Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil tem 19 atletas no Mundial de Judô, a partir desta quinta (06.10)

Judô

04/10/2022 18h59

Judô

Brasil tem 19 atletas no Mundial de Judô, a partir desta quinta (06.10)

Serão sete dias de competições individuais e uma por equipes em Tashkent, no Uzbequistão. Seleção tem sete estreantes

A Seleção Brasileira está pronta para o Mundial de Judô. A delegação nacional chegou a Tashkent, capital do Uzbequistão, com uma delegação de 19 atletas, entre eles sete estreantes. Serão sete dias de competições individuais um dia, o último, por equipes mistas.

Guilherme Schimidt venceu duas etapas do circuito internacional em 2022, uma delas na Hungria. Foto: Kulumbegashvili Tamara/ IJF

Na equipe feminina, há três novos nomes representando o Brasil: Luana Carvalho (70kg), Amanda Lima (48kg) e Jéssica Lima (57kg), que, em seu primeiro ano na seleção principal já conquistou o título pan-americano e um bronze em Grand Slam, na etapa de Antalya, na Turquia.

“Eu me preparei a vida toda para essa competição, nos últimos dois meses intensificamos a parte física, onde acredito que seja um dos meus pontos fortes. Ter pegado no quimono da maioria das atletas que estarão lá foi fundamental. O nível é altíssimo, mas com os resultados que obtive, acredito que tenho potencial e que posso lutar de igual para igual”, projeta Jéssica, atleta da Sogipa.

AGENDA

Quinta-feira, 06.10: Amanda Lima (48kg) e Allan Kuwabara (60kg)
Sexta-feira, 07.10: Larissa Pimenta (52kg), Eric Takabatake (66kg) e Willian Lima (66kg)
Sábado, 08.10: Rafaela Silva (57kg), Jéssica Lima (57kg) e Daniel Cargnin (73kg)
Domingo, 09.10: Ketleyn Quadros (63kg) e Guilherme Schimidt (81kg)
Segunda-feira, 10.10: Maria Portela (70kg), Luana Carvalho (70kg), Rafael Macedo (90kg) e Marcelo Gomes (90kg)
Terça-feira, 11.10: Mayra Aguiar (78kg) e Rafael Buzacarini (100kg)
Quarta-feira, 12.10: Beatriz Souza (+78kg) e Rafael Silva “Baby” (+100kg)
Quinta-feira, 13.10: Equipes Mistas

Primeiro do ciclo

O Mundial de Tashkent é o primeiro do ciclo olímpico de Paris 2024. O pódio rende aos medalhistas de ouro, prata e bronze respectivamente 2000, 1400 e 1000 pontos no ranking mundial — um importante passo para a caminhada de classificação para os Jogos da França.

A Seleção Masculina, por outro lado, terá quatro estreantes: Allan Kuwabara (-60kg), Juscelino Nascimento (+100kg), Marcelo Gomes (-90kg) e Willian Lima (-66kg).

Juscelino, 30, é do Minas Tênis Clube e foi campeão nas duas últimas edições do Brasileiro Sênior. Além disso, em abril foi campeão Pan-Americano por equipes — formato que disputará em Tashkent. Já Allan, 30, é atleta do Pinheiros, foi campeão do Grand Slam de Brasília em 2019, e, no fim do ano passado, venceu a Seletiva Olímpica Nacional.

Willian Lima e Marcelo Gomes, ambos com 22 anos, são os caçulas da Seleção Masculina, ao lado de Guilherme Schimidt (-81kg), de 21. Schimidt, aliás, é um dos destaques da equipe. “Neste Mundial vou trazer minha melhor versão em busca da medalha de ouro”, afirmou o atleta, dono dos únicos ouros brasileiros em Grand Slam no ano.

O judoca do Minas Tênis Clube garantiu o primeiro título de 2022 no Grand Slam de Antalya, no início de abril. A medalha de ouro veio em cima do turco Vedat Albayrak, atual número três do mundo, após uma campanha de seis vitórias. Ainda no mesmo mês, conquistou o ouro no Campeonato Pan-Americano - Oceania, realizado no Peru — o segundo da carreira.

Já na primeira quinzena de julho, durante o Grand Slam de Budapeste, Schimidt colocou sua terceira medalha de ouro no peito. Nas semifinais, venceu novamente Vedat Albayrak e, na decisão, em um combate estudado, forçou três punições ao azebe Saeid Mollaei, campeão mundial e atual vice-campeão olímpico. Com os 1000 pontos da conquista, o brasileiro subiu duas posições no ranking mundial — de sexto colocado, foi para quarto.

“Minha expectativa é a melhor possível [para o Mundial]. Esse ano pude fazer vários treinamentos e competições, nos quais enfrentei os principais atletas da minha categoria. Ganhar de campeões mundiais e medalhistas olímpicos me fez ter cada vez mais confiança”, disse.

Fonte: Confederação Brasileira de Judô