Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasileiras fazem dobradinha com índice olímpico nos 100m com barreiras

Atletismo

16/05/2016 20h26

Evento-teste

Brasileiras fazem dobradinha com índice olímpico nos 100m com barreiras

Fabiana Moraes faz 12s91 e Maila Machado 12s99, abaixo dos 13s exigidos para participar dos Jogos Rio 2016. Brasil vence pela nona vez uma edição do Ibero-Americano de Atletismo

Dobradinha brasileira nos 100m com barreiras. Foto: André Motta/brasil2016.gov.br

Gol aos 45 minutos do segundo tempo, valendo título de campeonato. Foi assim que Maila Paula Machado comparou o resultado de 12s99 obtido nos 100m com barreiras, nesta segunda-feira (16.05), na última etapa do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo. A marca foi um centésimo abaixo do índice olímpico (13s). A festa foi ainda maior porque Fabiana Moraes também garantiu participação nos Jogos Rio 2016, com o melhor tempo da noite: 12s91. Dobradinha brasileira no Estádio Olímpico, o Engenhão, no Rio de Janeiro.   

“Tem coisa melhor que fazer o índice olímpico a um centésimo? Não tem sensação melhor. Estou muito feliz, porque a última vez que corri 12s foi em 2006, há dez anos. Você não imagina o que é ver no placar o comecinho 12. Não importa se é 12s99. Hoje, só eu e ela (apontou para Fabiana) fazemos esse tempo. Estou grata por ter saído esse índice da forma que foi e onde foi”, comemorou Maila.

A atleta não estava na lista inicial da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para a disputa. No entanto, a titular Adelly Santos teve que ser substituída devido a uma contusão de última hora. Maila vinha de um período difícil, ficou um ano sem treinar, fazendo reabilitação após passar por uma cirurgia no tendão de Aquiles do pé esquerdo no final de 2013. “O que viesse eu estava satisfeita. Estava feliz pelo meu retorno”, disse. “O ano passado eu treinei, mas não da forma que eu tinha que treinar. Aí consegui fazer uma base inteira, que era o que eu estava pedindo para o meu treinador (o cubano Santiago Antunes). Não senti dor e agora a gente vê o resultado”.

A corredora vai para a sua terceira Olimpíada, já que competiu em Atenas 2004 e Pequim 2008. Mas, aos 35 anos, os Jogos Rio serão diferentes: “Esta terá um gosto especial”, resumiu.

» Pista do Engenhão passa no teste do Altetismo
» Do Chade para Lavras, a obstinação de Youssouf em busca do sonho olímpico

Fabiana Moraes vibrou muito com o índice olímpico. Foto: André Motta/brasil2016.gov.br

Correndo para a galera

A carioca Fabiana Moraes estava próxima de conseguir o índice olímpico nos 100m com barreiras. No entanto, a prova de hoje serviu como uma retomada para a atleta, que cruzou a linha de chegada em primeiro. “Acho que eu vinha errando 70% da parte técnica nos treinos e nas competições. Vinha perdendo para todo mundo. Não aguentava mais perder pra essa mulherada que estava aí hoje”.

Quando o resultado apareceu no placar, ela gritou, pulou, deitou na pista. “Eu não sabia que tinha vencido a prova. Vi que tinha alguém do meu lado na hora que eu desci da barreira, mas tive tranquilidade e paciência para fazer tudo que vinha treinando e para fazer a chegada certa. Muita gente perde a corrida na chegada”. Para terminar, ela comemorou junto à torcida.

“Estou muito feliz por estar aqui, em casa, com essa torcida - minha família, os técnicos que me iniciaram no atletismo. Todo mundo aí o tempo todo, desde lá fora até entrar no estádio. Até o árbitro! É gente que me viu crescer nesse Rio de Janeiro, que viu minhas lutas”, disse ao celebrar a primeira Olimpíada da carreira.

Com as medalhas da noite desta segunda-feira, o Brasil conquistou o nono título em 17 edições do Ibero-Americano de Atletismo, competição válida como evento-teste para os Jogos Rio 2016. A seleção brasileira somou 52 medalhas nos três dias do torneio, que reuniu mais de 400 participantes de 25 países. Foram 16 ouros, 17 pratas e 19 bronzes.


Índices conquistados no Ibero-Americano

Além de Fabiana Moraes e Maila Machado nos 100m com barreiras, outros quatro brasileiros conquistaram índice para o Rio 2016 no Campeonato Ibero-Americano. Nos 800m, Lutimar Paes e Kleberson  Davide superaram a marca mínima de 1m46s, respectivamente com os  tempos de 1m45s42 e 1m45s79. Jailma Lima vai representar o país na prova dos 400m. A corredora alcançou a marca de 51s99, abaixo dos 52s20 exigidos.

Nos 200m, Kauiza Venâncio fez a marca de 23s18, superando o índice de 23s20. A atleta se junta a Ana Cláudia Lemos, Rosângela Santos e Vitória Rosa, que já haviam obtido o mínimo para o Rio 2016. Podem ser inscritas nos Jogos Olímpicos somente três atletas por prova. Sendo assim, segundo os critérios da CBAt, serão convocadas a campeã do Troféu Brasil e as duas primeiras do ranking em 2016, desde que tenham o índice. O período de reconhecimento das marcas mínimas começou em 1º de maio de 2015 e vai até 3 de julho de 2016, quando termina o Troféu Brasil.

Ana Cláudia Lemos está suspensa por cinco meses, contados a partir de 3 de fevereiro, por ter sido pega no doping. O período se encerra justamente no Troféu Brasil, mas, segundo a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), a Agência Mundial Antidopagem (Wada, na sigla em inglês) vai recorrer.

Gabriel Fialho, brasil2016.gov.br