Geral
Olimpíadas de Inverno
Bandeira do Brasil já tremula ao vento frio de PyeongChang
O povo coreano recebeu, oficialmente, a delegação brasileira que participará da 23ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. Atletas, dirigentes e representantes do governo federal foram recebidos pelo responsável pela Vila Olímpica de PyeongChang, na Coreia do Sul, na tarde desta segunda-feira (05.02). Com uma temperatura de -12º C e sob um forte vento que levava a sensação térmica para -26ºC, a cerimônia de boas-vindas foi compartilhada com as delegações da Romênia e da Bélgica.
- Sensação térmica de -26ºC na recepção aos representantes brasileiros na Coreia do Sul. Foto: Abelardo Mendes Jr./www.rededoesporte.gov.br
"É um momento mágico. Estamos felizes pelo Ministério do Esporte ter apoiado esses atletas nos últimos quatro anos, seja por meio da Bolsa Atleta, seja por meio de convênios que possibilitaram o treinamento e a preparação deles para estarem aqui"
Rogério Sampaio, Secretário Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte
A bandeira brasileira foi entregue ao prefeito da Vila pelo chefe da delegação, Stefano Arnhold, presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve. Logo após o hasteamento das três bandeiras, um grupo folclórico fez apresentações de dança típicas coreanas.
O secretário Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Rogério Sampaio, e o diretor do Departamento de Esporte de Base e de Alto Rendimento, Raimundo da Costa Neto, representaram o governo brasileiro na cerimônia. "É um momento mágico do esporte brasileiro. Estamos felizes pelo Ministério do Esporte ter apoiado esses atletas nos últimos quatro anos, seja por meio da Bolsa Atleta, seja por meio de convênios que possibilitaram o treinamento e a preparação deles para estarem aqui", afirmou Rogério Sampaio. "Agora, fica a torcida para que eles possam fazer as melhores apresentações e que obtenham seus melhores resultados", acrescentou.
Rogério Sampaio e Raimundo Neto conheceram a Vila Olímpica de PyeongChang ao lado do presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley. "É um ambiente diferente. Eu já havia participado de Jogos Olímpicos como treinador e gestor esportivo, mas nunca em uma edição de inverno. A Vila é muito bonita e funcional. Fiquei muito bem impressionado", contou Wanderley.
- Atletas brasileiros com a bandeira nacional já hasteada (ao fundo). Foto: Abelardo Mendes Jr/www.rededoesporte.gov.br
Abertura
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018 será no dia 9 de fevereiro. O piloto da equipe de bobsled, Edson Bindilatti, foi escolhido para carregar a bandeira brasileira durante o evento.
Esta é a oitava vez que o Brasil envia representantes para os Jogos de Inverno. A primeira foi em Albertville 1992 (França) e, desde então, o país esteve em todas as edições. Em 2018, haverá atletas brasileiros em cinco modalidades: Isadora Williams (patinação artística); Edson Bindilatti, Odirlei Pessoni, Rafael Souza, Edson Martins e o reserva Erick Vianna (bobsled); Michel Macedo (esqui alpino); Jaqueline Mourão e Victor Santos (esqui cross country); e Isabel Clark (snowboard). Todos são integrantes do Programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.
Nos dois dias anteriores à Cerimônia de Abertura já começam as disputas preliminares de biatlo, esqui alpino, curling, luge e salto de esqui, sem a participação de brasileiros. O primeiro atleta do país a estrear na Coreia do Sul será o cearense Michel Macedo, em 13 de fevereiro. O último dia de competições será 25 de fevereiro. Entre 9 e 18 de março serão realizados os Jogos Paralímpicos nas mesmas instalações.
De PyeongChang (Coreia do Sul), Abelardo Mendes Jr - rededoesporte.gov.br