Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Atletas da seleção olímpica de tênis de mesa começam a retornar aos treinos

Tenis de mesa

03/08/2020 15h23

Tênis de mesa

Atletas da seleção olímpica de tênis de mesa começam a retornar aos treinos

Bruna Takahashi se reapresenta ao Sporting no fim desta semana. Alguns atletas já estavam na Europa e outros trabalharão em academias no Brasil

O pesadelo da preparação de forma improvisada está prestes a desaparecer para os atletas da Seleção Brasileira olímpica de tênis de mesa. Com boa parte dos mesa-tenistas atuando na Europa e outros atletas tendo os treinamentos viabilizados, as equipes feminina e masculina, ambas classificadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, retornam às atividades, a pouco menos de um ano antes da estreia no torneio que fecha o ciclo olímpico.

Bruna Takahashi é a próxima a retornar às atividades. Treinando de forma improvisada desde março na garagem de casa, com a sua irmã, Giulia Takahashi, ela viaja na sexta-feira (7), para o Porto, onde fica localizado o CT do Sporting, seu clube desde 2019. Ela permanecerá até março de 2021 em Portugal.

Malas prontas: Bruna Takahashi embarca na sexta para Portugal. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br

Além de Bruna, outros quatro atletas que disputaram o último Mundial, em 2019, já estavam na Europa. Hugo Calderano e Vitor Ishiy permaneceram em Ochsenhausen, na Alemanha, e perderam pouco menos de dois meses de treinamentos no clube. Gustavo Tsuboi retornou ao Brasil em março, mas se apresentou ao Neu-Ulm, na Alemanha, no fim de maio. Thiago Monteiro permaneceu na França, enquanto Eric Jouti retornou ao país, mas deve voltar, também para a França, nas próximas semanas. Caroline Kumahara e Jessica Yamada voltam às atividades em academias de tênis de mesa liberadas para treinos no Brasil.

Tudo isso foi possível por conta de um trabalho integrado entre CBTM e Comitê Olímpico Brasileiro. Ambas as entidades estão trabalhando em conjunto para realizar o projeto Missão Europa no tênis de mesa, que visa juntar Calderano, Tsuboi, Ishiy e Jouti em Ochsenhasen, com Jessica, Caroline e Bruna, além da presença das jovens Giulia Takahashi e Laura Watanabe, reservas da equipe atual, treinando em Portugal.

"Eu já moro em Portugal, então já sei como serão os treinos. Conheço a cidade, o ginásio, já estou um pouco mais acostumada. Mas acho uma iniciativa muito boa de levar os atletas para a Europa, pois aqui estamos numa situação bem difícil. Não estamos conseguindo treinar. Vai ser uma oportunidade muito boa para a nossa equipe", afirma Bruna Takahashi.

Paralímpicos

Além dos atletas olímpicos, o apoio da CBTM também se estende aos paralímpicos, com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Os atletas andantes já retornaram aos treinos no CT Paralímpico, em São Paulo. Os cadeirantes, que fazem parte do grupo de risco, estão recebendo apoio em casa, que inclui materiais de treinamento e trabalho multidisciplinar online, com psicólogos, nutricionistas e preparadores físicos.

Fonte: CBTM