Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil fatura mais três bronzes e fecha Mundial com recorde de pódios

Atletismo

11/11/2022 18h55

Tênis de Mesa Paralímpico

Brasil fatura mais três bronzes e fecha Mundial com recorde de pódios

As medalhas desta sexta-feira foram das mesatenistas Sophia Kelmer (Classe 8), Cátia Oliveira (Classe 2) e Bruna Alexandre (Classe 10)

Cátia Oliveira se prepara durante jogo; atleta conquistou sua terceira medalha em Mundiais | Foto: Divulgação/André Soares/CBTM

A seleção brasileira de tênis de mesa paralímpico faturou mais três medalhas de bronze individuais no Mundial da modalidade, realizado em Granada, Espanha, nesta sexta-feira (11.11). Este foi o último dia da competição com atletas do país.

O Brasil fechou o torneio com sete pódios: um ouro e seis bronzes, números históricos, que superam as cinco conquistas obtidas pelos brasileiros em todas as edições anteriores do torneio.

As três medalhas desta sexta-feira foram das mesatenistas Sophia Kelmer (Classe 8), Cátia Oliveira (Classe 2) e Bruna Alexandre (Classe 10). Todas foram eliminadas nas semifinais e, como o torneio não prevê disputa pelo terceiro lugar, elas ficaram com o bronze em suas respectivas classes.

Campeã mundial nas duplas mistas, ao lado de Paulo Salmin, na classe XD17, Bruna foi derrotada pela australiana Qian Yang por 3 sets a 0 (parciais 11/8, 11/8 e 11/1). “A nossa preparação está cada vez melhor, a gente teve tudo e não faltou nada”, disse a atleta. “Durante a fase de preparação tivemos bastante sparrings, além de toda a ajuda da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa e do Comitê Paralímpico Brasileiro”, acrescentou.

Em sua avaliação, a ausência da China pode ter contribuído com o sucesso dos brasileiros, mas não foi o fator preponderante. “Eles são uma potência e sempre chegam nas semifinais. Mas independente da China participar ou não, o Brasil mostrou que está evoluindo cada vez mais”, analisou.

Cátia foi derrotada na semifinal da Classe 2 por Giada Rossi, da Itália, em emocionantes 3 sets a 2. As parciais foram de 7/11, 7/11, 11/7, 11/9 e 5/11. Esta foi a terceira medalha de Cátia em Mundiais. Ela ficou com a prata em 2018, na Eslovênia.

Pelo mesmo placar, Sophia, de apenas 14 anos, vendeu caro a vaga na final da Classe 8 para a norueguesa Aida Dahlen. As parciais foram de 10/12, 4/11, 11/3, 11/8 e 7/11.

Histórico

O primeiro Campeonato Mundial de tênis de mesa paralímpico foi disputado em 1990, em Assen, na Holanda. O tênis de mesa brasileiro subiu ao pódio pela primeira vez em 2014, na sexta edição, na China, faturando também suas três primeiras medalhas. Até a competição deste ano, em Granada, na Espanha, foram cinco conquistas, totalizando um ouro (por equipes), uma prata e três bronzes.

Na atual edição do torneio, o Brasil somou sete medalhas, sendo uma de ouro e seis de bronze. Bruna Alexandre e Paulo Salmin foram ouro na dupla mista (Classe XD17), Cátia Oliveira e Marliane Santos faturaram o bronze na dupla feminina (Classe WD5), enquanto Bruna Alexandre (Classe 10), Cátia Oliveira (Classe 2), Sophia Kelmer (Classe 8), Lucas Arabian (Classe 5) e Paulo Salmin (Classe 7) ficaram com o bronze nas classes individuais.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)