Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Bombas do Estádio Olímpico de Canoagem Slalom são acionadas em Deodoro

Atletismo

29/09/2015 16h26

Por dentro das obras

Bombas do Estádio Olímpico de Canoagem Slalom são acionadas em Deodoro

Prefeito Eduardo Paes anuncia que instalação será aberta ao público durante o próximo verão para lazer em feriados e fins de semana

As bombas hidráulicas do Estádio Olímpico de Canoagem Slalom foram acionadas, nesta terça-feira (29.09), no Parque Radical do Complexo Esportivo de Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O volume total de água da instalação, que começou a ser enchida em 17 setembro, é de 25 milhões de litros. São quatro bombas para o canal de competição de 250m, e outras três para o canal de treinamento, com 200m.

“Hoje a gente mostra a pista de canoagem slalom completamente pronta. A pista não, o rio e a piscina. Óbvio que ainda tem coisas acontecendo no entorno, mas o essencial está pronto para a gente realizar o evento-teste que vai ocorrer agora em novembro”, disse o prefeito Eduardo Paes, em referência ao Desafio Internacional de Canoagem Slalom, marcado para 26 a 29 de novembro, e que deve contar com a presença de 250 atletas de 40 países.

As obras na instalação, segundo a prefeitura, estão 85% concluídas. Para Eduardo Paes, o acionamento das bombas no equipamento mais complexo de Deodoro mostra que um dos maiores desafios relativos aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foi vencido.

“Eu acho que é um motivo de alegria a gente ver hoje pronto o que talvez fosse a grande crise da Olimpíada. Houve um momento em que o canal foi de certa maneira contestado, a capacidade de a gente entregar, de fazer as coisas no prazo, de maneira correta, e esse desafio foi superado”, disse.


Abertura para a população

Os 25 mil metros cúbicos de água dariam para encher dez piscinas com tamanho olímpico, de 50m de comprimento, 25m de largura e dois metros de profundidade. Dias após o início do enchimento, dezenas de moradores da região invadiram a instalação para nadar na imensa piscina que já se formava no local.

O episódio levou, segundo Paes, a Prefeitura do Rio de Janeiro a tomar a decisão de antecipar a abertura do equipamento para o uso da população. De acordo com o prefeito, após o evento-teste, o local estará disponível para atividades de lazer nos fins de semana e feriados.

“Vai ficar uns quatro meses funcionando. Provavelmente em abril o Comitê Organizador volta a assumir o parque para preparar as Olimpíadas. A gente vai ter então esse verão como ele já aberto. Acabou a Olimpíada, ficará em definitivo. Vamos fazer um negócio chique, com cadeira de praia, barraquinha, food truck subsidiado. Estamos fechando essa programação para compatibilizar com as obras que precisam ser feitas durante o verão”, explicou Paes.

Stefany Soares, 15 anos, que estava em um dos dias de invasão, disse que vai esperar a abertura oficial para aproveitar a piscina outra vez. “Estava muito calor, a gente viu a piscina parada, fomos lá e invadimos. Eles (os policiais) vieram e saímos correndo. Agora vamos esperar. Vai ser ótimo, é um lazer não só pra gente, mas para todo mundo”, contou a moradora do bairro Ricardo de Albuquerque.

Lazer e alto rendimento

O Estádio Olímpico de Canoagem Slalom, no modo legado, terá uso mesclado, para lazer e alto rendimento, e a proposta de funcionamento pós-Jogos será apresentada, segundo Eduardo Paes, em breve, por ele e pelo ministro do Esporte, George Hilton.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), a abertura do equipamento é positiva e pode até estimular a formação de novos atletas, como já ocorreu no Centro de Treinamento de Canoagem Slalom de Foz do Iguaçu (PR).

“A garotada que vem curtir no fim de semana vai andar de bóia cross e vai querer depois aprender a andar no caiaque. Temos o exemplo de Foz do Iguaçu, com o projeto Meninos do Lago, que a Itaipu patrocina, que tem seis anos. Um dos atletas (Felipe Borges da Silva) que provavelmente estará competindo pelo Brasil nasceu no projeto. Vamos transportar a experiência de Foz para cá, conciliando com a equipe de treinamento”, explicou João Tomasini.

» Saiba mais sobre as instalações olímpicas em Deodoro

O presidente da CBCa disse ainda que a  seleção brasileira de canoagem slalom passará a treinar no Rio de Janeiro já no mês que vem. “Nós já vamos vir com a equipe antes do evento-teste. Foz do Iguaçu vai se dedicar ao desenvolvimento, aos juniores e à sub-23, e a equipe principal vai estar morando aqui no Rio a partir de outubro. Já estamos alugando casas aqui ao redor”, informou.

Os recursos para a construção do Estádio Olímpico de Canoagem Slalom estão incluídos no investimento de R$ 846,3 milhões do governo federal para a construção e reforma de instalações em Deodoro. Uma arquibancada temporária com oito mil lugares está prevista no projeto. A execução está a cargo da prefeitura.

Carol Delmazo, brasil2016.gov.br