Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Beatriz Souza e Maria Suelen Altheman faturam bronze para o Brasil no Mundial

Atletismo

12/06/2021 16h44

Judô

Beatriz Souza e Maria Suelen Altheman faturam bronze para o Brasil no Mundial

Pesadas garantiram dobradinha neste sábado, último dia de provas individuais. Disputa por equipes fecha a competição neste domingo. Para conquistar a medalha, Suelen superou tabu de 17 derrotas seguidas contra cubana

O Brasil conquistou duas medalhas de bronze neste sábado, 12.06, último dia de competição individual do Mundial que acontece em Budapeste e fecha o ranqueamento olímpico para Tóquio. A dobradinha veio com as pesadas Maria Suelen Altheman e Beatriz Souza, que perderam apenas uma luta e garantiram o único pódio com brasileiros no evento. Rafael Silva "Baby" também lutou pelo bronze, mas terminou em quinto. Eles e o restante da equipe retornam ao tatame neste domingo para a competição por equipes mistas.

A conquista de Maria Suelen foi um dos momentos de grande emoção neste Mundial. Pela primeira vez na carreira, ela desbandou sua grande rival, Idalys Ortiz, de Cuba, e quebrou um tabu histórico no judô. Antes, elas haviam lutado 17 vezes em competições oficiais, com 17 vitórias da cubana.

Beatriz Souza (C) e Maria Suelen (D) no pódio da categoria pesado no Mundial de Budapeste: disputa milimétrica entre as duas pela vaga olímpica brasileira em Tóquio. Foto: Emanuele Di Feliciantonio

Antes do momento histórico no tatame de Budapeste, Suelen bateu Yelizaveta Kalanina (Ucrânia), Mercedes Szigetvari (Hungria) e caiu para Wakaba Tomita (Japão), nas quartas. Em seguida, a brasileira se recuperou na repescagem, venceu Nihel Cheikh Rouhou (Tunísia), que se lesionou durante o combate, e foi para o bronze com Ortiz.

Mais agressiva, Suelen chegou a projetar a cubana duas vezes no tempo normal, mas só no golden score conseguiu a pontuação decisiva. "Saio daqui de alma lavada", expressou Suelen, assim que terminou a luta.

Já Beatriz caminhou até a semifinal batendo Lea Fontaine (França), Ivana Maranic (Croácia) e Nihel Cheikh Rouhou (Tunísia). O único revés foi contra a mesma japonesa que derrotou Suelen, Tomita, em combate apertado vencido pela japonesa por ippon nos últimos segundos. Na luta pelo bronze, Bia imobilizou Jula Tolofua (França) e conquistou sua primeira medalha em Mundiais Sênior. Essa foi sua segunda participação em Mundiais.

Como em Tóquio apenas uma atleta por categoria pode representar o país, a briga entre Suelen e Bia será definida pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). As duas somaram mil pontos no ranking internacional com o bronze. Suelen é a atual número seis do mundo. Bia, a número sete. A diferença de pontuação entre as duas no ranking olímpico é de 420 pontos. Além de resultados esportivos, a CBJ leva em conta para a definição do time brasileiro critérios técnicos. O anúncio oficial do time será na próxima quarta, a partir das 14h.

Rafael Silva com a mão na vaga

Outra disputa acirrada teve um desfecho mais claro no Mundial. Rafael Silva teve um bom desempenho e venceu todas as lutas preliminares até as quartas de final. Ele bateu Andy Granda (Cuba), Sungmin Kim (Coreia do Sul) e Yakiv Kammo (Ucrânia) até parar no japonês Kokoro Kageura, na semifinal. Na luta pelo bronze, Baby recebeu três punições e a medalha foi para Roy Meyer (Holanda).

David Moura brigava com Baby pela vaga. Ele estreou com boa vitória por waza-ari, dominando a luta contra Cemal Erdogan, da Turquia, e avançou às oitavas. Nessa fase, não conseguiu encaixar seu jogo no duelo com o finalndês Martti Puumalainen, e acabou caindo duas vezes para o adversário, o que decretou o fim do Mundial para o brasileiro.

Nas redes sociais, David agradeceu o apoio dos torcedores e deixou uma mensagem ao compatriota e concorrente. “É galera. Momento difícil. Não deu. Só quero agradecer demais a torcida e o carinho de todos. Parabéns pela vaga, Rafael Silva: você é um monstro”, disse David.

O quatro pesados brasileiros integram a categoria Pódio, a principal do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal Brasileiro, executado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Fonte: Confederação Brasileira de Judô