Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil estreia sem medalhas no primeiro dia do World Masters de judô

Judô

12/12/2019 17h40

Judô

Brasil estreia sem medalhas no primeiro dia do World Masters de judô

Competição em Qingdao, na China, encerra calendário de 2019 e vale pontos cruciais na corrida pela classificação olímpica

A última chance de acumular pontos para a corrida olímpica do judô na temporada 2019 teve início nesta quinta-feira (12.12), com o World Masters de Qingdao, na China. Seis brasileiros estiveram no tatame chinês nesta madrugada representando o país no primeiro dia da competição, mas acabaram de fora do pódio.

No feminino, Gabriela Chibana (48kg) enfrentou a alemã Katharina Menz na estreia. A brasileira conseguiu um waza-ari de vantagem, mas acabou sofrendo o ippon da adversária. Larissa Pimenta (52kg) estreou diante de Astride Gneto (FRA) e, em luta equilibrada, foi superada nas punições. Gneto levou a medalha de bronze do Masters ao vencer a vice-campeã olímpica, Odette Giuffrida, da Itália. Só pela participação no World Masters, as duas brasileiras somaram mais 200 pontos no Ranking Mundial.

eric1.jpg
Eric Takabatake (de branco) perdeu na estreia para o mongol Unubold Lkhagvajamts. Foto: IJF

Entre os homens, Felipe Kitadai (60kg) e Phelipe Pelim (60kg) foram responsáveis pelos melhores desempenhos do dia para o judô brasileiro. Ambos começaram com vitória. Kitadai bateu Adonis Diaz (USA), enquanto Pelim venceu Wenzhi Liu (CHN), por ippon.

Na segunda rodada, porém, Kitadai teve pela frente o uzbeque Sharafuddin Lutfillaev, que impôs duas punições ao brasileiro, marcou um waza-ari e, no final, conseguiu ippon para seguir no torneio, onde terminou com o bronze.

Pelim encarou o cazaque Gusman Kyrgyzbayev e começou impondo uma punição no adversário. A leve vantagem, porém, não foi suficiente para impedir o ippon do cazaque no segundo minuto da luta. Com as vitórias na estreia, a dupla brasileira levou 216 pontos para casa.

Eric Takabatake (60kg) enfrentou o mongol Unubold Lkhagvajamts, fez luta bastante equilibrada diante do adversário e levou a decisão para o golden score. Unubold aproveitou a oportunidade e conseguiu um ippon no segundo minuto para avançar de fase.

Já Daniel Cargnin (66kg) estreou na segunda rodada diante do chinês Ziyang Xue. O adversário surpreendeu o brasileiro e finalizou o duelo com um ippon nos segundos iniciais do combate. Ambos saem de Qingdao também com os 200 pontos de participação.

Segundo dia

A madrugada desta sexta-feira (13.12) reserva mais quatro estreias de brasileiros no World Masters de Qingdao. Alexia Castilhos (63kg), Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg) e Eduardo Yudy (81kg) vestem o quimono e representam o país no segundo dia da competição.

Alexia enfrenta a chinesa Jing Tang (CHN), enquanto Ketleyn luta com Geke Van Den Berg (NED). Na categoria Médio feminina, Portela tem pela frente a britânica Gemma Howell, enquanto nos homens, Yudy duela contra o português Anri Egutidze (POR).

As lutas do segundo dia do World Masters Qingdao começam às 23h30 desta quinta-feira, e a fase final da competição está prevista para às 6h (horários de Brasília), com transmissão do site live.ijf.org de forma gratuita. Por restrições de transmissão, a Federação Internacional de Judô exibe apenas as finais ao vivo em seu portal neste World Masters.

Fonte: Confederação Brasileira de Judô (CBJ)