Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil divulga delegação recorde para os Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015

02/06/2015 10h56

Brasil divulga delegação recorde para os Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015

Líder do quadro de medalhas nas duas últimas edições, país vai contar com 270 atletas no Canadá entre 7 e 15 de agosto

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou na manhã desta terça-feira (02.06) a lista de atletas que vão representar o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015, entre 7 e 15 de agosto. A delegação brasileira conta com 270 nomes confirmados, embora outros três, um do ciclismo e dois do tênis em cadeira de rodas, poderão ser acrescentados mais tarde. O número é um recorde do país para o evento.

Entre os já confirmados, serão 95 mulheres e 175 homens. As maiores delegações serão do atletismo (50 atletas), da natação (40) e do tênis de mesa (28). Os estados com mais representantes em Toronto serão São Paulo, com 100 atletas, Rio de Janeiro, com 38, e Minas Gerais, com 21. O Brasil terá representantes das cinco regiões, de 16 estados e do Distrito Federal.

» Confira a delegação completa do Brasil para o Parapan

O Brasil terá no Canadá várias de suas maiores estrelas paraolímpicas. Os nadadores Daniel Dias e Andre Brasil; a seleção masculina de goalball, atual campeã do mundo; a seleção masculina de futebol de 5, também campeã mundial; o velocista Alan Fonteles, ouro nos 200 m nos Jogos de Londres 2012; e Dirceu Pinto e Eliseu Santos, da bocha são alguns dos nomes confirmados na delegação.

Fotos: CPB
Fotos: CPB#Brasileiros em ação na última edição dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011: 81 ouros, 61 pratas e 55 bronzes
Brasileiros em ação na última edição dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011: 81 ouros, 61 pratas e 55 bronzes

“O Parapan é uma competição especial para mim. Tenho ótimas lembranças da minha primeira participação, quando competi diante do público brasileiro no Rio, em 2007. Quatro anos depois, tive a felicidade de deixar Guadalajara com 11 medalhas de ouro. Não vejo a hora de estar em Toronto”, afirmou Daniel Dias.

Histórico vencedor

Nas duas últimas edições dos Jogos Parapan-Americanos, em Guadalajara 2011 e no Rio de Janeiro 2007, o Brasil encerrou a competição na liderança do quatro de medalhas. Foram 81 ouros, 61 pratas e 55 bronzes no México. Em Toronto, os brasileiros tentarão manter a hegemonia em um evento que terá cerca de 1.600 atletas de 28 países. O Parapan será disputado em 15 modalidades, todas valendo vagas para os Jogos Paraolímpicos Rio 2016.

Foto: CPB
Foto: CPB#O nadador Andre Brasil carregou a bandeira do país na cerimônia de abertura em Guadalajara 2011
O nadador Andre Brasil carregou a bandeira do país na cerimônia de abertura em Guadalajara 2011

“Sabemos que não será fácil continuar em primeiro lugar no quadro de medalhas. O Canadá tem uma nova geração e virá, com certeza, com bastante força, aproveitando o fato de estar competindo em casa. Mas estamos entusiasmados e confiantes em manter a hegemonia nas Américas. Será, sem dúvida, um Parapan de altíssimo nível e um passo importante na nossa preparação para os Jogos Paraolímpicos do Rio”, avaliou o presidente do CPB, Andrew Parsons.

Em Toronto 2015, os Jogos Parapan-Americanos terão duas novidades em relação à última edição, no México. Foram incluídos na lista de modalidades o rúgbi em cadeira de rodas e o futebol de 7, para atletas com paralisia cerebral.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro