Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Canadá x EUA: tira-teima confirmado no hóquei sobre o gelo

Geral

15/03/2018 13h05

Jogos Paralímpicos de Inverno

Canadá x EUA: tira-teima confirmado no hóquei sobre o gelo

Atuais bicampeões paralímpicos, americanos terão pela frente na final os únicos tetracampeões mundiais no esporte

É uma rivalidade com poucos paralelos no esporte adaptado. De um lado, a única equipe quatro vezes campeã mundial e dona de quatro pódios em Paralimpíadas. Do outro, os atuais bicampeões paralímpicos e três vezes melhores do mundo. Canadá e Estados Unidos têm mais um tira-teima agendado no hóquei sobre o gelo para o próximo domingo (18.03), na definição do campeão dos Jogos de PyeongChang 2018. O disco gira a partir das 12h na Arena de Gangneung (0h de Brasília).

Gol dos Estados Unidos sobre a Itália. Cena que se repetiu dez vezes na semifinal. Foto: Thomas Lovelock/OIS/IOC

As duas equipes passearam até a decisão. No duelo desta quinta à noite noite, diante de 4.889 espectadores os Estados Unidos impuseram um jogo rápido, físico e de variações técnicas e não deram chance à equipe da Itália. Vitória por 10 x 1 (5/0, 3/0 e 2/1), com destaque para Nikko Landeros, autor de três gols. A campanha norte-americana até a final soma 38 gols marcados e apenas um sofrido em quatro partidas.

Mais cedo, os anfitriões dos Jogos Paralímpicos de 2018 até tentaram e tiveram grande apoio da torcida, mas não tiveram chances diante do Canadá. Mesmo com 6.603 torcedores empolgados na arquibancada, a Vitória por 7 x 0 foi dos outros representantes da América do Norte, que somam incríveis 42 gols a favor e nenhum contra nos quatro duelos realizados.

"Foi exatamente para isso que viemos aqui, para buscar o ouro. Os EUA são nossos principais rivais e vamos fazer tudo o que for necessário para passar por cima disso"
Tyler McGregor

Já antecipando a disputa contra os Estados Unidos, Tyler McGregor, um dos destaques da equipe canadense, reforça o caráter especial do confronto. "Foi exatamente para isso que viemos aqui, para buscar o ouro. Os Estados Unidos são nossos principais rivais. Eles ganharam os dois últimos Jogos Paralímpicos e entendemos isso. Temos muito, muito trabalho pelo caminho e vamos fazer o necessário para passar por cima disso. Já mostramos que podemos no ano passado", disse.

O duelo a que McGregor se refere é o da final do Mundial de 2017, disputado na mesma arena de Gangneung que sediará a decisão paralímpica. Na ocasião, os canadenses venceram por 4 x 1. Em 2015, no entanto, a vitória no Mundial foi dos Estados Unidos, por 3 x 0. Em 2013, a balança pendeu para os canadenses: 1 x 0.

Canadenses têm uma campanha impecável até agora: 42 gols marcados, nenhum sofrido. Foto: Thomas Lovelock/OIS/IOC

Bronze inédito

"Esperamos nos consolidar como força internacional conquistando nossa primeira medalha nos Jogos que estamos sediando"
Lee Ji Hoon

Antes do jogo do título, a Arena de Gangneung vai certamente estar lotada para a disputa do bronze, no sábado, a partir das 12h. Coreia do Sul e Itália vão medir forças em busca de um pódio inédito para os dois países, encarado como ponto de honra pelos coreanos. "A torcida vem nos ajudando a conseguirmos a melhor performance que podemos. Estamos muito confiantes na disputa da medalha de bronze. Esperamos nos consolidar como força internacional conquistando nossa primeira medalha nos Jogos que estamos sediando", afirmou o Lee Ji Hoon, da equipe sul-coreana."Vamos fazer tudo que pudermos para conquistar esse pódio", completou o técnico coreano, Seo Kwang Suk.

Forma de disputa

As partidas de hóquei sobre o gelo paralímpico são disputadas em três períodos de 15 minutos. As equipes jogam com cinco atletas na linha mais o goleiro. Todos atuam sentados sobre pequenos trenós. Embora não haja mulheres nem no time americano nem no canadense, os times podem ser mistos, já que não há jogadoras suficientes para fazer o campeonato feminino. A modalidade estreou nos Jogos Paralímpicos na edição de 1994, disputada em Lillehamer.

Campanhas dos finalistas
Canadá 17 x 0 Suécia
Canadá 10 x 0 Itália
Canadá 8 x 0 Noruega
Canadá 7 x 0 Coreia do Sul (Semifinal)

Estados Unidos 10 x 0 Japão
Estados Unidos 10 x 0 República Tcheca
Estados Unidos 8 x 0 Coreia do Sul
Estados Unidos 10 x 1 Itália

Gustavo Cunha, de PyeongChang, na Coreia do Sul - rededoesporte.gov.br