Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Após vinte anos de espera, Cláudio Roberto de Sousa enfim receberá a prata olímpica

Atletismo

19/05/2020 09h22

Jogos Olímpicos

Após vinte anos de espera, Cláudio Roberto de Sousa enfim receberá a prata olímpica

Velocista disputou as eliminatórias do revezamento 4 x 100m em Sydney 2000, mas não foi premiado pelo Comitê Organizador dos Jogos

Um dos grandes nomes do atletismo brasileiro nas provas de velocidade finalmente receberá sua medalha olímpica. Após pedido de reavaliação do caso por parte do Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Comitê Olímpico Internacional (COI) informou que Cláudio Roberto de Sousa, integrante do revezamento 4 x 100m do Brasil nos Jogos Olímpicos de Sydney, ganhará a medalha de prata que não lhe foi entregue há duas décadas.

Foto: COB/Arquivo

À época, o velocista piauiense disputou as eliminatórias da prova, mas acabou não sendo premiado pelo Comitê Organizador. Na final, Vicente Lenílson, Edson Luciano, André Domingos e Claudinei Quirino conquistaram a prata, atrás dos Estados Unidos e à frente de Cuba.

"A sensação de receber a medalha é maravilhosa. Eu busquei essa medalha durante anos e, de repente, ela vai chegar no meu peito. Nunca perdi a esperança, mas sempre conduzi de uma maneira tranquila. Esse é o meu jeito"
Cládio Roberto, medalhista olímpico

"Vamos reparar uma injustiça histórica. Sempre o consideramos medalhista olímpico, mas faltava ao Cláudio receber a medalha que lhe é de direito. Sua participação naquele revezamento foi fundamental para o Brasil chegar à decisão e depois conquistar a prata", afirma o presidente do COB, Paulo Wanderley.

Cláudio, hoje com 46 anos, afirma que nunca desistiu de receber a medalha. "Eu tenho orgulho daquele time ter ganhado a medalha. Eu fiz parte dele, corri com eles. São vinte anos à espera dessa carta. Só tenho a agradecer", disse Cláudio Roberto.

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Warlindo Carneiro Filho, elogiou a postura de Cláudio até que a história chegasse ao desfecho positivo. "Parabenizo o Claudinho, uma pessoa sensacional, pela tranquilidade com que esperou. Parabenizo o André Domingos, que fez uma homenagem ao Cláudio com a réplica da medalha entregue em 2017, na assembleia da CBAt. Parabenizo o COB pelo trabalho. Claudinho, que momento espetacular! Estamos todos felizes e emocionados com mais essa vitória do atletismo brasileiro", disse Warlindo Carneiro.

A busca pelo reconhecimento recomeçou em 2019, quando o vice-presidente do COB, Marco Antônio La Porta, se encontrou com Cláudio em Teresina, terra natal do atleta. O COB, através de carta da Presidência, fez uma nova consulta sobre o assunto junto ao Comitê Olímpico Internacional. Depois de uma troca de mensagens, apresentação e análise de provas e documentos, o COI comunicou ao COB que concordava com o pedido e que enviaria a medalha até o fim do verão europeu desde ano, em setembro.

"Assim que o COB receber a medalha enviada pelo COI, providenciaremos uma cerimônia de entrega da medalha à altura do feito do Cláudio Roberto. O Comitê tem trabalhado para valorizar a memória do esporte olímpico brasileiro e, sem dúvidas, essa homenagem fará jus a um dos grandes velocistas do Brasil", completou Paulo Wanderley.

"Vamos reparar uma injustiça histórica. Sempre o consideramos medalhista olímpico, mas faltava ao Cláudio receber a medalha que lhe é de direito"
Paulo Wanderley, presidente do COB

Revezamento em Sydney 2000

Cláudio foi o responsável por fechar o revezamento brasileiro nas eliminatórias, ao lado de Vicente Lenilson, Edson Luciano e André Domingos, com o tempo de 38s32, segunda melhor marca daquela fase. A partir da semifinal, ele foi substituído por Claudinei Quirino, que manteve o alto nível do quarteto brasileiro até a decisão, quando foi superado o recorde brasileiro da prova (37s90). Agora, depois de 20 anos de espera, Cláudio terá a honra de colocar a medalha no peito, em cerimônia ainda sem data e local definido devido à pandemia da COVID-19.

"A sensação de receber a medalha é maravilhosa. Eu busquei essa medalha durante anos e, de repente, ela vai chegar no meu peito. Nunca perdi a esperança, mas sempre conduzi de uma maneira tranquila. Esse é o meu jeito. Confesso que quando o André Domingos me deu uma réplica da medalha, parei de ir atrás, mas ao mesmo tempo com a esperança, acreditando que de alguma forma esse momento iria acontecer. Agora é esperar mais uns meses até essa medalha chegar até mim. Já tá confirmado, já é oficial e eu estou numa felicidade bem grande", comentou Claudinho.

A medalha olímpica será a coroação da carreira deste velocista piauiense, de 46 anos, que ainda tem no currículo a prata no Mundial de Atletismo, em Paris, e o ouro nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, na República Dominicana, ambas conquistadas em 2003.

Atualmente, Cláudio Roberto integra o projeto Heróis do Atletismo, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e busca formar novos talentos no projeto esportivo da Fundação Nossa Senhora da Paz, em Teresina, no Piauí.

"O Cláudio foi um excelente atleta, que sofreu com algumas lesões que atrapalharam a sua carreira. Mas sempre que esteve presente em grandes competições, se apresentou muito bem. Uma pessoa muito simples, do bem e querido por todos. Essa decisão faz justiça e traz uma felicidade a todo mundo que conhece o grande atleta que foi Cláudio Roberto de Sousa", disse o diretor de esportes do COB, Jorge Bichara.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil