Você está aqui: Página Inicial / Notícias / BNDES garante estrutura para desenvolvimento da canoagem brasileira

25/11/2014 14h37

BNDES garante estrutura para desenvolvimento da canoagem brasileira

Por meio da Lei de Incentivo, a Academia Brasileira de Canoagem (Abracan) oferece um suporte especial a 33 atletas

São 365 dias por ano convivendo, treinando e evoluindo ao lado dos melhores atletas brasileiros. Desde janeiro de 2013, a canoagem brasileira passou a contar com uma estrutura que, até então, era um sonho: reunir no mesmo local uma seleção permanente.  A Academia Brasileira de Canoagem (Abracan) proporciona a 33 atletas um suporte único, pensado e estudado para que os atletas se dediquem integralmente ao esporte.

CBCa/Divulgação
CBCa/Divulgação # Os principais atletas da canoagem brasileira treinam na seleção permanente
Os principais atletas da canoagem brasileira treinam na seleção permanente

O trabalho começou como uma experiência nova, sendo o primeiro centro de treinamento completo da modalidade no país. Desenvolvida pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), a academia é patrocinada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o valor de mais de R$ 3,5 milhões captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

» Ministério do Esporte homenageia empresas que mais investiram no esporte

O projeto tem o objetivo claro: preparar e manter a equipe da canoagem, por meio de treinamentos permanentes, além de participações em competições nacionais e internacionais, como explica o gerente administrativo da Abracan, Luciano Moraes. “É um processo de evolução tanto para os atletas quanto para a área técnica e administrativa. Atualmente, temos um contato muito mais próximo entre a administração e os atletas. É um trabalho de longo prazo. Essa é a proposta do nosso patrocinador BNDES, que visa proporcionar o desenvolvimento da canoagem ao máximo possível. Tanto que já estamos preparando os atletas das categorias júnior e sub-23 que irão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2020, no Japão”, disse Luciano.

Investimentos

O projeto é voltado para 33 atletas divididos em duas modalidades: caiaque velocidade e canoa. Os esportistas contam com acomodações, alimentação, transporte, estrutura de treino com raia, remo, embarcações, academia e laboratório científico. Os atletas contam com o suporte de equipe médica com fisioterapeuta, dentista, nutricionista, médico e psicóloga.

A ciência do esporte é outro instrumento utilizado pela Academia Brasileira de Canoagem que ajuda no desenvolvimento da modalidade no país. No laboratório de pesquisa do Centro de Desenvolvimento, o doutor Heros Ferreira realiza exames para acompanhar a evolução técnica e biologia dos atletas durante todo o período de preparação para as competições.  

Futuro

A menos de dois anos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a Academia intensifica a preparação dos canoístas de alto rendimento para colocar a canoagem no pódio olímpico. “Aqui estão reunidos os melhores do país. Com os atletas de alto nível convivendo juntos a competitividade é sempre maior. Eles também têm a oportunidade de participar de pelo menos quatro competições internacionais durante o ano para enfrentar os prováveis adversários que irão enfrentar em 2016”, explica o gerente da Abracan.

Os primeiros dois anos do projeto foram desenvolvidos na raia de Guarapiranga, no Yatch Club Paulista, em São Paulo. Atualmente, a seleção permanente está de mudança para Curitiba. O local de treinamento dos canoístas, a partir de janeiro de 2015, será o Parque Náutico do Iguaçu. Segundo Luciano Moraes, a mudança foi para dar mais tranquilidade aos atletas. “Curitiba é uma cidade mais tranquila. Por ser uma cidade muito grande, movimentada e cara, São Paulo tem muitas distrações para os jovens”, explica.  

Resultados

CBCa/Divulgação
CBCa/Divulgação # Isaquías conquistou em 2014 o bicampeonato mundial
Isaquías conquistou em 2014 o bicampeonato mundial

Os frutos dos investimentos começam a ser colhidos. Em 2013, primeiro ano das atividades do projeto, foi histórico para a canoagem brasileira. A dupla Erlon e Ronilson trouxe para o Brasil uma medalha de ouro e outra de prata na terceira etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade na Polônia, e ouro do Sul-Americano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem no Chile.

Já a medalha de ouro e de prata conquistada por Isaquias Queiroz, no Mundial de Canoagem Velocidade na Alemanha, marcou o ano com resultados inéditos para o Brasil.

Neste ano, o jovem Isaquias Queiroz seguiu fazendo história na ao se tornar bicampeão no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2014, disputado na Rússia. O atleta também conquistou em 2014 a medalha de bronze com Erlon de Souza, no C2 Masculino 200m, do mundial.

Prêmio Empresário Amigo do Esporte

No próximo dia 9 de dezembro será realizada a quinta edição da cerimônia do Prêmio Empresário Amigo do Esporte, em São Paulo. O evento é uma homenagem do Ministério do Esporte às empresas e pessoas físicas que mais apoiaram e investiram no esporte nacional por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE).

Até o dia da premiação, e durante a cobertura da solenidade, as redes sociais do Ministério do Esporte (Facebook, Google+, Twitter e Instagram) compartilharão histórias e informações sobre a LEI pela hashtag #AmigoDoEsporte.

Regulamentada em 2007, a LIE permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. Empresas podem destinar até 1% desse valor e ainda acumular com investimentos proporcionados por outras leis de incentivo. O teto para pessoas físicas é de 6% do IR.

Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte