Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com alma lavada, Maria Suelen Altheman se prepara para despedida olímpica em Tóquio

Judô

20/07/2021 14h55

TÓQUIO 2021

Com alma lavada, Maria Suelen Altheman se prepara para despedida olímpica em Tóquio

Embalada pela vitória sobre uma lenda cubana e por um pódio no último Mundial, a judoca se diz motivada para competir. Ela participou de entrevista coletiva direto de Hamamatsu, onde o time do país está na reta final da preparação para os Jogos Olímpicos na capital japonesa

A judoca Maria Suelen Altheman quebrou um tabu ao desbancar, no último mês, a grande rival Idalys Ortiz, de Cuba, após 17 confrontos: foram 16 vitórias da cubana e uma da brasileira. A vitória garantiu a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Budapeste e deixou Maria Suelen leve para escrever um novo capítulo da sua história no caminho de sua última participação defendendo o Brasil em edições dos Jogos Olímpicos. 

Foto: Gaspar Nóbrega/COB
"Entrei nas lutas no mundial com o sentimento de felicidade. Aqui em Tóquio não será diferente. Vou entrar para lutar me sentindo alegre, sem nenhuma cobrança. Acredito que assim o resultado vem, pois, estou fazendo o que gosto e o que amo"
Maria Suelen Altheman, judoca

"Fiquei muito feliz com a medalha e tive a sensação de alma lavada. Não só pela medalha no mundial, mas por vencer a cubana. Eu acreditava muito em mim e todos que estavam ao meu redor também acreditavam. Em cada luta que fiz com a Idalys, independentemente das derrotas, os meus técnicos sempre viram evoluções", revelou Suelen durante entrevista on-line direto de Hamamatsu, no Japão, cidade onde a seleção brasileira de judô faz os últimos preparativos antes de seguir para Tóquio.

Idalys Ortiz é uma das grandes lendas do judô mundial, com três medalhas olímpicas no currículo. Ela é a primeira no ranking na categoria pesado (+78) e cabeça de chave nos Jogos Olímpicos. Maria Suelen tem a possibilidade de reencontrar a rival na final das Olimpíadas.

Maria Suelen Altheman conta na carreira com três pódios em campeonatos mundiais: duas pratas (2013 e 2014) e um bronze (2019). Ela faz parte do programa Bolsa Pódio e recebeu o suporte financeiro do Governo Federal durante todo o ciclo olímpico de Tóquio.

Antes de seguir para Vila Olímpica, Suelen está aproveitando o clima olímpico com os companheiros de seleção. "Entrei nas lutas no mundial com o sentimento de felicidade. Aqui em Tóquio não será diferente. Vou entrar para lutar me sentindo alegre, sem nenhuma cobrança. Acredito que assim o resultado vem, pois, estou fazendo o que gosto e o que amo", destacou.

Maria Suelen entra em ação na próxima quinta-feira (29.07), com as classificatórias marcadas para às 23h, no horário de Brasília. A repescagem e as disputas por medalhas começam às 5h do dia 30.

Investimentos federais

A delegação brasileira de judô conta com 13 judocas, seis no feminino e sete no masculino. Do grupo, 11 integram o programa Bolsa Atleta do Governo Federal. Nove atletas fazem parte da categoria Pódio, a principal do programa, voltada para atletas que se posicionam entre os 20 melhores do mundo em sua modalidade.

O Governo Federal é o maior patrocinador do esporte olímpico e paralímpico no país, com um investimento anual superior da ordem de R$ 745 milhões. Nesse valor estão abrigados o tripé que hoje representa a maior fonte de investimento do esporte brasileiro, formado pela Lei das Loterias, Bolsa Atleta e Lei de Incentivo ao Esporte.

No ciclo olímpico Rio-Tóquio, os judocas nacionais receberam investimento direto de R$ 16,2 milhões, por meio do Bolsa Atleta. Os recursos representaram a concessão de 1.056 bolsas para praticantes da modalidade.

Breno Barros, de Tóquio, no Japão – rededoesporte.gov.br