Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Beatriz Dizotti quebra recorde nacional e é a sexta do mundo nos 1.500m livre

Natação

20/06/2022 15h45

Natação

Beatriz Dizotti quebra recorde nacional e é a sexta do mundo nos 1.500m livre

Prova marcou a primeira vez que duas brasileiras estiveram juntas numa mesma final. Viviane Jungblut foi a sétima colocada

Beatriz Dizotti quebrou, nesta segunda-feira (20.06), pela segunda vez, o recorde brasileiro dos 1.500m livre. A quebra veio na final do Mundial de Esportes Aquáticos, realizado em Budapeste, na Hungria. Beatriz teve, ao seu lado Viviane Jungblut. As duas entraram para a história como as primeiras brasileiras a participarem juntas de uma final de Mundial numa mesma prova.

Beatriz Dizotti em Budapeste: melhor marca da carreira. Foto: Divulgação/ CBDA

No último domingo, Dizotti caiu na água para a eliminatória dos 1.500m livre e nadou para 16min08s35 - até então novo recorde brasileiro. Nesta segunda-feira, foi para a final e melhorou ainda mais a marca: 16min05s25. Ela terminou na sexta colocação. Viviane Jungblut (16m13s89) completou a prova na 7ª colocação.

“É um mix de emoções dentro de mim, mas a certeza que eu tenho é de que estou muito feliz. Esse resultado foi fruto de muito trabalho, foram três semanas de altitude, treinos. Agora é querer mais e mais”, disse.

A natação feminina continuou muito bem representada nesta segunda-feira. Stephanie Balduccini garantiu classificação para a semifinal dos 200m livre. Na disputa por vaga na final, fez seu melhor tempo da vida e quebrou o recorde brasileiro junior 2: 1min57s54. A marca lhe rendeu a 12ª colocação.

Já Felipe França está de volta a uma final de Mundial. Campeão dos 100m peito em 2011, ele disputará, nesta terça, a final dos 50m peito. Outro brasileiro na prova, João Gomes Junior, fez tempo para ir à final, mas acabou desclassificado por um movimento considerado irregular.

Quem também disputará final nesta terça-feira será Guilherme Costa. O medalhista de bronze nos 400m livre garantiu vaga na disputa por mais uma medalha, desta vez, nos 800m livre.

Finalista olímpico em Tóquio, Leo de Deus foi à semifinal dos 200m borboleta e terminou na 14ª posição.

Nado Artístico

O dueto misto, formado por Gabriela Regly e Fabiano Ferreira, terminou na nona colocação. A dupla brasileira somou 74.8994 pontos na rotina técnica. Esta foi a terceira final consecutiva de Campeonato Mundial na prova de dueto misto para o Brasil.

Já o combo, formado por Vitoria Casale, Jullia Catharino, Rafaela Garcia, Luiza Lopes, Laura Micucci, Ana Beatriz Nunes, Celina Rangel, Gabriela Regly, Luiza Rodrigues, Anna Giulia Veloso, entrou na casa dos 80 pontos (80.3333) e terminou na 9ª posição.

Polo Aquático

A seleção feminina do Brasil estreou com derrota no Mundial de Esportes Aquáticos. A equipe comandada por Frank Diaz foi superada pela Nova Zelândia por 12 x 8. O Brasil volta à piscina para enfrentar o Cazaquistão, na próxima quarta-feira (22.06), a partir das 14h30, de Brasília. Já a equipe masculina estreia nesta terça-feira, a partir das 14h30, contra a Geórgia.

Fonte: Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)