Você está aqui: Página Inicial / Notícias / COB lista documentários esportivos para inspirar atletas e fãs em tempos de isolamento social

Geral

08/04/2020 12h06

História

COB lista documentários esportivos para inspirar atletas e fãs em tempos de isolamento social

Lista traz cinco filmes com atletas como Hugo Calderano, Henrique Avancini, Fofão, a Seleção Brasileira de handebol campeão do mundo em 2013 e um especial sobre os Jogos Rio 2016

HugoCalderano.jpg
Foto: Reprodução do documentário “Hugo Calderano – Outside The Venue”

Com a nova data dos Jogos Olímpicos definida – 23 de julho a 8 de agosto de 2021 -, as confederações e atletas começam a se reorganizar, mesmo diante dos desafios impostos pelo coronavírus. Para manter o foco em Tóquio, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) selecionou alguns documentários que estão disponíveis na internet e que podem inspirar atletas e fãs de esporte nesse período de isolamento social.

Estão na lista histórias de atletas que se destacam em suas modalidades, como o mesatenista Hugo Calderano, que ocupa a sétima posição do ranking mundial; o ciclista Henrique Avancini, bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 no mountain bike; e a levantadora Fofão, dona de três medalhas olímpicas com a seleção feminina de vôlei (ouro em 2008 e bronze em 1996 e 2000).

A emoção dos primeiros títulos mundiais e a garra de quem não desiste também está no documentário "Meninas de Ouro", sobre a trajetória da Seleção Brasileira feminina de handebol, que culminou com a conquista do Campeonato Mundial em 2013.

E para relembrar momentos que entraram para a história do nosso país, o COB indica o filme oficial da Rio 2016, com direção de Breno Silveira e produzido pelo Olympic Channel. O documentário traz as mudanças na cidade, a população se preparando para receber o maior evento do esporte no mundo e os momentos inesquecíveis dos Jogos no Brasil, que marcaram a primeira edição do maior evento esportivo do planeta na América do Sul.

Veja abaixo as cinco sugestões do COB:

"Hugo Calderano – Outside The Venue"

Sinopse: documentário exclusivo contando a história de hugo Calderano, a maior estrela do tênis de mesa das Américas.
Duração: 21'59"
Idioma: Inglês (não há legendas)
Produção: ITTF (International Table Tenis Federation)

"Avancini – Não é o que faço, é o que sou"

Sinopse: Documentário sobre Henrique Avancini, do ciclismo MTB
Duração: 31'43"
Idioma: Português
Produção: Urge Filmes

"Brilhante"

Sinopse: Documentário sobre a vida e a trajetória da jogadora de vôlei Fofão inspirado na biografia "Toque de gênio – A história e os exemplos de Fofão".
Duração: 57'
Idioma: Português
Produção: Olimpiar. Um filme de Katia Rubio e Rodrigo Grilo.

"Meninas de Ouro"

Sinopse: A trajetória da seleção feminina de handebol, do ouro nos Jogos Pan-americanos Winnipeg 1999 ao título mundial em Belgrado 2013, através da psicologia esportiva.
Duração: 79'
Idioma: Português
Produção: ESPN, Saravá Filmes. Direção, roteiro, pesquisa e montagem de Pedro Jorge

"The Rio 2016 Official Film"

Sinopse: Filme oficial do Rio 2016. Poderoso manifesto que explora a relevância dos valores olímpicos em nossa sociedade moderna.
Duração: 78'
Idioma: Inglês
Produção: Olympic Channel e direção Breno Silveira

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil