Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Após grande virada nas oitavas, Hugo fica nas quartas de final da Copa do Mundo

Tenis de mesa

02/12/2019 12h56

Tênis de mesa

Após grande virada nas oitavas, Hugo fica nas quartas de final da Copa do Mundo

Foi a melhor participação individual do brasileiro em torneios major, que incluem Mundiais, Copas do Mundo e Jogos Olímpicos. Título ficou com o chinês Fan Zhendong

Hugo Calderano concluiu, na manhã de sábado (30.11), a sua participação na Copa do Mundo Individual Masculina, em Chengdu, na China. Após uma grande virada nas oitavas de final, contra o norte-americano Kanak Jha, por 4 a 3 (9/11, 9/11, 11/6, 9/11, 11/7, 11/5 e 11/8), o número seis do ranking mundial caiu nas quartas de final para o jovem Lin Yun-Ju, de Taiwan, por 4 a 1 (11/5, 4/11, 6/11, 6/11 e 3/11).

Calderano foi superado nas quartas de final por Lin Yun-Ju, de Taiwan. Foto: ITTF

Esta foi a melhor participação individual do brasileiro em competições mundiais major, incluindo Campeonatos Mundiais, Copas do Mundo e Jogos Olímpicos. Se incluirmos torneios do Circuito Mundial e eventos pan-americanos, foi a décima vez na temporada em que fica, pelo menos, entre os oito melhores. Para chegar às quartas, o brasileiro precisou suar muito contra Jha Kanak. No primeiro set, o norte-americano dominou as ações e chegou a estar vencendo por 8 x 2. O brasileiro reagiu e quase buscou o resultado. No segundo set, Calderano teve o controle da partida até o momento em que o placar apontava 9 x 5. Kanak foi buscar a virada e conseguiu marcar seis pontos consecutivos, fechando novamente.

No terceiro set, Kanak Jha não manteve o ritmo e Calderano se aproveitou disso, fechando em 11 a 6. O quarto set foi equilibrado, e o norte-americano foi melhor nos momentos decisivos. O ritmo de Jha se mantinha no quinto set, quando ele abriu 7 x 4 e estava a quatro de fechar a partida.

Até que o técnico Jean-René Mounie pediu tempo. Calderano finalmente entrou na partida. Fez sete pontos consecutivos e conseguiu reverter a situação no set. No sexto, voltou a estar perdendo por 4 x 2 e depois foi praticamente perfeito, se impondo novamente no set desempate, onde confirmou a vitória no confronto, em virada espetacular.

Pouco mais de quatro horas após as oitavas de final, Calderano voltou para a mesa, para enfrentar o jovem Lin Yun-Ju, de apenas 18 anos. O atleta Canhoto é um dos grandes nomes da nova geração e, atualmente, o décimo do ranking mundial. Calderano começou com ritmo forte e fechou, até com tranquilidade, o primeiro set. A partir de então, o taiwanês dominou totalmente o confronto, impondo seu ritmo e aproveitando os erros do brasileiro, e conseguiu a virada para 4 x 1 e a classificação para a semifinal.

Na fase seguinte, Lin Yun-Ju acabaria eliminado pelo chinês Fan Zhendong por 4 sets a 0. O chinês terminaria a competição com o título, após uma vitória na final sobre o japonês Tomokazu Harimoto, por 4 sets a 2. Harimoto chegou à decisão após uma vitória consistente contra o atual tricampeão mundial e campeão olímpico, o chinês Ma Long.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa