Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Canoagem: Federação Internacional cria Comissão de Programa Olímpico

01/04/2014 17h01

Canoagem: Federação Internacional cria Comissão de Programa Olímpico

Entre as preocupações da entidade estão o aprimoramento do ranking e a manutenção do interesse da sociedade na modalidade

Em reunião realizada em Lausanne, na Suíça, em 29 e 30 de março, a diretoria da Federação Internacional de Canoagem (FIC) implantou a Comissão de Programa Olímpico da modalidade. O objetivo é garantir que a entidade aprimore o ranking do esporte de acordo com a avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) e mantenha o número atual de atletas, eventos e medalhas nos Jogos Olímpicos.

Composta por seis membros — Cecilia Farias (Argentina), Mario Santos (Portugal), Jean-Michel Prono (França), Lluis Rabaneda Caselles (Espanha), Frank Garner (Canadá) e o diretor, Thomas Konietzko (Alemanha) —, a comissão vai desenvolver critérios baseados na mensagem do COI e avaliar cada modalidade da canoagem para os programas de 2020, 2024 e 2028.

“Esta comissão é importante para o futuro de nosso esporte. É a chave para continuarmos a envolver inteiramente o esporte e encontrar maneiras de melhorá-lo”, declarou José Perurena, presidente da FIC e membro do COI. A preocupação da federação é manter a canoagem como uma modalidade relevante para a sociedade.

Além disso, a reunião teve definições importantes do ponto de vista de competições. A cidade alemã de Duisburg vai receber a segunda competição de Classificação Olímpica da canoagem velocidade para o Rio 2016. O evento deve ser realizado em maio de 2016, em conjunto com a Copa do Mundo da modalidade. A primeira oportunidade de classificação para os atletas será em 2015, no Mundial de Milão, na Itália.

Fonte: FIC e CBCa