Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil fatura três ouros em torneio internacional de parataekwondo

Atletismo

08/03/2019 14h36

Parataekwondo

Brasil fatura três ouros em torneio internacional de parataekwondo

Seleção garantiu título nas categorias -58kg, +58kg e -61kg, na classe K44, para deficiência em pelo menos um membro superior

O Brasil conquistou três medalhas de ouro no Aberto dos Estados Unidos de Parataekwondo, disputado na última semana na cidade de Las Vegas. Cristhiane Neves (até 58kg), Débora Menezes (acima de 58kg) e Nathan Torquato (até 61kg) voltaram para casa com os títulos na bagagem, todos na classe K44, para deficiência em pelo menos um membro superior.

Foto: Divulgação/CPB

A paulista Débora Menezes conquistou a medalha de ouro ao vencer a turca Nurcihan Ekinci, por 14 a 6. Débora, 28 anos, nasceu com uma má formação abaixo do cotovelo direito. A atleta também conquistou a medalha de ouro, da categoria acima de 58kg, no Campeonato Mundial de Parataekwondo, disputado em fevereiro, em Antalya, na Turquia.

Cristhiane Neves conquistou a medalha dourada por derrotar a americana Brianna Salinnaro, por 22 a 4. A brasileira de 32 anos sofreu uma amputação no braço esquerdo, abaixo do cotovelo, devido a um acidente de motocicleta, aos 28 anos. No mês passado, Cristhiane também subiu ao pódio, no Mundial da modalidade, ao faturar a medalha de bronze da categoria até 58kg.

O terceiro ouro brasileiro no Aberto do Estados Unidos foi conquistado por Nathan Torquato. O atleta de 18 anos lutou contra Santana Santana, da Espanha, e venceu por 16 a 9. Nathan nasceu na Praia Grande, litoral paulista, com uma má formação no braço esquerdo. No último torneio, o África Open de Parataekwondo, o paulista também faturou a medalha dourada da categoria até 61kg.

O Brasil tem quatro atletas classificados para os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. Débora Menezes, Cristhiane Neves e Nathan Torquato conquistaram suas vagas por meio do ranking mundial da modalidade. Já Bruno Motta (até 75kg) garantiu sua participação no Peru na etapa classificatória para o Parapan, na República Dominicana. A modalidade fará sua estreia em Jogos Paralímpicos na edição de Tóquio, em 2020.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro