Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil é superado pela Austrália, está fora de Tóquio e já planeja Paris 2024

Basquete

09/02/2020 15h51

Basquete

Brasil é superado pela Austrália, está fora de Tóquio e já planeja Paris 2024

Equipe nacional terminou a seletiva em Bourges com três derrotas e não tem mais chances de disputar os Jogos Olímpicos de 2020

A seleção brasileira feminina foi superada pela Austrália por 86 x 72 no Pré-Olímpico de Bourges, na França, na tarde deste domingo, e não conseguiu a classificação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. O time brigou os quatro períodos, mas não foi possível triunfar diante da segunda colocada no ranking Mundial. Porto Rico, França e Austrália avançam para os Jogos Olímpicos na chave em Bourges.

Equipe brasileira lutou, mas não foi suficiente para conquistar a vaga olímpica. Foto: FIBA

A cestinha brasileira foi Damiris Dantas, com 21 pontos e seis rebotes. Érika anotou 17 pontos, com nove rebotes. Tainá Paixão teve 20 pontos. A cestinha do jogo foi a pivô australiana Cambage, com 29 pontos e sete rebotes, além de cinco tocos.

"Eu tenho orgulho dessas meninas. Fizemos um jogo de igual para igual com a vice-campeã do mundo. É claro que é triste ficar de fora da Olimpíada, mas fizemos um bom trabalho nos últimos sete meses e essas meninas evoluíram demais, de forma impressionante até mesmo quando comparo com times masculinos que dirigi", afirmou o técnico José Neto.

O jogo realmente decisivo para as pretensões brasileiras foi o de estreia, contra Porto Rico. Na ocasião, a seleção dominou as ações em três dos quatro períodos, mas cedeu à pressão das adversárias na última etapa e a partida foi para a prorrogação. No tempo extra, o Brasil não conseguiu ter consistência e acabou superado por 91 x 89. No jogo seguinte, o Brasil não conseguiu fazer frente à França, dona da casa na seletiva para Tóquio, e perdeu por 89 x 72.

Futuro

A partir da próxima semana, o planejamento será voltado para o Sul-Americano adulto, em maio, classificatório para a AmeriCup de 2021. Essa, classificatória para os dois Pré-Mundiais continentais.

Há sete meses, a seleção feminina estava desacreditada, muitos avaliavam até ser necessário mais de um ciclo para termos uma seleção competitiva. Com investimento a partir dos recursos da Lei Piva e apoio do COB, a entidade optou pela chegada de uma comissão técnica nova. O Brasil venceu os Jogos Pan-Americanos de Lima, quebrou um jejum que vinha de 1991, além do bronze na AmeriCup e a boa classificação no Pré-Olímpico das Américas.

Para o pré-olímpico, a estrutura de treino contou com atividades no Laboratório Olímpico do COB, treinos na Arena Carioca 1 do Parque Olímpico da Barra, além de treinos físicos no CT do Time Brasil. O time ainda passou uma semana treinando na Sérvia e fez um amistoso duro contra o time da casa, bronze na Rio 2016.

Fonte: Confederação Brasileira de Basquete (CBB)