Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil conquista primeiro ouro do badminton por equipes na história dos Jogos Sul-Americanos

Badminton

28/05/2018 15h30

Cochabamba 2018

Brasil conquista primeiro ouro do badminton por equipes na história dos Jogos Sul-Americanos

Decisão contra o Peru terminou em 3 x 1 para o time nacional. Modalidade ainda terá disputas individuais e por duplas

Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018

O Brasil conquistou pela primeira vez na história o título por equipes de badminton nos Jogos Sul-Americanos. O quarteto nacional, formado por Ygor Coelho, Artur Pomoceno, Fabiana Silva e Luana Vicente, superou na decisão o time do Peru. A disputa em melhor de cinco no Coliseu Polifuncional Evo Morales, em Cochabamba, terminou em 3 x 1. O ponto decisivo na Bolívia foi anotado pela dupla masculina, que venceu Jose Guevara e Daniel La Torre por 2 sets a 0, com parciais de 21/19 e 21/14. A entrega de medalhas será no dia 31, ao fim das competições individuais e de duplas.

Luana, Ygor, Artur e Fabiana fizeram história em Cochabamba. Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

"A gente já sabia que o Peru tinha uma equipe forte, mas nós também somos. Após o final do terceiro jogo, com vitória deles no individual feminino, a gente tinha que entrar com atenção porque eles são bons em duplas, mas conseguimos nos superar e levar o ouro para o Brasil", afirmou Ygor Coelho, atual número um no ranking das Américas.

A dupla mista, formada por Artur e Luana, abriu o confronto diante dos peruanos Daniel La Torre e Danica Nishimura. O primeiro set foi de recuperação. Artur e Luana tiveram dificuldade iniciais em converter os pontos e deixaram os adversários abrir cinco pontos. Mais consistentes na sequência, os brasileiros buscaram o empate, abriram vantagem e fecharam a parcial com folga: 21/12. A dupla manteve o foco na segunda etapa e fechou o segundo set em 21/14: 1 x 0 no placar geral.

Ygor Coelho, representante brasileiro nos Jogos Olímpicos Rio 2016, foi o segundo a entrar em quadra, no individual. Ele enfrentou o peruano Diego Mini. Com tranquilidade e técnica, venceu o primeiro set por 21 x 9 e o segundo por 21 x 14 para selar 2 x 0 no confronto. A reação peruana veio no individual feminino. Daniela Macias superou Fabiana Silva de virada, por 2 sets a 1, e adiou a decisão para as duplas masculinas. Uma certa tensão ficou no ar porque Ygor e Artur nunca haviam disputado uma competição lado a lado.

De fato, no primeiro set, a falta de entrosamento fino entre os dois apareceu em alguns momentos. O jogo seguiu igual até o final, quando o Brasil conseguiu impor a diferença mínima e fechar em 21/19. Uma breve discussão entre os dois no intervalo aqueceu os ânimos da parceria. "No fim do primeiro set a gente começou a entrar no jogo deles e acelerar demais os movimentos. Isso dificultou as coisas. No intervalo, o Ygor, que estava mais pilhado, me chacoalhou. No fim, um motivou o outro e deu tudo certo", disse Artur.

Adversário forte

O Peru, sede dos Jogos Pan-Americanos 2019, tem história no badminton. Atleta da dupla andina, Daniel La Torre Regal, 20 anos, lembra que desde os anos 1990 o país começou a melhorar o nível e tem seguido forte, mas não o suficiente para deter os brasileiros nesta segunda.

Artur e Ygor derrotaram a dupla peruana na partida decisiva. Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

"Sabíamos do nível do Ygor e do Artur, que são meus amigos. Já jogamos muitas vezes e sabemos que são talentosos, criativos. Tentamos de tudo para conseguir aquele ponto a mais para o Peru, para igualar a série em 2 x 2 e levar a disputa para o quinto jogo, mas não foi possível. O que podemos agora é aprender com os erros e seguir forte para as disputas individuais. Para o ano que vem, no Pan de Lima, estamos treinando forte, motivados por jogar em casa", diz.

No caminho para o título, o Brasil derrotou o Chile por 5 x 0, no sábado. No domingo (27), ainda na fase de grupos, a equipe nacional venceu a Bolívia também por 5 a 0. Já na semifinal, a vitória foi sobre a Venezuela, por 3 x 0.

Confira fotos da conquista brasileira. Imagens disponíveis para download em alta resolução (uso editorial gratuito)

Badminton - 28.07.2018 - Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018

 

Cristiane Rosa e Breno Barros, de Cochabamba, na Bolívia - rededoesporte.gov.br