Você está aqui: Página Inicial / Notícias / CBAt convoca seleção para o Mundial de Meia Maratona

Atletismo

29/09/2020 11h18

Atletismo

CBAt convoca seleção para o Mundial de Meia Maratona

Cinco atletas foram chamados para a competição, marcada para 17 de outubro, na Polônia

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou cinco atletas – três homens e duas mulheres – para disputar o Mundial de Meia Maratona, marcado para 17 de outubro em Gdynia, Polônia. O evento, inicialmente previsto para o dia 29 de março, foi adiado por causa da pandemia global da COVID-19.

Foram chamados Ederson Vilela Pereira (Pinheiros), Daniel Ferreira do Nascimento (ABDA) e Gilmar Silvestre Lopes (Cruzeiro/Caixa) no masculino, além de Valdilene dos Santos Silva e Andreia Aparecida Hessel (ambas do Pinheiros), no feminino. Todos os atletas alcançaram os índices fixados pelos critérios de convocação estabelecidos pelo Conselho Técnico da CBAt. Foram convocados também o treinador Claudio Roberto de Castilho (SP), o médico André Luís Lugnani de Andrade (CBAt) e o fisioterapeuta Ricardo Zacharias de Souza (CBAt).

Daniel Nascimento é um dos convocados. Foto: Leonardo Duarte/CBAt

Todos os integrantes da delegação deverão atender às determinações previstas nos protocolos inseridos nas Políticas de Saúde Pública da Polônia. O uso da máscara é obrigatório em todos os locais públicos para toda a equipe, exceto quando sentados para a realização das refeições (a máscara deve ser colocada sempre que levantar da mesa, mesmo que seja por um breve momento). Ela pode ser retirada também no percurso da corrida, aquecimento e áreas de treinamento (deve ser usada enquanto se dirige a esses locais e nas áreas do hotel).

“O Mundial é extremamente importante para a preparação do grupo, que pretende correr a Maratona de Valência, na Espanha, em dezembro. O grande objetivo é o índice para os Jogos Olímpicos de Tóquio”
Claudio Castilho, treinador

A CBAt irá fornecer as máscaras a partir do trecho internacional da viagem. Deve ser evitado contato com qualquer indivíduo que não esteja credenciado ou diretamente envolvido com a organização do evento. Há também o Protocolo de Liberação Médica, que envolve consultas médicas, aferição de sintomas de Covid-19 e exames de PCR na saída do Brasil e na chegada à Polônia.

“O protocolo é complexo, mas necessário. Temos de garantir que estamos todos saudáveis”, comentou o treinador Claudio Castilho. “Os atletas estão desde o início do ano sem competir e devem sentir falta de ritmo. Por isso, vão participar da etapa do Torneio da Federação Paulista, no dia 13, em Bragança Paulista.”

O Mundial de Meia Maratona tinha em março cerca de 27 mil participantes, mas em função da pandemia os amadores foram retirados do evento, destinado apenas para os corredores de elite, assim como será a Maratona de Londres, no domingo (4/10).

“Acho que mesmo com a falta de ritmo, os atletas vão se superar, pois não tem ninguém contundido. O Mundial é extremamente importante para a preparação do grupo, que pretende correr a Maratona de Valência, na Espanha, em 6 de dezembro. O grande objetivo é a obtenção do índice para os Jogos Olímpicos de Tóquio”, completou o treinador.

Os organizadores da competição ofereceram aos atletas amadores inscritos a oportunidade de participação virtual no evento. Os que aceitarem o convite receberão o kit, com número de peito, camiseta oficial, mochila e a medalha de conclusão da corrida.

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo