Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil termina Copa do Mundo de tênis de mesa entre as oito melhores seleções

Atletismo

08/11/2019 11h39

Tênis de mesa

Brasil termina Copa do Mundo de tênis de mesa entre as oito melhores seleções

Equipe nacional foi superada nas quartas de final pela Coreia do Sul por 3 x 1 na competição realizada em Tóquio

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil termina a Copa do Mundo de Equipes de Tênis de Mesa entre os oito primeiros colocados. Na madrugada desta sexta-feira (8.11), no Ginásio Metropolitano de Tóquio, no Japão, a equipe comandada pelo técnico Francisco Arado foi superada pela Coreia do Sul, nas quartas de final do torneio masculino, por 3 a 1. Sexta melhor equipe do mundo no ranking mundial, a Seleção Brasileira foi a última a ser eliminada nesta fase. Com isso, quatro times asiáticos decidirão o título: China, Japão, Taiwan e Coreia do Sul.

Eric Jouti foi o destaque da equipe no confronto, e venceu o duelo contra o número 18 do mundo. Foto: ITTF

No jogo de duplas, um desafio grande para Eric Jouti e Gustavo Tsuboi: nada menos do que a dupla número 1 do mundo da atualidade, Jeoung Youngsik e Lee Sangsu. E eles não estavam para brincadeira: tiraram os brasileiros da zona de conforto desde o início. Errando muito, Jouti e Tsuboi viram os sul-coreanos abrirem 11 x 2 no primeiro set e marcarem 5 x 0 logo no início da segunda parcial, quando finalmente começaram a entrar no jogo.

No terceiro set, Jouti e Tsuboi melhoraram a recepção e os contra-ataques, conseguindo uma boa vitória. O jogo continuou bom para os brasileiros, que mantiveram o confronto equilibrado até quase o final do quarto set, com triunfo de Youngsik e Sangsu, que fecharam em 3 a 1 (2/11, 4/11, 11/6 e 8/11).

Vitor Ishiy foi para a mesa, com mais uma dura missão. O adversário era Jang Woojin, número 14 do ranking mundial. Fez um bom primeiro set, mas ainda insuficiente para incomodar. Começou a se destacar no segundo set, jogando de forma agressiva e quebrando a maioria dos serviços do sul-coreano, até pouco mais da metade da parcial, quando não manteve a mesma intensidade e permitiu a virada. No terceiro, Ishiy caiu de produção e Woojin fechou em 3 x 0 (6/11, 8/11 e 4/11).

Lee Sangsu, 18° do ranking, foi o adversário de Eric Jouti no terceiro confronto da madrugada. Um duelo que iniciou equilibrado no primeiro set, com o brasileiro sendo perfeito nos momentos finais, fechando em 11 x 7. O segundo set foi praticamente idêntico: equilibrado desde o início, com Jouti aproveitando os erros do adversário e sendo preciso nos momentos decisivos, após 8 a 8 no placar.

Mas ainda faltava um set para confirmar a vitória. O brasileiro não manteve o mesmo desempenho diante de um adversário que passou a dificultar muito nos serviços e contra-atacar de forma mais agressiva. O sul-coreano chegou a estar vencendo por 8 x 0 e fechou a terceira parcial com facilidade.

Jouti "voltou" para o jogo no quarto set. E, assim como acontecera nas duas primeiras parciais, o equilíbrio foi grande até quase o final. Mais uma vez, o brasileiro teve muita frieza nos momentos decisivos e garantiu a vitória na partida, por 3 a 1 (11/7, 11/8, 4/11 e 11/8).

No quarto jogo, Gustavo Tsuboi enfrentou Jang Woojin, precisando vencer para levar a decisão para o quinto confronto. Começou bem, confirmando os dois primeiros serviços, mas permitiu a virada para 6 x 2. Era tarde para uma reação, e o sul-coreano administrou bem a primeira parcial. No segundo set, Woojin foi absoluto. Tsuboi reagiu no terceiro set, mas o oponente foi melhor nos momentos finais e fechou o confronto em 3 a 0 (6/11, 1/11 e 7/11).

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa