Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Após dois dias sem pódios, judô brasileiro tenta reação no World Masters nesta quarta

Judô

12/01/2021 16h49

Judô

Após dois dias sem pódios, judô brasileiro tenta reação no World Masters nesta quarta

No último dia do torneio, seleção terá mais sete atletas no tatame, em busca das primeiras medalhas em Doha, no Catar

Após dois dias sem pódios nas categorias mais leves e intermediárias, o judô brasileiro chega ao último dia do World Masters de Doha, no Catar, buscando uma reação para conseguir as primeiras medalhas do ano no Circuito Mundial. Para isso, a seleção contará com sete atletas em quatro categorias. O Masters reúne os 36 melhores do mundo em cada categoria, o que torna a competição uma das mais fortes do circuito.

Nas chaves masculinas, Rafael Macedo (90kg) vai encarar Altanbagana Gantulga, da Mongólia, na estreia. O mongol foi prata no Grand Slam da Hungria, em outubro, e ocupa a 23ª posição no ranking mundial. Macedo é o número 14.

122914120121_100_32_mara1141158249342715824934271.jpg
O medalhista olímpico Rafael Silva luta nesta quarta. Foto: Marina Mayorova/IJF

Nas demais categorias, o Brasil terá dobradinhas. No meio-pesado masculino, as chances ficam com Rafael Buzacarini, que encara Elmar Gasimov, do Azerbaijão, atual vice-campeão olímpico, e Leonardo Gonçalves, que estreia contra o campeão pan-americano, Shady Elnahas, do Canadá.

Nos pesados, Rafael Silva vai lutar contra IIurii Krakovetskii (KGZ) e ainda tem o francês Teddy Riner na mesma chave. Já David Moura estreará contra o sul-coreano Sungmin Kim.

No pesado feminino, tanto Beatriz Souza (+78kg) quanto Maria Suelen Altheman (+78kg) são cabeças-de-chave e saíram de bye no sorteio, aguardando as adversárias que saírem das primeiras rodadas.

Resultados desta terça-feira (12)

Nesta terça, os cinco judocas brasileiros que lutaram em Doha caíram nas primeiras lutas. Retornando de uma cirurgia na coxa, a meio-médio Alexia Castilhos (63kg) não passou pela venezuelana Anriquelis Barrios, que avançou na chave e terminou em quinto lugar. Na mesma categoria, Ketleyn Quadros (63kg) parou em Sanne Vermeer, da Holanda, que derrotou Barrios na disputa pelo bronze.

No 70kg, Maria Portela conseguiu impor dois shidos em Aoife Coughlan, da Austrália, mas sofreu o revés no Golden Score sofrendo três punições.

No masculino, Eduardo Katsuhiro (73kg) perdeu para o campeão mundial Changrin An, da Coreia do Sul, que terminou a competição com o ouro, batendo o japonês Soichi Hachimoto na final.

Eduardo Yudy Santos (81kg) não passou pelo italiano Antonio Esposito.

Esta é a primeira competição do judô em 2021. Até o Jogos Olímpicos haverá mais cinco etapas de Grand Slam, um continental e um Campeonato Mundial, todos qualificatórios para as Olimpíadas.

Programação

4h - Preliminares
11h - Finais

Ao vivo: live.ijf.org

Fonte: Confederação Brasileira de Judô (CBJ)