Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com adiamento dos Jogos, Pentatlo cancela Copa do Mundo e adia Mundial

Pentatlo moderno

25/03/2020 14h24

Coronavírus

Com adiamento dos Jogos, Pentatlo cancela Copa do Mundo e adia Mundial

Federação internacional da modalidade decidiu não realizar as três etapas da Copa que restavam e remarcar o Mundial de maio para o segundo semestre

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) decidiu, nesta terça-feira (24.03), cancelar o circuito da Copa do Mundo deste ano. No comunicado sobre a medida, a federação também anunciou o adiamento do Campeonato Mundial Sênior da modalidade olímpica para o segundo semestre. As decisões foram tomadas após o adiamento dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

danilofagundes_williammuinhos_mundial_set19_tiro_ViragBuzaUIPM.jpg
Foto: UIPM

De todas as quatro etapas da Copa do Mundo planejadas para temporada, apenas a primeira delas havia sido realizada, no fim de fevereiro e início de março, no Cairo, Egito. As próximas disputas estavam marcadas para Sofia, na Bulgária (segunda e terceira qualificações), Budapeste, na Hungria (quarta) e Seul, Coreia do Sul (final). A UIPM já havia anunciado o adiamento das etapas e da final para maio e junho.

"Realizamos essa ação com pesar e tristeza para nossos organizadores dedicados em Sofia, Budapeste e Seul. O Pentatlo Moderno retornará a essas cidades no futuro o mais rapidamente possível, mas, por enquanto, devemos nos concentrar em assuntos fora do esporte e fazer nossa parte nesse esforço global contra o coronavírus", destacou o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.

Mundiais

Sobre o Mundial, o novo local, Cancún, no México, foi mantido. Antes do surto da Covid-19, o torneio iria ser realizado em Xiamen, na China e iria ocorrer no fim de maio. Agora, no entanto, a UIPM prevê a realização dele em setembro ou outubro.

Os outros mundiais terão suas datas avaliadas pela UIPM. São eles:

. Laser Run e Biatrlo/Triatlo Moderno: agosto, na Alemanha

. Junior: de 20 a 26 de setembro, em Drzonków, na Polônia

. Sub-19 e Sub-17: de 4 a 10 de outubro, em Hurghada, no Egito

"Estou orgulhoso do comitê executivo da UIPM por se reunir a curto prazo nas últimas semanas para discutir medidas de emergência e tomar decisões importantes para o nosso movimento e para a sociedade internacional em geral. Agora, temos flexibilidade para responder e confirmar os planos para um novo processo de qualificação no devido tempo", acrescentou o presidente da UIPM.

Fonte: Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno