Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Hugo Calderano cai pela diferença mínima nas quartas diante de chinês em Macau

Tenis de mesa

27/11/2020 12h55

Tênis de Mesa

Hugo Calderano cai pela diferença mínima nas quartas diante de chinês em Macau

Brasileiro faz duelo equilibrado contra Wang Chuqin, campeão dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018, mas cai nas quartas do WTT por 3 sets a 2

Hugo Calderano fez grande partida contra o chinês Wang Chuqin, número 12 do ranking mundial, em sua despedida do WTT de Macau. O brasileiro teve chances reais de vencer o confronto da manhã desta sexta (27.11), mas acabou caindo nas quartas de final, por 3 sets a 2 (10/11, 11/8, 4/11, 11/7 e 9/11), no torneio de encerramento da temporada internacional do tênis de mesa em 2020.

Hugo teve três jogos parelhos contra três chineses em Macau: derrotas no detalhe. Foto: ITTF

No WTT de Macau, Calderano esteve perto de vencer os três chineses que enfrentou. No grupo dos cabeças de chave, ele também perdeu por 3 a 2 para Xu Xin e Lin Gaoyuan, números 2 e 5 do mundo, respectivamente. Os chineses dominam as semifinais nos torneios masculino e feminino: apenas um atleta entre os homens (o sueco Mattias Falck) conseguiu chegar na próxima fase.

Na partida desta sexta-feira, o brasileiro começou bem, confirmando o serviço e abrindo 3 x 0 em seguida. Chuqin reagiu, mas Calderano voltou a dominar e chegou a ter 10 x 6 no placar, com cinco set points. Não conseguiu fechar e sofreu a virada para 11 x 10.

O jogo se mostrou equilibrado na segunda parcial, com Chuqin tendo leve vantagem. O brasileiro empatou em 8 x 8 e conseguiu fechar forçando três erros consecutivos do adversário, que pouco falhava até aquele momento, o que poderia lhe dar confiança na partida.

Hugo, contudo, teve uma queda de rendimento no terceiro set. Errando mais do que está acostumado, viu Chuqin abrir 7 x 1 e fechar em 11 x 4. Calderano voltou para o jogo no quarto set, que foi a parcial com jogadas plasticamente mais bonitas. Impondo seu estilo, contou também com a sorte, quando fez o décimo ponto em uma casquinha na mesa. Logo depois, fechou, levando a partida para o set desempate.

O brasileiro começou bem, mas logo Chuqin tomou as rédeas do confronto. Calderano ainda esboçou reação, salvou dois match points quando a partida estava em 10 x 7, mas acabou superado por 11 x 9 e se despediu do torneio.

“Que pena sair dessa luta com uma derrota. O nível foi alto, faltou regularidade. Chato, porque o Hugo não teve segurança técnica suficiente para impor o jogo. Pelo menos, foi bom vê-lo desenvolver esse nível, sacando bem, recebendo bem e agressivo. Faltou ritmo de jogo, infelizmente. Ele vai continuar trabalhando forte para as próximas competições”, analisou o técnico de Hugo Calderano e consultor técnico da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Jean-René Mounié.

A temporada atípica de 2020 termina com um título para Calderano, na Copa Pan-Americana, além de boas participações no ITTF Finals e no WTT de Macau, onde caiu nas quartas de final para dois adversários chineses, além de ficar nas oitavas no Aberto do Catar e na Copa do Mundo Masculina.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa