Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil fecha Copa América de bocha com título por equipes e duas medalhas nos pares

Bocha

14/12/2021 10h45

Bocha

Brasil fecha Copa América de bocha com título por equipes e duas medalhas nos pares

No total, equipe nacional acumulou 13 medalhas no evento: cinco de ouro, quatro de prata e quatro de bronze

A Seleção Brasileira encerrou a participação na Copa América de bocha, realizada no CT Paralímpico, em São Paulo, com mais três medalhas: ouro na disputa por times mistos (classes BC1/BC2), prata nos pares mistos (classe BC3) e bronze também nos pares mistos, mas na classe BC4. Ao todo, somando as conquistas individuais, o país saiu da competição com 13 medalhas: cinco de ouro, quatro de prata e quatro de bronze.

Maciel Santos, Andreza Vitória e Iuri da Silva celebram o ouro no CT Paralímpico de São Paulo. Foto: Ale Cabral/CPB

Nesta segunda-feira, 13.12, o time formado por Andreza Vitória (BC1), Maciel Santos e Iuri da Silva (ambos BC2) superou o time argentino por 11 x 2 na decisão. A classe BC1 é composta por atletas que possuem opção de auxílio de ajudantes, enquanto a BC2 é de jogadores que não podem receber assistência.

Para chegar à final, os brasileiros derrotaram a equipe do Canadá por 10 a 1 na semifinal. Andreza e Maciel, além de serem campeões em suas classes no individual na Copa América, representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Já Iuri dos Santos fez a estreia pela Seleção na Copa América e conquistou duas medalhas: bronze no individual e ouro por equipes.

Nos pares mistos da BC3, que possibilita o uso de instrumento auxiliar e a ajuda de outra pessoa, os brasileiros Mateus Carvalho e Evelyn de Oliveira, porta-bandeira do Brasil nos Jogos de Tóquio, foram superados por 4 x 2 pelos argentinos na final e ficaram com a prata.

Já na classe BC4, formada por atletas que não recebem assistência, a dupla brasileira Eliseu dos Santos e Ercileide da Silva foi derrotada por 5 x 2 na semifinal pelos canadenses, que conquistaram o ouro posteriormente. Na disputa pelo bronze, os brasileiros derrotaram os mexicanos por 11 x 0.

Individuais

Das oito finais possíveis nas individuais, a Seleção chegou a sete e venceu quatro no sábado, 11.12. Destaque para a classe BC1, na qual a equipe brasileira fez "dobradinha" e conseguiu ser campeã no masculino e no feminino. Entre os homens, José Chagas, bronze nos Jogos de Tóquio, venceu na final o mexicano Eduardo Sanchez Reyes por 5 x 2. Já a jovem Andreza Vitória, 20, superou a argentina Ailen Flores por 6 x 3 e ficou com o título.

Pela classe BC2, Maciel Santos confirmou o favoritismo e conquistou o tetracampeonato das Américas ao derrotar o argentino Luis Cristaldo por 11 x 1. Maciel, que nunca perdeu uma partida oficial pela Seleção jogando no CT Paralímpico, já havia sido campeão do continente no individual também em Kansas 2013, Cali 2017 e São Paulo 2019.

Além do Brasil, país-sede do Regional, outras 11 nações das Américas foram representadas na competição continental: Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México e Peru.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)