Você está aqui: Página Inicial / Notícias / COI analisa todos os impactos decorrentes do adiamento dos Jogos de Tóquio 2020

Geral

17/04/2020 11h12

Tóquio 2020

COI analisa todos os impactos decorrentes do adiamento dos Jogos de Tóquio 2020

Comitê Olímpico Internacional pontua os principais aspectos da logística na organização do megaevento esportivo e reforça confiança de que os Jogos no Japão serão um sucesso

Com a crise global gerada pelo COVID-19, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e seus parceiros no Japão mantiveram um olhar atento sobre a pandemia. Quando foi feito o anúncio de que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 seriam adiados por um ano, a medida resultava de uma decisão, ainda que difícil, que dispunha do pleno consenso de todas as partes envolvidas.

"Tivemos a sorte de trabalhar com um Comitê Organizador muito bom e pudemos navegar por discussões complicadas porque todos estavam falando com uma só voz: o COI, o Comitê Organizador, a cidade. de Tóquio e o governo do Japão. Esse alinhamento entre todas as partes realmente nos ajudou a tomar a decisão certa ao mesmo tempo", explica Christophe Dubi, diretor executivo dos Jogos Olímpicos do COI.

Agora que foi formalizado e as novas datas escolhidas, os aspectos práticos da mudança do evento podem começar a serem analisados, em parceria com todos os envolvidos. Descrevendo o que precisa ser feito, Pierre Ducrey, diretor de operações dos Jogos Olímpicos, explica: "É um quebra-cabeça muito complexo de negociações com partes privadas e públicas e várias partes interessadas no Movimento Olímpico, para garantir que tenhamos tudo o que precisamos."

Bem-estar do atleta

Primeiro, existem os atletas. Preocupações com sua saúde e bem-estar foram um importante fator motivador para a decisão de adiamento. Cerca de 11.000 atletas, de 206 Comitês Olímpicos Nacionais (NOCs), esperam competir nos Jogos Olímpicos. Eles sabem há vários anos onde e quando os Jogos devem ocorrer e treinaram, na esperança de atingir o pico neste verão. Embora 57% já tenham se qualificado para os Jogos e agora tenham recebido garantias de que suas qualificações serão válidas no próximo ano, 43% ainda não o fizeram. Mas agora todos terão que replanejar seus programas de treinamento para o próximo ano. Atualmente, isso é ainda mais complicado pelas medidas de contenção em muitos países, que tornaram o treinamento, particularmente para esportes coletivos, extremamente desafiador.

O Brasil soma 178 vagas garantidas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Desse total, 51 já têm nome e sobrenome definido. As demais dependem de convocação das equipes técnicas. Desse grupo de 51, 47 (92,1%) são integrantes do Bolsa Atleta. O investimento federal anual no grupo é de R$ 5,98 milhões.

Foto: COI

Calendário olímpico

E o evento em si? Existem 33 esportes no programa para os Jogos Olímpicos, cada um envolvendo uma Federação Internacional. Dentro desses esportes, existem 339 eventos separados, em 42 locais de competição. Garantir que os locais ainda estejam disponíveis será a primeira prioridade do COI e de seus parceiros. Serão feitos todos os esforços para garantir que a programação de eventos esportivos possa ser replicada, nos mesmos locais, se possível.

A Vila Olímpica

Proteger a Vila Olímpica será outra prioridade para os organizadores. Normalmente, o coração pulsante de todos os Jogos Olímpicos, a Vila abriga os atletas e sua comitiva durante todo o período dos Jogos. Além de 18.000 camas, também abriga instalações médicas e uma sala de jantar de dois andares com 18.500m², além de instalações recreativas e academia. Construído à beira-mar em Tóquio, este complexo de 5.000 apartamentos foi planejado para atender a uma necessidade habitacional de longo prazo da cidade após os Jogos.

Parceiros e fornecedores

Enquanto isso, os 14 parceiros mundiais do COI, juntamente com os 67 parceiros domésticos do país anfitrião, estavam todos se preparando para fornecer bens e serviços vitais para garantir o bom andamento dos Jogos. Fornecedores de tecnologia, veículos, serviços financeiros e logísticos, fornecedores de alimentos e bebidas - esses parceiros planejaram suas operações e cadeias de fornecimento com antecedência e estavam se preparando para entregar neste verão.

Foto: COI

Parceiros de transmissão e mídia

Um dos recursos que torna os Jogos Olímpicos tão especiais é que eles são transmitidos ao redor do mundo em tempo real e metade da população do mundo se sintoniza para assistir às competições em plataformas digitais ou lineares. Isso é possível graças ao trabalho dos Serviços de Radiodifusão Olímpica (OBS) e dos Radiodifusores de Direitos (RHBs).

Para Tóquio 2020, existem atualmente 26 RHBs, ao lado do Canal Olímpico. No período dos Jogos, pode haver mais de 300 sublicenciados. As emissoras planejam seus horários com anos de antecedência, geralmente em torno dos calendários globais de esportes e entretenimento. Eles precisarão visitar novamente suas agendas, juntamente com as de seus anunciantes.

Além disso, muitos deles aumentam sua força de trabalho durante os Jogos (operadores de câmeras, técnicos de som, coordenadores de sinais etc.) usando equipes e equipamentos contratados. Embora exista toda chance de que essa equipe ainda esteja disponível nas novas datas, isso pode ter efeitos indiretos em outras operações e fornecedores.

Para abrigar as operações de transmissão e a equipe, juntamente com membros da mídia impressa tradicional - mais de 25.000 pessoas credenciadas -, o Comitê Organizador Tóquio 2020 planejava usar o Tokyo Big Site. O maior centro de convenções e exposições do Japão, com 265.700m², deveria servir como Centro Internacional de Transmissão (IBC)/Centro Principal de Imprensa (MPC). Isso teve a importante vantagem de evitar que os organizadores tivessem que construir uma instalação dedicada, representando economia em termos de custo e infraestrutura.

Força de trabalho e voluntários

Além da mídia credenciada, os Jogos Olímpicos não podem ocorrer sem a dedicação e entusiasmo da força de trabalho e dos voluntários. O Comitê Organizador Tóquio 2020 planejou uma força de trabalho de 150.000 funcionários, voluntários e contratados, a maioria dos quais já havia sido recrutada. Tão perto dos Jogos, muitos haviam começado ou estavam prontos para começar o trabalho. Embora o Comitê Organizador faça todos os esforços para manter os voluntários que já haviam se inscrito, ele pode, no entanto, ter que recrutar uma nova força voluntária, enquanto alguns podem enfrentar desapontamento por não conseguirem reorganizar seus próprios horários para comparecer.

Foto: Tóquio 2020

Espectadores

Finalmente, há os espectadores, uma parte essencial de qualquer Jogos Olímpicos. Milhões de pessoas já compraram ingressos, alguns pelo que prometia ser uma experiência única na vida. Outros já haviam feito planos de viagem, excursões planejadas e atividades adicionais para coincidir com a experiência.

Por exemplo, cerca de 4,48 milhões de ingressos já foram vendidos no Japão, além de ingressos vendidos em todo o mundo por revendedores autorizados de ingressos (ATRs). Embora o Comitê Organizador planeje fazer todos os esforços para garantir que os ingressos já vendidos continuem válidos em 2021, alguns espectadores que estavam planejando a viagem podem não ser mais capazes de ir. A logística por trás dos reembolsos de ingressos e revenda oferecerá uma camada adicional de desafio à operação.

Complexo, mas possível

O desafio para todas as partes agora será realinhar tudo isso daqui a um ano. Comentando a complexidade da operação, Christophe Dubi explicou: "Claramente, não há como você fazer algo assim, a menos que todas as partes interessadas estejam a bordo. O movimento olímpico caminhou em uníssono por esta crise e o apoio que obtivemos foi notável. Todos entendiam que essa era a melhor coisa a se fazer nesse contexto. Eu acho que isso mostra que a unidade do movimento olímpico é muito forte."

"Quando combinamos as capacidades e os compromissos no mais alto nível, incluindo o COI e toda a família olímpica, podemos ter confiança. Um adiamento nunca é o ideal, mas pelo menos temos todas as condições para oferecer o melhor evento possível, por isso temos muita confiança de que entregaremos grandes Jogos no próximo ano", encerra o diretor executivo dos Jogos Olímpicos do COI.

Fonte: Comitê Olímpico Internacional