Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Calderano abre 3 x 0, sofre virada incrível para chinês e cai nas quartas do Mundial

Tenis de mesa

28/11/2021 02h50

Tênis de mesa

Calderano abre 3 x 0, sofre virada incrível para chinês e cai nas quartas do Mundial

Brasileiro esteve a um set de medalha inédita na modalidade, mas viu Liang Jingkun se reinventar na partida e acabou eliminado entre os oito melhores do mundo nos EUA

A medalha inédita do tênis de mesa brasileiro em um Campeonato Mundial nunca esteve tão perto. Número quatro do ranking, Hugo Calderano teve três sets de uma intensidade sobrenatural contra o chinês Liang Jingkun nas quartas de final do torneio disputado em Houston, nos Estados Unidos. Abriu 3 a 0 (11/8, 14/12 e 11/8) com uma mistura de forehands e backhands angulados e de grande potência, e com a capacidade de anular as principais armas de um dos mais consistentes integrantes da seleção chinesa.

Calderano encerrou a participação no Mundial nas quartas, o melhor resultado de um brasileiro na história. Foto: ITTF

Mas a China não é a China no tênis de mesa por acaso. O número nove do mundo soube sofrer quando necessário e achar brechas na baixa de intensidade física de Hugo Calderano para gradualmente impor seu jogo. Passo a passo, Jingkun encontrou formas de imprimir dificuldades para Hugo converter os pontos quando sacava, aplicou golpes de mais potência e precisão e tomou o protagonismo das ações.

"É doído, especialmente porque o Hugo se dedica 100% todos os dias para obter resultados especiais. Ele sempre respeita o estilo de jogo dele e faz o melhor para impor suas ferramentas. Sabemos que isso vai nos trazer o retorno que buscamos, não sabemos quando exatamente. Vamos continuar a trabalhar e tenho certeza de que o Hugo vai evoluir de novo"
Jean-René Mounie, técnico de Hugo Calderano 

Nessa toada, venceu o quarto set por 11/8, atropelou Hugo na quinta parcial (chegou a abrir 8 x 1 e fechou em 11/4). Venceu novamente o sexto game por 11/8 e repetiu o placar no sétimo e decisivo game. A comemoração efusiva do chinês diante da torcida que lotou as dependências do George R. Brown Convention Center ao fim da incrível virada foi o retrato da dimensão do esforço feito pelo chinês para eliminar o brasileiro da competição.

"É doído, especialmente porque o Hugo se dedica 100% todos os dias para obter resultados especiais durante esses eventos-chave, mas temos que parabenizar o Liang Jingkun. Ele fez um jogo incrível. Ganhou as duas últimas etapas do WTT e mostrou o porquê", afirmou Jean-René Mounie, técnico de Calderano. 

"Se tento pegar distancia dessa derrota, a campanha é bem positiva. O Hugo nunca escapa do caminho decidido. Sempre respeita o estilo de jogo dele e faz o melhor para impor suas ferramentas. Sabemos que isso vai nos trazer o retorno que buscamos, não sabemos quando exatamente. Vamos continuar a trabalhar e tenho certeza de que o Hugo vai evoluir de novo. O Brasil pode ficar muito orgulhoso dele", completou. 

Revanche

Na semifinal, Liang Jingkun terá um reencontro com o número 1 do mundo, o também chinês Fan Zhendong, atual vice-campeão olímpico. Os dois disputaram a fase de quartas de final no Mundial de Budapeste, na Hungria, em 2019. Naquela ocasião, Jinkgun levou a melhor.

Para chegar ao grupo dos quatro melhores, Fan Zhendong, cabeça de chave número 1 do torneio, eliminou seu compatriota Wang Chuqin por 4 sets a 2. Do outro lado da chave semifinal, o duelo será entre o  veterano alemão Timo Boll e o jovem talento sueco Truls Moregard.

Melhor campanha

Mesmo com o resultado adverso e "doído" diante das circunstâncias, Hugo sai do Mundial com a melhor campanha de um brasileiro na história. Cabeça de chave número três do torneio, Hugo iniciou a caminhada no Mundial na fase dos 64 melhores com vitória por 4 sets a 1 sobre o português João Monteiro. Na sequência, passou pelo belga Cedric Nuytinck numa batalha de 4 sets a 3. Nas oitavas de final, superou o esloveno Darko Jorgic por 4 sets a 1.

Assim como ocorreu nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no entanto, o brasileiro encerra a participação entre os oito melhores, um degrau abaixo do pódio.

Recentemente, Calderano se tornou o atleta das Américas com a melhor marca no ranking mundial em todos os tempos. Ele igualou o norte-americano Sol Schiff, considerado o número 4 do mundo na temporada de 1938, e atingiu, assim, um patamar que não era conquistado por atletas do continente havia 83 anos.

Dos Estados Unidos, Hugo Calderano segue para Singapura. Lá, disputará o WTT Cup Finals, torneio que reúne apenas os 12 principais mesa-tenistas do mundo a partir do dia 4 de dezembro.

Gustavo Cunha - rededoesporte.gov.br