Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo festeja os 100 anos das primeiras medalhas olímpicas do país

Tiro esportivo

25/11/2020 10h39

Tiro Esportivo

Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo festeja os 100 anos das primeiras medalhas olímpicas do país

Competição será disputada entre 8 e 13 de dezembro, sem público, e contará com prova comemorativa que vai simular regras dos Jogos da Antuérpia 1920

A edição deste ano do Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo, organizado pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), contará com homenagens aos 100 anos das primeiras medalhas brasileiras em Jogos Olímpicos. Em sua primeira participação nos Jogos Olímpicos, na Antuérpia 1920, o Brasil conquistou as três primeiras medalhas de sua história olímpica: uma de ouro, com Guilherme Paraense, na prova de pistola rápida de 30 metros; uma de prata, com Afrânio da Costa, na prova de pistola livre 60 tiros, e uma de bronze, com Guilherme Paraense, Afrânio da Costa, Sebastião Wolf, Dario Barbosa e Fernando Soledade, na prova por equipe de pistola 50 metros.

O evento, que deve reunir cerca de 400 atletas de todo o país em provas de Carabina, Pistola, Rifle e Tiro ao Prato, vai contar com uma prova comemorativa especial, inspirada na primeira medalha de ouro conquistada pelo Brasil, por Guilherme Paraense.

Foto: Carolina Bittencourt

O Campeonato será disputado entre 8 e 13 de dezembro, no Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE), localizado no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro. Não haverá participação de público e a competição contará com um rígido protocolo de segurança contra o Covid-19. As competições serão realizadas de 9h às 17h e terão transmissão no YouTube da CBTE, entre flashes ao vivo e destaques do dia.

Como não foi possível executar o Campeonato Brasileiro em sua plenitude por conta da pandemia, ficou estabelecido que os resultados deste evento irão definir os campeões brasileiros em cada uma das disciplinas disputadas, mas não terão validade para o ranking geral ou qualidade.

Prova Comemorativa de 100 anos das medalhas olímpicas

O desafio terá detalhes das condições e regras dos Jogos Olímpicos de 1920, como o alvo a uma distância de 30 metros, onde serão disparados cinco séries de seis tiros, totalizando 30 tiros de prova. As inscrições para a prova serão feitas no próprio Centro Militar de Tiro Esportivo, com turmas marcadas pela ordem de chegada, com limite de 130 atletas participantes, cabendo apenas uma participação por cada pessoa. Mais informações podem ser obtidas no site da CBTE.

Matéria especial relembra a história das primeiras medalhas olímpicas do Brasil

Equipe brasileira de Pistola Livre nos Jogos Olímpicos da Antuérpia 1920: Fernando Soledade, Tenente Guilherme Paraense, Afrânio da Costa, Tenente Mário Maurety e Dario Barbosa. Foto: Afrânio da Costa/arquivo pessoal

Afrânio Costa, Dario Barbosa, Fernando Soledade, Guilherme Paraense e Sebastião Wolf fizeram parte da equipe de tiro esportivo do Brasil na primeira participação do país em Jogos Olímpicos, na Antuérpia 1920. Os representantes da modalidade tiveram enorme sucesso e foram os únicos a conquistar medalhas para o Brasil naquela edição dos Jogos, tendo voltado da Bélgica com um pódio completo: ouro (Guilherme Paraense), prata (Afrânio Costa) e bronze (por equipe).

Há quatro anos, antes do início dos Jogos Rio 2016, o rededoesporte.gov.br publicou uma série de reportagens especiais sobre os campeões olímpicos do Brasil. Uma delas conta em detalhes a aventura dos integrantes da equipe de tiro para chegar à Antuérpia em 1920 e disputar os Jogos Olímpicos na Bélgica. Vale a pena relembrar a incrível história da conquista do primeiro ouro, prata e bronze do Brasil nos Jogos Olímpicos. Confira:

» GUILHERME PARAENSE ABRIU CAMINHO À BALA PARA OS CAMPEÕES OLÍMPICOS DO BRASIL

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil
Com informações da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE)