Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Campeã do Parapan busca melhor marca da carreira no Brasileiro de Halterofilismo

Halterofilismo paralímpico

07/11/2019 17h02

Halterofilismo

Campeã do Parapan busca melhor marca da carreira no Brasileiro de Halterofilismo

Mariana D'Andrea quer superar os 122kg erguidos em Lima, no Peru. Competição no CT reunirá 104 atletas de 11 estados e do DF

Tem início nesta sexta-feira, 8.11, o Campeonato Brasileiro de Halterofilismo. A competição contará com a participação de 104 atletas de 11 estados e do Distrito Federal. As disputas seguem até sábado, 9.11, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A campeã parapan-americana Mariana D'Andrea, da categoria até 67kg, será um dos destaques.

O evento marca o fim da temporada da modalidade, que neste ano teve duas grandes competições internacionais: o Mundial, em Nur-Sultan, no Cazaquistão, em julho, e os Jogos Parapan-Americanos, em Lima, no Peru, em agosto.

Foto: Daniel Zappe/EXEMPLUS/CPB


A paulista Mariana D’Andrea, quarto lugar no individual e prata por equipes no Mundial e campeã parapan-americana na categoria até 67kg tem objetivos definidos para este último desafio do ano. “Depois da prata por equipes no Mundial e ouro individual no Parapan, a minha meta é fechar o ano entre as três primeiras do ranking mundial. Neste Brasileiro, quero melhorar a marca pessoal, bater o recorde nacional e ser a melhor atleta feminina da competição”, disse a jovem de 21 anos, que tem nanismo.

O atual recorde brasileiro é de 122kg e é da própria atleta, batido com a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, em agosto. Esta marca também lhe rendeu a terceira posição no ranking mundial em sua categoria.

O Brasileiro reunirá os oito melhores halterofilistas do país de cada categoria no masculino. Entre os jovens e mulheres, estão aptos aqueles que conseguiram o índice mínimo (MQS) estabelecido no regulamento.

Os halterofilistas tiveram a oportunidade de garantir vaga no Brasileiro por meio de três etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa da modalidade. A primeira fase foi realizada em João Pessoa, na Paraíba, em março, e a segunda aconteceu em Curitiba, em abril. A terceira etapa, por sua vez, ocorreu em setembro, também no CT Paralímpico, em São Paulo.

Serviço
Data: 8 e 9 de novembro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro - Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo).

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro