Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasileiras perdem o bronze para o Canadá no futebol feminino

Futebol

19/08/2016 18h11

Futebol feminino

Brasileiras perdem o bronze para o Canadá no futebol feminino

Ainda sentindo a derrota da semifinal para as suecas, seleção brasileira feminina de futebol não apresenta bom desempenho e termina o Rio 2016 fora do pódio

O sonho da inédita medalha acabou de maneira frustrante para a seleção brasileira feminina de futebol no início da tarde desta sexta-feira (19.08), em São Paulo. Após perder o jogo que valia vaga para a final olímpica (nos pênaltis contra a Suécia), dentro de um Maracanã lotado, as meninas do Brasil não conseguiram superar as canadenses e deixaram escapar o bronze na derrota por 2 x 1.

Mais uma vez, a equipe contou com o apoio do torcedor, que marcou forte presença na Arena Corinthians, com quase 40 mil espectadores. As visitantes conseguiram neutralizar a pressão, o plano tático das brasileiras e foram oportunistas para finalizar. O Brasil teve mais posse de bola no primeiro tempo, mas os lances de perigo vieram sempre por parte das adversárias, que abriram o placar aos 25 minutos.

Frustração da equipe feminina do Brasil. Seleção perdeu a chance de chegar à final e também caiu na disputa do bronze. Foto: Getty Images

No segundo tempo, o treinador brasileiro, Oswaldo Alvarez, o Vadão, mexeu bastante no time com o objetivo de dar mais velocidade ao grupo. Contudo, as canadenses seguiram superiores e ampliaram aos sete minutos. O Brasil conseguiu diminuir aos 33 com o gol da atacante Beatriz, mas o tempo já não era suficiente para que Marta e companhia conseguissem um empate que levasse a partida à prorrogação: 2 x 1 para o Canadá. 

“Eu quero pedir desculpas por não ter conseguido levar esse bronze. É a minha última participação, mas o que eu puder fazer para ajudar essas meninas, dentro ou fora das quatro linhas, vou fazer com certeza”
Formiga

Visivelmente emocionada após a derrota, Marta agradeceu pelo apoio do torcedor e disse que o grande objetivo da seleção era o ouro, mas que, acima disso, o pensamento em melhorar e fortalecer a modalidade deve continuar. “Nós lutamos diariamente para fazer o que mais amamos. É claro que não era esse o resultado que a gente queria, mas agradeço de coração essa torcida maravilhosa que nos apoiou em todos os jogos e quero pedir que os brasileiros continuem torcendo pelo futebol feminino. Nós precisamos muito de vocês”, desabafou a capitã.  

Para a meio campista Formiga, jogadora mais experiente da seleção, com seis Olimpíadas na bagagem, a despedida teve gosto amargo. “Eu quero pedir desculpas por não ter conseguido levar esse ouro e agora nem o bronze. É a minha última participação, mas o que eu puder fazer para ajudar essas meninas, dentro ou fora das quatro linhas, vou fazer com certeza”, disse a veterana, em tom de despedida.  

Esta é a segunda edição olímpica consecutiva que o Canadá fica com a medalha de bronze. Em Londres 2012, a seleção canadense conquistou a terceira colocação ao bater a França por 1 x 0. O ouro seria disputado ainda na tarde desta sexta, entre Suécia x Alemanha, no Maracanã.  

Valéria Barbarotto, brasil2016.gov.br