Você está aqui: Página Inicial / Notícias / CBAt apoia decisão do COI de adiar Olimpíada para mesmo período em 2021

Atletismo

30/03/2020 11h09

JOGOS ADIADOS

CBAt apoia decisão do COI de adiar Olimpíada para mesmo período em 2021

Campeonato Mundial de Atletismo de Oregon, nos Estados Unidos, deverá passar de 2021 para 2022, com data a ser definida

O Comitê Olímpico Internacional (COI), o Comitê Organizador Tóquio 2020, o governo de Tóquio e o governo do Japão anunciaram nesta segunda-feira (30.03) as novas datas das Olimpíadas, em 2021: os Jogos Olímpicos serão disputados de 23 de julho a 8 de agosto.

As lideranças das entidades se reuniram via teleconferência, com a participação do presidente do COI Thomas Bach, do presidente do Tóquio 2020 Yoshiro Mori, da governadora de Tóquio Yuriko Koike e do ministro olímpico e paralímpico Seiko Hashimoto, e concordaram com as novas datas. O adiamento de 2020 para 2021 foi anunciado na semana passada em função da pandemia do novo coronavírus como proteção dos atletas, técnicos, dirigentes e fãs do esporte.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) aprovou a divulgação da nova data. "Muito boa a decisão e a publicação das novas datas. Assim nossos treinadores, experientes em planejamento do treinamento esportivo, com certeza terão tranquilidade para construir a periodização de seus atletas", afirma o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho.

"A CBAt também poderá elaborar de uma forma mais consciente o nosso calendário nacional para o segundo semestre de 2020 e para 2021, uma vez que também já tivemos da World Athletics a definição de que o Mundial de 2021 será realizado em 2022", completa.

A World Athletics, ex-IAAF, também divulgou nota apoiando as novas datas. "Isso dá aos nossos atletas o tempo necessário para voltar aos treinos e competições", explica. A WA diz ainda que está mantendo contato com os organizadores do Campeonato Mundial de Atletismo de Oregon, nos Estados Unidos, para definir novas datas para 2022. A competição estava inicialmente marcada para 2021.

O presidente da World Athletics, Sebastian Coe, já havia anunciado na semana passada que os atletas qualificados para Tóquio 2020 manterão os seus direitos para 2021.

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)