Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil inicia o Mundial de Bocha Paralímpica com sete vitórias

Bocha

07/12/2022 09h22

Bocha paralímpica

Brasil inicia o Mundial de Bocha Paralímpica com sete vitórias

Seleção brasileira conta com 11 atletas, entre eles medalhistas paralímpicos e quatro estreantes

O primeiro dia de competição da Rio de Janeiro 2022 World Boccia Championsphis, nesta terça-feira, 6.12, foi de saldo positivo para a seleção brasileira, com sete vitórias nacionais. Dez dos 11 convocados entraram em quadra no campeonato mundial, que vai até a próxima terça na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro.

No BC1 feminino, Andreza Vitória ganhou de Yushae Andrade, de Bermudas, por 5 a 3. Letícia Karoline, também pernambucana como a líder do ranking mundial nesta classe, fez sua estreia no torneio. Nativa de Caruaru, Letícia perdeu por 3 a 2 para a argentina Ailen Flores. Na mesma classe, entre os homens, Zé Carlos atropelou. Com o placar de 11 a 1, o atleta de Uberaba (MG) ganhou do japonês Takumi Nakamura.

Foto: Bruno Maia/ANDE

Entre os atletas BC2, Maciel Santos, líder do ranking mundial, ganhou de 8 a 1 do sul-coreano Minkyu Kwak. Já o estreante Iuri Tauan só vai entrar em quadra nesta quarta, 7/12.

Um momento emocionante do dia entre os brasileiros foi a vitória de virada de Evani Calado. A campeã paralímpica pela classe BC3 nos Jogos Rio 2016 ganhou de 4 a 2 da japonesa Keiko Tanaka. A segunda representante do Brasil na classe, também campeã paralímpica em 2016, Evelyn Oliveira, passou fácil no primeiro jogo: o placar foi  de 18 a 0 contra Elanza Jordaan, da África do Sul.

Entre os homens da BC3, Mateus Carvalho, que vive o segundo mundial da carreira, venceu de 9 a 0 do egípcio Abdelrahman Saad. Já Antonio Leme, o 'Tó', perdeu na estreia deste mundial, com vitória para de 7 a 1 para Tah Wah Tse, de Hong Kong.

O único brasileiro a entrar em quadra duas vezes neste primeiro dia de competição foi Eliseu dos Santos, da classe BC4, que ainda não venceu (8 a 1 contra o israelense Gershon Haimov e perdeu no desempate de 2 a 2 para Ritthikrai Somsanuk, da Tailândia). Na competição feminina, Josi Silva venceu a chilena Norma Concha por 8 a 0.

Nesta quarta-feira, 7, o dia de competição começa às 9h30, com transmissão ao vivo no Youtube da ANDE.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Agência Digitalle