Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Caio Bonfim chega ao 10º título consecutivo da Copa Brasil de Marcha Atlética

Atletismo

15/03/2021 10h59

Atletismo

Caio Bonfim chega ao 10º título consecutivo da Copa Brasil de Marcha Atlética

Qualificado para Tóquio, brasiliense confirmou favoritismo nos 20 km e anunciou que será pai pela segunda vez. No feminino, a vitória foi da carioca Viviane Santana Lyra

O brasiliense Caio Bonfim (CASO) confirmou seu amplo favoritismo e conquistou o 10º título consecutivo na prova dos 20 km da Copa Brasil de Marcha Atlética, disputada na manhã deste domingo (14.03), em um circuito de 1.000m montado no estacionamento do Bragança Garden Shopping, em Bragança Paulista (SP). A competição abriu o calendário nacional da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) de 2021.

Qualificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2021 e integrante da categoria Pódio, a principal do programa Bolsa Atleta do Governo Federal, Caio completou as 20 voltas no circuito em 1h23min59s e assumiu a liderança do Ranking Brasileiro deste ano. Ele dedicou a vitória a sua mulher, Juliana, que está grávida do segundo filho. O primeiro é Miguel, que completará em breve dois anos. “Apesar de todas as dificuldades que estamos vivendo em época de pandemia, é muito bom ser pai outra vez”, disse o marchador, que comemorou o título com os dois polegares na boca, numa homenagem aos filhos e a esposa.

15032021_marcha_atletica32.jpg
Caio Bonfim chegou ao décimo título seguido. No feminino, vitória foi de Viviane Santana. Foto: Wagner Carmo/CBAt

Caio teve em sua cola, durante boa parte da prova, o catarinense Matheus Gabriel Correa (AABLU), que terminou na segunda colocação (1h24min43s). Lucas Mazzo (CASO) ficou em terceiro lugar (1h31min22s). Os três estão qualificados para a disputa da Copa Pan-Americana de Marcha Atlética, marcada para os dias 8 e 9 de maio em Guayaquil, no Equador.

“Esta foi a Copa Brasil em que mais me preparei. Estou desde dezembro treinando bem. A participação do Matheus (segundo colocado) foi importante, elevou o nível. Se ele seguir nesse ritmo, vai conseguir o índice para a Olimpíada. Seria ótimo ter um companheiro no Japão”,
Caio Bonfim, marcha atlética

“Esta foi a Copa Brasil em que mais me preparei. Estou desde dezembro treinando muito bem. A participação do Matheus foi importante, elevou o nível. Parabéns ao Matheus. Se ele continuar nesse ritmo, vai conseguir o índice para a Olimpíada. Seria ótimo ter um companheiro no Japão”, comentou Caio, que completa 30 anos na sexta-feira (19.03). Ele foi medalha de bronze nos 20 km do Mundial de Londres-2017, quarto colocado nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, e tem duas medalhas em Jogos Pan-Americanos (bronze em Toronto-2015 e prata em Lima-2019).

Já Matheus, de 21 anos, ficou contente com a opinião de Caio. “Muito bom ter esse incentivo. O Caio é uma referência. Costumo ver os vídeos dele no Youtube”, lembrou o atleta, que faz marcha desde os 13 anos e é orientado por Ivo da Silva, em Blumenau. “Esta foi minha segunda competição do ano, disputei uma prova em Timbó, Santa Catarina, e consegui praticamente o mesmo tempo.”

Nos 20 km feminino, a carioca Viviane Santana Lyra (AEFV) liderou a prova de ponta a ponta e venceu com tranquilidade, com o tempo de 1h40min38s. Este foi seu quarto título da Copa Brasil (já havia vencido os 20 km, 35 km e 50 km). “O objetivo era se classificar para a Copa Pan-Americana e consegui”, afirmou a atleta, que treina no Centro do Time Brasil, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), enquanto a pista da Aeronáutica, no Rio, está fechada no momento.

Emily Pistor (UCA), com 1h46min02s, e Elianay Santana Barbosa (CASO), com 1h47min11s, ficaram na segunda e terceira colocações e também se classificaram para a Copa Pan-Americana do Equador.

A Copa Brasil de Marcha Atlética seguiu todos os protocolos de segurança sanitária recomendados pelo Plano São Paulo do Governo. Todos os participantes só não usaram máscara durante a competição. Todas as pessoas que permaneceram no perímetro do percurso, além da máscara, procuraram manter o distanciamento físico.

15032021_erica.jpg
Érica Sena tem vaga garantida em Tóquio na prova de 20km da marcha atlética. Foto: Wagner Carmo/CBAt

Recorde de Érica Sena

Também neste fim de semana, a pernambucana Érica Sena (Pinheiros), radicada em Cuenca, no Equador, participou como convidada da prova dos 35 km do Campeonato Nacional de Marcha Atlética do país, na cidade de Macas. Também integrante da categoria Pódio do Bolsa Atleta, Érica fez a melhor marca sul-americana da distância, com 2h51min11s. O melhor tempo anterior era da equatoriana Paola Pérez, com 2h54min40s, obtido em Taicang, na China, em 2018.

“Foi minha primeira prova de 35 km e sei que posso melhorar muito ainda. Por ser a primeira experiência estou contente”, disse a multicampeã brasileira na marcha, qualificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2021 nos 20 km. “Consegui também o índice para o Mundial do Oregon de 2022", comemorou.

Às vésperas de embarcar para o Camping Internacional de Treinamento da CBAt/COB em Chula Vista, na Califórnia, Estados Unidos, Érica comentou: “Queria fazer um treino de qualidade e me senti bem durante a prova e vi que dava para fazer a marca para o Mundial. Fiquei extremamente feliz.”

Érica é a melhor marchadora da história do País. Foi quarta colocada nos Mundiais de Londres-2017 e de Doha-2019 e sétima nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, além de medalhista em Jogos Pan-Americanos. Ela é treinada pelo marido Andrés Chocho, recordista sul-americano dos 50 km marcha.

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo