Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Após três dias de competições, Brasil tem medalhas em 14 modalidades

Geral

29/11/2021 08h49

Cali 2021

Após três dias de competições, Brasil tem medalhas em 14 modalidades

Tiro com arco, squash, badminton e handebol foram as novidades do domingo

Com representantes em 38 modalidades em Cali 2021, o Brasil já soma 61 medalhas em 14 modalidades diferentes após três dias de competições da primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Júniores, na Colômbia. No quadro de medalhas, o Brasil aparece na segunda posição, atrás apenas dos Estados Unidos. O país encerrou o domingo com 23 medalhas de ouro, 15 de prata e 23 de bronze.

Neste domingo, atletas de quatro novos esportes garantiram medalhas, todas de bronze: Ana Carolina Teodoro e Ana Luiza Caetano, no tiro com arco (equipe feminina); Gabriel Pederiva e Rhuan Neves, no squash (dupla masculina); Juliana Vieira (simples), Jonathan Matias (simples) e a dupla mista formada por Jonathan e Jaqueline Lima, no badminton; e a seleção feminina de handebol, que derrotou o Chile por 30 x 19.

Breno Correia (D) já conquistou quatro medalhas de ouro na natação. Foto: COB

“Foi um primeiro tempo truncado, com muitos erros da nossa parte. Todas estavam um pouco para baixo ainda, após a derrota para a Argentina na semifinal. Depois entramos no jogo e começamos a acertar os passes e finalizações”, afirma Mariana Araújo, do Pinheiros (SP). “O bronze não era o que queríamos, mas ficamos felizes com a medalha. Nossa equipe mereceu essa conquista por toda a luta até chegar”, complementa a pivô de 22 anos.

Com 21 medalhas conquistadas neste domingo, mesmo número do dia anterior, o Brasil chegou a 62 no quadro geral de medalhas: 23 ouros, 15 pratas e 24 bronzes. Além disso, foram duas novas vagas para Santiago 2023, ambas nos 100m livre (natação): Stephanie Balduccini e Breno Correia. Este último pode se tornar o principal medalhista de todo o Pan Júnior.

“É um grande objetivo, mas prefiro pensar em uma prova de cada vez. Fico feliz por já ter conquistado quatro medalhas de ouro”, disse o nadador de 22 anos, que foi porta-bandeira na Cerimônia de Abertura.

A outra porta-bandeira do país na competição, a bicampeã mundial de skate street Pâmela Rosa, também foi campeã em Cali e garantiu vaga para o Pan de Santiago 2023. No masculino, o skate brasileiro também brilhou com o ouro de Lucas Rabelo, vice-campeão mundial.


Modalidades em que o Brasil já conquistou medalhas em Cali:

Badminton
Canoagem velocidade
Ciclismo BMX
Ciclismo MTB
Ginástica artística
Handebol
Judô
Natação
Skate
Squash
Taekwondo
Tiro com arco
Tiro esportivo
Triatlo

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil