos, duas vezes por semana.

“É muito bom voltar ao CT Paralímpico. Ainda mais agora que falta pouco para os Jogos. A meta é continuar firme, dando o meu máximo para atingir meus objetivos”, afirmou a santista Jennyfer Parinos, 24 anos, que ainda está em busca de sua vaga para sua segunda participação na principal competição paralímpica.

Os Jogos de Tóquio foram adiados em função da pandemia de Covid-19 e estão marcados para 24 de agosto a 5 de setembro deste ano. Os cinco mesa-tenistas medalhistas de ouro nos Jogos Parapan-americanos de Lima 2019 estão classificados para Tóquio: Joyce Oliveira (classe 4), Danielle Rauen (classe 9), Paulo Salmin (classe 7), Luiz Manara (classe 8) e Carlos Carbinatti (classe 10).

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)