Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Após igualar resultado histórico, Calderano avalia: "Perdi um jogo, mas a vitória foi do tênis de mesa brasileiro"

Tenis de mesa

08/08/2016 20h31

Tênis de Mesa

Após igualar resultado histórico, Calderano avalia: "Perdi um jogo, mas a vitória foi do tênis de mesa brasileiro"

Brasileiro foi superado, por 4 sets a 2, pelo japonês Jun Mizutani, sexto colocado no ranking mundial

Hugo recebe o carinho de amigos e familiares no fim da partida. Foto: Danilo Borges/Brasil2016.gov.br

As lágrimas do jovem mesatenista Hugo Calderano, 20 anos, ao fim da partida desta segunda-feira (08.08), expressam o tamanho do feito. Depois de 20 anos, o Brasil voltou a uma fase de oitavas de final de Jogos Olímpicos no tênis de mesa. Os torcedores presentes no Pavilhão 3 do Riocentro fizeram bonito mais uma vez, mas foi o japonês Jun Mizutani – número 6 do mundo – que avançou para as quartas de final, após fechar em 4 sets a 2, depois de 43 minutos intensos. Nas palavras de Calderano, a derrota foi somente em uma partida, "mas a participação nos Jogos do Rio foi uma vitória para o tênis de mesa brasileiro".

"Foi um grande resultado chegar nas oitavas. Claro que deixei escapar a chance de levar a partida para o sétimo set, mas acontece. Ele é um grande atleta e joga bem nos pontos importantes"
Hugo Calderano

Atual número 54 do mundo, Calderano mostrou grande poder de foco e concentração. O japonês saiu vencendo os dois primeiros sets. Calderano não se deixou abater e venceu os dois seguintes para igualar o marcador. Mizutani ampliou e no último set o carioca teve a oportunidade de empatar novamente, mas a experiência do japonês falou mais alto. Hugo chegou a fazer 10 x 7, com três set points, mas Mizutani conseguiu fazer cinco pontos consecutivos e fechar a parcial e o jogo em 10 x 12. 

"Fiquei muito feliz com a minha campanha. Foi um grande resultado chegar nas oitavas de final. Claro que deixei escapar a chance de levar a partida para o sétimo set, mas acontece. Ele é um grande atleta e joga muito bem nos pontos importantes. Hoje não foi diferente", conta Calderano.

Rio 2016 - Tênis de Mesa - 08/07/2016 - Hugo Calderano

Ainda com voz embargada, o mesatenista fez questão de expressar a emoção que estava sentindo. "Se a vitória fosse minha eu também iria chorar. É muita emoção jogar a Olimpíada em casa, com todo mundo torcendo. O tênis de mesa não é um esporte popular. Foi um momento importante para mim", revela.

A partida desta segunda foi a quarta do carioca nos Jogos Rio 2016. Calderano estreou contra o cubano Andy Pereira. O brasileiro venceu com certa facilidade, por 4 sets a 0. Hugo passou ainda pelo sueco Par Gerell (32º do ranking), por 4 sets a 1, e por Tang Peng, de Honk Kong (15º), por 4 sets a 2.

O jogo

Foi uma partida de alto nível. O japonês fechou bastante o jogo com bolas curtas, dificultando a agressividade do brasileiro. Com a estratégia bem sucedida, Mizutani abriu dois sets de vantagem (11/5 e 11/6).

Foi quando Calderano mostrou controle emocional. A torcida também teve o seu papel de incentivadora. Os dois tempos seguintes foram os melhores do brasileiro. Começou a sacar diferente, abrindo o jogo na recepção. O resultado foi 13/11 e 11/8. A partir do quinto, o japonês mostrou porque é o atual número 6 do mundo. Fechou em 11/8 e 12/10.

"Foi um grande jogo. Uma partida de alto nível e o Hugo mostrou que tem capacidade de jogar de igual para igual contra os melhores do mundo", avalia o técnico da seleção brasileira, Jean-René Mouni.

banner_guia_atletas.png
(arquivo em formato pdf)

Futuro

O jovem carrega no currículo feitos inéditos para o tênis de mesa brasileiro. Ele chegou a ser indicado ao prêmio de mesatenista revelação de 2015 pela Federação Internacional da modalidade. A principal conquista do jovem foi a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, disputados na China em 2014. Na oportunidade, venceu o chinês de Heng-Wei Yang, de Taipei, por 4 sets a 2.

Em 2015, ele voltou para casa dos Jogos Pan-americanos disputados em Toronto, no Canadá, com dois ouros: individual e por equipes. "O atleta de tênis de mesa pode atingir o auge na carreira até os 30 anos. Então, até as Olimpíadas de 2024 eu posso jogar em alto nível. Só com muito treinamento eu chegarei lá", finaliza o mesatenista.

Breno Barros, brasil2016.gov.br