Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Chama Olímpica é acesa na Acrópole e será entregue ao Brasil nesta quarta

Geral

26/04/2016 18h33

Tour da Tocha

Chama Olímpica é acesa na Acrópole e será entregue ao Brasil nesta quarta

Acendimento da pira no principal ícone da capital grega emocionou atletas e turistas

04262016_26637881826_604bf04f12_k.jpg
O tricampeão olímpico de halterofilismo Pyrros Dimas acendeu a chama em frente ao Parthenon. Foto: Roberto Castro/brasil2016.gov.br/ME

Um dos momentos mais esperados do revezamento da tocha na Grécia – iniciado em Olímpia, no último dia 21 de abril – era o acendimento da pira olímpica na Acrópole, principal ícone da cidade de Atenas. Erguido por volta de 450 a.C., o monumento fica em uma colina rochosa de aproximadamente 150 metros acima do nível do mar. O evento emocionou a muitos dos os presentes no local nesta terça-feira.

Coube ao tricampeão olímpico Pyrros Dimas, medalhista de ouro no halterolifismo em Barcelona (1992), Atlanta (1996) e Sydney (2000), a honra de acender a chama em uma cerimônia em frente ao Parthenon, principal construção da Acrópole. "Primeiramente, eu me sinto honrado porque esse momento representa como o mundo moderno vê a cultura de nossos antepassados. O passado se transforma em presente em um lugar muito bonito", disse o ex-atleta, que não segurou as lágrimas durante a cerimônia.

Pyrros esteve mês passado no Brasil e elogiou o andamento dos preparativos para os Jogos Olímpicos. "Estou certo de que o Brasil estará pronto e que o povo brasileiro vai contribuir para esse grande momento, que é muito importante para todos nós".

» Tocha olímpica será entregue ao Rio de Janeiro nesta quarta

» Mais notícias sobre o Revezamento da Tocha Olímpica


Quem também carregou a tocha dentro da ruínas, eleita em 2007 uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo, foi a medalhista de bronze na vela, em 2008 (Pequim), Virgínia Kravarioti. "É muito importante para mim carregar a tocha aqui na Acrópole. É uma honra para o povo grego esse momento tão especial. Desejo boa sorte ao Brasil, aos atletas gregos e às outras nações".


A tocha encerra amanhã sua passagem pela Grécia. Ela sai do Museu da Acrópole e vai para o estádio Panatenaiko, onde será entregue oficialmente ao governo brasileiro. O ministro do Esporte, Ricardo Leyser, e o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Nuzman (que na cerimônia também representará o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes), participarão do evento.

Em seguida, a tocha segue para Genebra, na Suíça. A Organização das Nações Unidas (ONU) prepara uma homenagem para um dos maiores símbolos olímpicos. Ainda no país europeu, ela será levada ao Museu Olímpico, em 30 de abril, em Lausanne, sede do Comitê Olímpico Internacional (COI). De lá, vai para o Brasil, em 3 de maio. Em Brasília, terá início o revezamento por 334 cidades até chegar ao Rio de Janeiro, em 5 de agosto, para o início dos Jogos.

Carlos Eduardo Cândido e Rafael Brais, de Atenas (Grécia)