Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Bárbara Domingos conquista melhor colocação individual do Brasil em mundiais de ginástica rítmica

Ginastica rítmica

19/09/2019 19h58

Ginástica Rítmica

Bárbara Domingos conquista melhor colocação individual do Brasil em mundiais de ginástica rítmica

Brasileira fica em 31º lugar após a prova das maças, cinco posições acima da classificação para a grande final. Ginastas fazem balanço positivo da participação no Azerbaijão

A Ginástica Rítmica do Brasil encerrou sua participação na disputa Individual do Mundial de Ginástica Rítmica. Nesta quinta-feira (19.09), as brasileiras Barbara Domingos e Natalia Gáudio participaram da prova das maças e finalizaram com ótimas e idênticas notas 19,650. Além da boa performance no último dia, Barbara ainda pôde festejar o fato de ter alcançado a melhor colocação de uma brasileira na história dos Mundiais, na 31ª posição. Até então, a melhor posição havia sido de Angélica Kvieczynski, que ficou em 33º no Mundial de Kiev (UCR), em 2013.

Faltou pouco para que Barbara alcançasse uma inédita final no Individual Geral. Com a soma total de 57,200, Barbara terminou na 31ª posição, cinco acima da zona de classificação, levando-se em conta os critérios de limite de duas atletas por país na fase final. Natalia Gáudio encerrou o Mundial de Baku, no Azerbaijão, na 44ª posição, com um total de 53,750.

Bárbara Domingos somou 57.200 pontos, muito próxima da final do individual geral no Mundial. Foto: Ricardo Buffolin/CBgin

Ao contrário da quarta-feira (18), quando estava arrasada pela falha na prova da fita, que é seu melhor aparelho, Barbara Domingos não conseguiu conter a alegria com o desempenho nas maças e na competição de modo geral. "Dei a minha vida nesta última prova. Houve aquele erro na fita e fiquei abalada, o que é normal. Mas tinha que reagir, tinha que lembrar que ainda havia mais um aparelho e mostrei isso na quadra. Entrei com toda a minha força e foi uma pena que terminei a série sem música, senão a nota poderia ter ficado um pouco mais alta", afirmou Barbara, que se surpreendeu com o fato de ter alcançado a melhor performance de uma ginasta brasileira em Mundiais.

"Não sabia que poderia ter alcançado a melhor campanha. Olha só que privilégio! Com 19 anos, sei que ainda tenho muito a evoluir, mas o que já adquiri de bagagem, de experiência, foi muita coisa"
Bárbara Domingos

"Não sabia que poderia ter alcançado a melhor campanha. Olha só que privilégio! Com 19 anos, sei que ainda tenho muito a evoluir, mas o que já adquiri de bagagem, de experiência, foi muita coisa. Na Copa do Mundo de Kazan, por exemplo, pela primeira vez tirei uma nota 18 em uma competição internacional. E aqui no Mundial, tirei duas vezes 19. Isso só comprova o quanto a ginástica rítmica do Brasil está evoluindo", afirmou a atleta, que agora foca no Pan-Americano de Ginástica Rítmica dos Estados Unidos, em maio de 2020, que definirá a última vaga individual das Américas para a Olimpíada de Tóquio.

Natalia Gáudio vê evolução

Uma das ginastas mais experientes neste Mundial, Natalia Gáudio, de 26 anos, se despediu de sua sexta participação na competição com a sensação de evolução técnica. "Estou feliz por ter terminado bem a competição. Só vou embora chateada com a série do arco, porque o resto tenho certeza de que fiz o meu máximo. Infelizmente aquele erro me prejudicou, mas terminei bem e vou para casa sabendo que estou subindo a cada vez que entro na quadra. Ainda mais com uma nota dessas de hoje. E olha que ainda tive um pouco de falta de tempo no final da série. Deixei de fazer um elemento novo, então a nota poderia ser quase 20", explicou Natalia, que prevê uma briga difícil pela vaga.

"Minha preocupação nem é com a disputa interna pela vaga com a Barbara, mas com os outros países que estão evoluindo muito. Deu para ver que o Canadá virá forte, o México está voltando a subir de rendimento, então acredito que a briga ficará entre esses três países no Pan-Americano", disse Natália.

Campeãs definidas

Nesta quinta-feira, foram conhecidas as outras campeãs individuais por aparelho no Mundial de Baku. Nas maças, deu a lógica, com a vitória da favorita russa Dina Averina, que teve 23,800 na final. A prata ficou com a israelense Linoy Ashram (23,300) e o bronze com Vlada Nikolchenko (22,350). Na fita, Dina Averina novamente brilhou e levou o ouro com 21,800. A prata foi para Linoy Ashram (ISR), com 20,750, e outra russa, Ekaterina Selezneva, levou o bronze, com 20,650.

Programação do Mundial de Ginástica Rítmica (horários de Brasília)
Sexta-feira (20.09)
7h30 – Final individual geral

Sábado (21.09) – Qualificação Conjunto
9h46 – Cinco Bolas
10h38 – Mista (3 arcos e 2 pares de maças)

Domingo (22.09) – Finais Conjunto
7h30 – Final Cinco Bolas
8h15 – Final Mista (3 arcos e 2 pares de maças)

Fontes: Comitê Olímpico do Brasil e Confederação Brasileira de Ginástica