Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil faz dobradinha no Mundial de canoagem paralímpica no Canadá

Atletismo

06/08/2022 17h38

Mundial de canoagem paralímpica

Brasil faz dobradinha no Mundial de canoagem paralímpica no Canadá

Igor Tofalini e Fernando Rufino conquistam ouro e prata no VL2 200m. Brasil termina a competição com o terceiro lugar geral

Os brasileiros Igor Tofalini e Fernando Rufino conquistaram o ouro e a prata, respectivamente, na prova VL2 200 m na manhã deste sábado, 6.08, no Campeonato Mundial de canoagem. Neste último dia de disputas em Halifax, no Canadá, também entraram na água Adriana Azevedo, Giovane Vieira de Paula e Mari Santili.

Ao todo, o Brasil conquistou quatro medalhas no Mundial: uma de ouro com Tofalini; duas pratas com Fernando Rufino e Luis Carlos Cardoso (KL1 200 m); bronze com Mari Santilli no VL3 200m. Com isso, o Brasil termina a participação na competição no terceiro lugar no ranking geral, atrás da Inglaterra e da Ucrânia.

Rufino (prata) e Tofalini (ouro): dobradinha nacional em Halifax. Foto: Divulgação


Fernando Rufino e Igor Tofalini estavam lado a lado na raia. No final, Tofalini superou o atual campeão paralímpico com 51s67, 33 centésimos à frente do Cowboy de Aço, que ficou com a prata.

“Quero agradecer toda a nossa equipe, o nosso treinador Thiago Puppo, Felipe, galera de Ilha Comprida, o pessoal de Londrina no Paraná, minha esposa, meu filho que vai nascer, essa vitória é para todos vocês”, dedicou Tofalini.

“Nós já vínhamos brigando desde os treinos, a nossa preparação foi um pouco curta, mas ano que vem vamos estar bem melhor, atleta de verdade é o que veste a camisa e faz acontecer. A “veiarada” do rodeio está firme na remada”, disse Rufino.

O Brasil também esteve presente em outras finais na manhã deste sábado, com Adriana Azevedo no KL1 200m, que ficou em sétimo lugar. Giovane Vieira de Paula também ficou na sétima posição no VL3 200m. Já Mari Santilli foi a oitava colocada no KL3 200m.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)