Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil fecha primeira janela das eliminatórias com duas vitórias sobre o Chile

Basquete

29/11/2021 11h24

Basquete

Brasil fecha primeira janela das eliminatórias com duas vitórias sobre o Chile

Seletiva reserva sete vagas para as Américas no Mundial de 2023, que será sediada por Japão, Filipinas e Indonésia

A Seleção masculina de basquete fechou a primeira janela das Eliminatórias da Copa do Mundo 2023 com 100% de aproveitamento. No último sábado, o Brasil bateu o Chile por 81 x 55, em Buenos Aires, na Arena Obras Sanitarias, e começou com tudo o torneio que dá sete vagas no Mundial que será disputado no Japão, Filipinas e Indonésia. Assim como no primeiro jogo, na sexta-feira (77 a 53), a Seleção dominou do fim do segundo quarto em diante, impôs seu poderio ofensivo e físico e fechou bem a partida.

Os destaques desse segundo duelo foram os pivôs. Lucas Mariano teve 17 pontos, quatro rebotes e quatro assistências. Tim Soares, em sua primeira convocação, anotou 16 pontos e seis rebotes. Georginho fez dez pontos, com seis rebotes e cinco assistências. Com os resultados, o Brasil lidera o Grupo B ao lado do Uruguai, ambos com duas vitórias.

Foto: CBB/Divulgação

Ao fim do duelo, Tim Soares, filho de pai brasileiro com mãe americana, a ex-jogadora Susan Anderson, falou sobre seus primeiros jogos com o Brasil e a sensação. "Via minha irmã (Stephanie) jogando pela Seleção e o orgulho da minha família com isso. Tinha essa vontade de defender a Seleção Brasileira e queria que a minha família tivesse ogulho de mim também. Estou muito feliz com esse começo e espero voltar para outras janelas", disse Tim.

Na primeira fase, o Brasil está no Grupo B, ao lado também de Colômbia e Uruguai, e volta a jogar em 2022 no mês de fevereiro, nos dias 25 e 28, ainda sem local definido, diante de Uruguai e Colômbia. A terceira janela será entre junho e julho, definindo os classificados para a segunda fase das eliminatórias.

Entenda o sistema

Pelo formato de disputa das Eliminatórias, as 16 Seleções das Américas são separadas na primeira fase em quatro grupos com quatro equipes, formando os Grupos A, B, C e D, com jogos de ida e volta dentro dos grupos, totalizando seis partidas. Os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase, quando serão formados os Grupos E e F, com seis equipes em cada uma, com a seguinte formatação: Grupos A + C formam o Grupo E; e os Grupos B + D formam o Grupo F.

Neste segundo momento, todas as equipes carregam os resultados da primeira fase, e jogam apenas contra equipes que não enfrentaram ainda. Pelo sorteio, o Brasil teria três rivais pela frente no futuro Grupo F, entre Estados Unidos, Porto Rico, México e Cuba, também com jogos de ida e volta. Os três primeiros após o fim dos duelos + o melhor quarto colocado entre os Grupos E e F se classificam para a Copa do Mundo 2023, somando sete postos das Américas.

A Copa do Mundo será entre 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia dividindo o direito de sediar a disputa. A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois melhores de cada grupo avançam para a fase seguinte, quando formam um novo grupo de quatro equipes contra rivais de outra chave. Os dois melhores vão para o mata-mata a partir das quartas de final.

Fonte: Confederação Brasileira de Basquete